A voz negra no teatro por trechos de São Paulo: aspectos anatomofisiológicos e identitários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Gleiziane Pinheiro dos [UNESP]
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/257018
Resumo: Algumas/alguns autoras/es afirmam que existem diferenças anatomofisiológicas entre grupos étnico-raciais e que a voz da mulher negra e do homem negro tem como características: potência, graves acentuados, tamanhos, espessuras e até ausência de musculaturas laríngeas. Este projeto objetiva correlacionar essas características perceptivas e acústicas com seus respectivos achados anatomofisiológicos e descrever perspectivas identitárias nas vozes de atrizes negras e atores negros atuantes em algumas regiões da capital e na área metropolitana da cidade de São Paulo. Identificaremos quais e como são essas diferenças, observando se contribuem ou não para o trabalho vocal da atriz negra e do ator negro. Por fim, desvelaremos os aspectos identitários imbricados entre os dados da anatomofisiologia e o fazer artístico vocal teatral.
id UNSP_b6cacbcc55529b4d4d2ace572f3fb73a
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/257018
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A voz negra no teatro por trechos de São Paulo: aspectos anatomofisiológicos e identitáriosBlack voices in the theater around São Paulo: anatomo-physiological and identity perspectivesVoz - negrosNegros nas artes cênicasRepresentação teatralAlgumas/alguns autoras/es afirmam que existem diferenças anatomofisiológicas entre grupos étnico-raciais e que a voz da mulher negra e do homem negro tem como características: potência, graves acentuados, tamanhos, espessuras e até ausência de musculaturas laríngeas. Este projeto objetiva correlacionar essas características perceptivas e acústicas com seus respectivos achados anatomofisiológicos e descrever perspectivas identitárias nas vozes de atrizes negras e atores negros atuantes em algumas regiões da capital e na área metropolitana da cidade de São Paulo. Identificaremos quais e como são essas diferenças, observando se contribuem ou não para o trabalho vocal da atriz negra e do ator negro. Por fim, desvelaremos os aspectos identitários imbricados entre os dados da anatomofisiologia e o fazer artístico vocal teatral.The current research project aims at correlating the perceptive and acoustic aspects in the voices of black actresses and black actors working in the State of São Paulo, Brazil, with anatomo-physiological scientific findings, and thus describe identity perspectives. Some authors state that anatomo-physiological traces vary amongst different ethnic-racial groups and that the voice of black women and black men could be distinguished by: power, accented low notes, laryngeal muscles sizes, thickness and even their absence. The focus of this research is then to point out, describe and associate which and how these regarded differences present themselves, observing if they contribute or not to the vocal performance of the black actresses and black actors. Lastly, we are to unveil the identity issues intertwined between the anatomo-physiology and the theater artistic vocal work.Algunas/algunos autoras/es plantean que existen distinciones anatomofisiológicas entre diferentes grupos étnico-raciales y que la voz de la mujer negra y del hombre negro se caracteriza por: potencia, notas bajas, extensión, tamaño y aún ausencia de musculatura laríngea. Esta investigación suele relacionar tales características perceptivas y acústicas a sus respectivos resultados anatomofisiológicos para describir perspectivas identitárias de las vozes de actrices negras y actores negros que trabajan em regiones de la ciudad de São Paulo. Vamos a identificar quales y de que tipo son las diferencias, observando si aportan o no para la práctica vocal de la actriz negra y del actor negro. Por fin, revelaremos los aspectos identitários entrelazados a los datos de la anatomofisiologia y del ejercicio artístico vocal teatral.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Tragtenberg, Lucila Romano [UNESP]Santos, Gleiziane Pinheiro dos [UNESP]2024-08-13T12:30:39Z2024-08-13T12:30:39Z2024-06-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, Gleiziane Pinheiro dos. A voz negra no teatro por trechos de São Paulo: aspectos anatomofisiológicos e identitários. Orientadora: Lucila Romano Tragtenberg. 2024. 160 f. Dissertação (Mestrado em Artes), Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Instituto de Artes, São Paulo, 2024.https://hdl.handle.net/11449/25701833004013063P456587900587039800000-0002-6253-445Xporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-14T06:15:55Zoai:repositorio.unesp.br:11449/257018Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-14T06:15:55Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A voz negra no teatro por trechos de São Paulo: aspectos anatomofisiológicos e identitários
Black voices in the theater around São Paulo: anatomo-physiological and identity perspectives
title A voz negra no teatro por trechos de São Paulo: aspectos anatomofisiológicos e identitários
spellingShingle A voz negra no teatro por trechos de São Paulo: aspectos anatomofisiológicos e identitários
Santos, Gleiziane Pinheiro dos [UNESP]
Voz - negros
Negros nas artes cênicas
Representação teatral
title_short A voz negra no teatro por trechos de São Paulo: aspectos anatomofisiológicos e identitários
title_full A voz negra no teatro por trechos de São Paulo: aspectos anatomofisiológicos e identitários
title_fullStr A voz negra no teatro por trechos de São Paulo: aspectos anatomofisiológicos e identitários
title_full_unstemmed A voz negra no teatro por trechos de São Paulo: aspectos anatomofisiológicos e identitários
title_sort A voz negra no teatro por trechos de São Paulo: aspectos anatomofisiológicos e identitários
author Santos, Gleiziane Pinheiro dos [UNESP]
author_facet Santos, Gleiziane Pinheiro dos [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tragtenberg, Lucila Romano [UNESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Gleiziane Pinheiro dos [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Voz - negros
Negros nas artes cênicas
Representação teatral
topic Voz - negros
Negros nas artes cênicas
Representação teatral
description Algumas/alguns autoras/es afirmam que existem diferenças anatomofisiológicas entre grupos étnico-raciais e que a voz da mulher negra e do homem negro tem como características: potência, graves acentuados, tamanhos, espessuras e até ausência de musculaturas laríngeas. Este projeto objetiva correlacionar essas características perceptivas e acústicas com seus respectivos achados anatomofisiológicos e descrever perspectivas identitárias nas vozes de atrizes negras e atores negros atuantes em algumas regiões da capital e na área metropolitana da cidade de São Paulo. Identificaremos quais e como são essas diferenças, observando se contribuem ou não para o trabalho vocal da atriz negra e do ator negro. Por fim, desvelaremos os aspectos identitários imbricados entre os dados da anatomofisiologia e o fazer artístico vocal teatral.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-08-13T12:30:39Z
2024-08-13T12:30:39Z
2024-06-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Gleiziane Pinheiro dos. A voz negra no teatro por trechos de São Paulo: aspectos anatomofisiológicos e identitários. Orientadora: Lucila Romano Tragtenberg. 2024. 160 f. Dissertação (Mestrado em Artes), Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Instituto de Artes, São Paulo, 2024.
https://hdl.handle.net/11449/257018
33004013063P4
5658790058703980
0000-0002-6253-445X
identifier_str_mv SANTOS, Gleiziane Pinheiro dos. A voz negra no teatro por trechos de São Paulo: aspectos anatomofisiológicos e identitários. Orientadora: Lucila Romano Tragtenberg. 2024. 160 f. Dissertação (Mestrado em Artes), Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Instituto de Artes, São Paulo, 2024.
33004013063P4
5658790058703980
0000-0002-6253-445X
url https://hdl.handle.net/11449/257018
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128188493070336