Videoaula como instrumento para o desenvolvimento da autonomia: guia didático para alunos do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Janeiro, Roberto Caliani
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/237032
Resumo: Com intuito de destacar a importância das metodologias ativas no processo de aprendizagem e indicar atividades que utilizem videoaulas de diferentes maneiras pelos alunos do Ensino Médio, este trabalho elaborou o Guia Instrucional para Estudo com Videoaulas (GIEV). Na etapa prévia à construção do guia, foi elaborado um questionário virtual com perguntas abertas e fechadas e enviado a 45 alunos de uma instituição particular de ensino da cidade de Bauru. Posteriormente, além de revisão bibliográfica, foram analisadas as opiniões dos usuários quanto à efetividade do aprendizado autônomo. Essa análise apontou que muito alunos utilizam videoaulas apenas como atividade obrigatória exigida pelo professor e não se apropriam da ferramenta - apenas oito alunos (17,8%) responderam usar videoaulas para produzir resumo próprio e três (6,7%) para elaboração de mapa conceitual, atividades que indicam maior grau de autonomia durantes os estudos -, embora consigam apontar características que facilitem o aprendizado - grande parte das respostas indicou que resumos ao final da aula (32 respostas, 71,1%), uso de animações (28 respostas, 62,2%) e mapas mentais (25 respostas, 55,6%) são elementos importantes na caracterização positiva de uma videoaula. Com esses dados e as análises feitas, criou-se o guia didático com três modos de uso (pré-aula, pós-aula e revisão) aplicado e testado pelos alunos da mesma instituição que responderam a novo formulário virtual avaliando a usabilidade e opinando sobre melhorias no produto. Com resultados positivos satisfatórios segundo os próprios usuários, espera-se, com o referido guia, que o potencial de autonomia discente seja otimizado para o estudo com videoaulas e que haja transmissão, absorção e uso do conhecimento entre organizações públicas e privadas.
id UNSP_b6acfcca316d427c5510fb8843f9459e
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/237032
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Videoaula como instrumento para o desenvolvimento da autonomia: guia didático para alunos do ensino médioVideo lesson as a tool for the development of autonomy: teaching guide for high school studentsVídeoAutonomiaAprendizagem significativaAutonomyMeaningful learningAutonomyCom intuito de destacar a importância das metodologias ativas no processo de aprendizagem e indicar atividades que utilizem videoaulas de diferentes maneiras pelos alunos do Ensino Médio, este trabalho elaborou o Guia Instrucional para Estudo com Videoaulas (GIEV). Na etapa prévia à construção do guia, foi elaborado um questionário virtual com perguntas abertas e fechadas e enviado a 45 alunos de uma instituição particular de ensino da cidade de Bauru. Posteriormente, além de revisão bibliográfica, foram analisadas as opiniões dos usuários quanto à efetividade do aprendizado autônomo. Essa análise apontou que muito alunos utilizam videoaulas apenas como atividade obrigatória exigida pelo professor e não se apropriam da ferramenta - apenas oito alunos (17,8%) responderam usar videoaulas para produzir resumo próprio e três (6,7%) para elaboração de mapa conceitual, atividades que indicam maior grau de autonomia durantes os estudos -, embora consigam apontar características que facilitem o aprendizado - grande parte das respostas indicou que resumos ao final da aula (32 respostas, 71,1%), uso de animações (28 respostas, 62,2%) e mapas mentais (25 respostas, 55,6%) são elementos importantes na caracterização positiva de uma videoaula. Com esses dados e as análises feitas, criou-se o guia didático com três modos de uso (pré-aula, pós-aula e revisão) aplicado e testado pelos alunos da mesma instituição que responderam a novo formulário virtual avaliando a usabilidade e opinando sobre melhorias no produto. Com resultados positivos satisfatórios segundo os próprios usuários, espera-se, com o referido guia, que o potencial de autonomia discente seja otimizado para o estudo com videoaulas e que haja transmissão, absorção e uso do conhecimento entre organizações públicas e privadas.Intending to highlight the importance of active methodologies in the learning process and indicate activities that use video classes in different ways by high school students, this work developed the GIEV (Instructional Guide for Study with Video Classes). In the prior stage of the development of the guide, a virtual questionnaire with open and closed questions was prepared and sent to 45 students from a private educational institution in the city of Bauru. Subsequently, in addition to a bibliographic review, the users' opinions regarding the effectiveness of autonomous learning were analyzed. This analysis showed that many students use video lessons only as a mandatory activity required by the teacher and do not appropriate the tool - only eight students (17.8%) responded using video classes to produce their own summary and three (6.7%) to prepare a conceptual map, activities that indicate a greater degree of autonomy during their studies -, although they can point out characteristics that facilitate learning - most of the responses indicated that summaries at the end of the class (32 responses, 71.1%), use of animations (28 responses, 62.2%) and mind maps (25 responses, 55.6%) are important elements in characterizing positive of a video lesson. With these data and the analyzes made, the didactic guide was created with three modes of use (pre-class, post-class, and review), applied and tested by students from the same institution who responded to a new virtual form evaluating usability and giving opinions on improvements in the product. With satisfactory positive results according to the users themselves, with the aforementioned guide, the expectation is that the potential of the student's self-reliance will be optimized for the study with video classes and that there will be a transmission, absorption, and use of knowledge between public and private organizations.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Carvalho, Dariel de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Janeiro, Roberto Caliani2022-10-14T11:34:26Z2022-10-14T11:34:26Z2022-08-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/23703233004056091P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-05T06:21:45Zoai:repositorio.unesp.br:11449/237032Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:35:00.613977Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Videoaula como instrumento para o desenvolvimento da autonomia: guia didático para alunos do ensino médio
Video lesson as a tool for the development of autonomy: teaching guide for high school students
title Videoaula como instrumento para o desenvolvimento da autonomia: guia didático para alunos do ensino médio
spellingShingle Videoaula como instrumento para o desenvolvimento da autonomia: guia didático para alunos do ensino médio
Janeiro, Roberto Caliani
Vídeo
Autonomia
Aprendizagem significativa
Autonomy
Meaningful learning
Autonomy
title_short Videoaula como instrumento para o desenvolvimento da autonomia: guia didático para alunos do ensino médio
title_full Videoaula como instrumento para o desenvolvimento da autonomia: guia didático para alunos do ensino médio
title_fullStr Videoaula como instrumento para o desenvolvimento da autonomia: guia didático para alunos do ensino médio
title_full_unstemmed Videoaula como instrumento para o desenvolvimento da autonomia: guia didático para alunos do ensino médio
title_sort Videoaula como instrumento para o desenvolvimento da autonomia: guia didático para alunos do ensino médio
author Janeiro, Roberto Caliani
author_facet Janeiro, Roberto Caliani
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Dariel de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Janeiro, Roberto Caliani
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv Vídeo
Autonomia
Aprendizagem significativa
Autonomy
Meaningful learning
Autonomy
topic Vídeo
Autonomia
Aprendizagem significativa
Autonomy
Meaningful learning
Autonomy
description Com intuito de destacar a importância das metodologias ativas no processo de aprendizagem e indicar atividades que utilizem videoaulas de diferentes maneiras pelos alunos do Ensino Médio, este trabalho elaborou o Guia Instrucional para Estudo com Videoaulas (GIEV). Na etapa prévia à construção do guia, foi elaborado um questionário virtual com perguntas abertas e fechadas e enviado a 45 alunos de uma instituição particular de ensino da cidade de Bauru. Posteriormente, além de revisão bibliográfica, foram analisadas as opiniões dos usuários quanto à efetividade do aprendizado autônomo. Essa análise apontou que muito alunos utilizam videoaulas apenas como atividade obrigatória exigida pelo professor e não se apropriam da ferramenta - apenas oito alunos (17,8%) responderam usar videoaulas para produzir resumo próprio e três (6,7%) para elaboração de mapa conceitual, atividades que indicam maior grau de autonomia durantes os estudos -, embora consigam apontar características que facilitem o aprendizado - grande parte das respostas indicou que resumos ao final da aula (32 respostas, 71,1%), uso de animações (28 respostas, 62,2%) e mapas mentais (25 respostas, 55,6%) são elementos importantes na caracterização positiva de uma videoaula. Com esses dados e as análises feitas, criou-se o guia didático com três modos de uso (pré-aula, pós-aula e revisão) aplicado e testado pelos alunos da mesma instituição que responderam a novo formulário virtual avaliando a usabilidade e opinando sobre melhorias no produto. Com resultados positivos satisfatórios segundo os próprios usuários, espera-se, com o referido guia, que o potencial de autonomia discente seja otimizado para o estudo com videoaulas e que haja transmissão, absorção e uso do conhecimento entre organizações públicas e privadas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-14T11:34:26Z
2022-10-14T11:34:26Z
2022-08-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/237032
33004056091P0
url http://hdl.handle.net/11449/237032
identifier_str_mv 33004056091P0
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129089159036928