A voz negra no teatro por trechos de São Paulo: aspectos anatomofisiológicos e identitários
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11449/257018 |
Resumo: | Algumas/alguns autoras/es afirmam que existem diferenças anatomofisiológicas entre grupos étnico-raciais e que a voz da mulher negra e do homem negro tem como características: potência, graves acentuados, tamanhos, espessuras e até ausência de musculaturas laríngeas. Este projeto objetiva correlacionar essas características perceptivas e acústicas com seus respectivos achados anatomofisiológicos e descrever perspectivas identitárias nas vozes de atrizes negras e atores negros atuantes em algumas regiões da capital e na área metropolitana da cidade de São Paulo. Identificaremos quais e como são essas diferenças, observando se contribuem ou não para o trabalho vocal da atriz negra e do ator negro. Por fim, desvelaremos os aspectos identitários imbricados entre os dados da anatomofisiologia e o fazer artístico vocal teatral. |
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A voz negra no teatro por trechos de São Paulo: aspectos anatomofisiológicos e identitáriosBlack voices in the theater around São Paulo: anatomo-physiological and identity perspectivesVoz - negrosNegros nas artes cênicasRepresentação teatralAlgumas/alguns autoras/es afirmam que existem diferenças anatomofisiológicas entre grupos étnico-raciais e que a voz da mulher negra e do homem negro tem como características: potência, graves acentuados, tamanhos, espessuras e até ausência de musculaturas laríngeas. Este projeto objetiva correlacionar essas características perceptivas e acústicas com seus respectivos achados anatomofisiológicos e descrever perspectivas identitárias nas vozes de atrizes negras e atores negros atuantes em algumas regiões da capital e na área metropolitana da cidade de São Paulo. Identificaremos quais e como são essas diferenças, observando se contribuem ou não para o trabalho vocal da atriz negra e do ator negro. Por fim, desvelaremos os aspectos identitários imbricados entre os dados da anatomofisiologia e o fazer artístico vocal teatral.The current research project aims at correlating the perceptive and acoustic aspects in the voices of black actresses and black actors working in the State of São Paulo, Brazil, with anatomo-physiological scientific findings, and thus describe identity perspectives. Some authors state that anatomo-physiological traces vary amongst different ethnic-racial groups and that the voice of black women and black men could be distinguished by: power, accented low notes, laryngeal muscles sizes, thickness and even their absence. The focus of this research is then to point out, describe and associate which and how these regarded differences present themselves, observing if they contribute or not to the vocal performance of the black actresses and black actors. Lastly, we are to unveil the identity issues intertwined between the anatomo-physiology and the theater artistic vocal work.Algunas/algunos autoras/es plantean que existen distinciones anatomofisiológicas entre diferentes grupos étnico-raciales y que la voz de la mujer negra y del hombre negro se caracteriza por: potencia, notas bajas, extensión, tamaño y aún ausencia de musculatura laríngea. Esta investigación suele relacionar tales características perceptivas y acústicas a sus respectivos resultados anatomofisiológicos para describir perspectivas identitárias de las vozes de actrices negras y actores negros que trabajan em regiones de la ciudad de São Paulo. Vamos a identificar quales y de que tipo son las diferencias, observando si aportan o no para la práctica vocal de la actriz negra y del actor negro. Por fin, revelaremos los aspectos identitários entrelazados a los datos de la anatomofisiologia y del ejercicio artístico vocal teatral.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Tragtenberg, Lucila Romano [UNESP]Santos, Gleiziane Pinheiro dos [UNESP]2024-08-13T12:30:39Z2024-08-13T12:30:39Z2024-06-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, Gleiziane Pinheiro dos. A voz negra no teatro por trechos de São Paulo: aspectos anatomofisiológicos e identitários. Orientadora: Lucila Romano Tragtenberg. 2024. 160 f. Dissertação (Mestrado em Artes), Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Instituto de Artes, São Paulo, 2024.https://hdl.handle.net/11449/25701833004013063P456587900587039800000-0002-6253-445Xporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-14T06:15:55Zoai:repositorio.unesp.br:11449/257018Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-14T06:15:55Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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