A inclusão na perspectiva da organização pedagógica de escolas públicas e privadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Daniela Cristina Barros de [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/92315
Resumo: A presente investigação, vinculada à linha de pesquisa Práticas Educativas e Formação de Professores, pretende contribuir para a construção da Escola Inclusiva. Para tanto, objetivou analisar como estavam presentes as referências à inclusão na organização pedagógica de escolas públicas e privadas de Presidente Prudente. A obrigatoriedade da inclusão escolar está assegurada por meio de leis e decretos elaborados em busca de uma sociedade que supere os processos de exclusão e segregação existentes na educação. No entanto, o acesso e permanência de alunos que desafiam os saberes estabelecidos e a forma de lidar com o conhecimento provoca a escola a fazer mudanças em sua organização pedagógica e que culminarão em um novo Projeto Pedagógico. Apesar de atuar em nível de intenções, o Projeto Pedagógico intenciona fazer a escola rever suas relações com a forma de trabalho com as diferenças, especialmente com os alunos que requerem necessidades educacionais especiais. A pesquisa teve características de um estudo qualitativo do tipo exploratório atuando em um universo composto por quatro escolas da cidade de Presidente Prudente, sendo duas públicas e duas privadas. Nestes ambientes o procedimento de coleta dos dados se deu através da análise documental dos Projetos Pedagógicos das quatro escolas bem como de entrevistas com os gestores de cada instituição. Os Projetos Pedagógicos e as entrevistas constituíram um conjunto de informações para perceber se as referências que as quatro escolas expunham acerca da Inclusão ocorriam de forma explícita e/ou implícita, de acordo com as seguintes categorias elencadas como relevantes de serem modificadas em uma escola para se tornar inclusiva: o trabalho coletivo, a forma de trabalho com as diferenças, as regras e os limites, a avaliação, a organização do espaço físico...
id UNSP_b72b4686a5f27ab4c78eaeea3975220e
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/92315
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A inclusão na perspectiva da organização pedagógica de escolas públicas e privadasEducaçãoEducação inclusivaEscolas Públicas e PrivadasSchool InclusionPedagogic OrganizationPublic and Private SchoolsA presente investigação, vinculada à linha de pesquisa Práticas Educativas e Formação de Professores, pretende contribuir para a construção da Escola Inclusiva. Para tanto, objetivou analisar como estavam presentes as referências à inclusão na organização pedagógica de escolas públicas e privadas de Presidente Prudente. A obrigatoriedade da inclusão escolar está assegurada por meio de leis e decretos elaborados em busca de uma sociedade que supere os processos de exclusão e segregação existentes na educação. No entanto, o acesso e permanência de alunos que desafiam os saberes estabelecidos e a forma de lidar com o conhecimento provoca a escola a fazer mudanças em sua organização pedagógica e que culminarão em um novo Projeto Pedagógico. Apesar de atuar em nível de intenções, o Projeto Pedagógico intenciona fazer a escola rever suas relações com a forma de trabalho com as diferenças, especialmente com os alunos que requerem necessidades educacionais especiais. A pesquisa teve características de um estudo qualitativo do tipo exploratório atuando em um universo composto por quatro escolas da cidade de Presidente Prudente, sendo duas públicas e duas privadas. Nestes ambientes o procedimento de coleta dos dados se deu através da análise documental dos Projetos Pedagógicos das quatro escolas bem como de entrevistas com os gestores de cada instituição. Os Projetos Pedagógicos e as entrevistas constituíram um conjunto de informações para perceber se as referências que as quatro escolas expunham acerca da Inclusão ocorriam de forma explícita e/ou implícita, de acordo com as seguintes categorias elencadas como relevantes de serem modificadas em uma escola para se tornar inclusiva: o trabalho coletivo, a forma de trabalho com as diferenças, as regras e os limites, a avaliação, a organização do espaço físico...The present investigation, tied to Educative Practices and Teachers' Formation research line, intends to contribute in fostering the Inclusive School. The main aim was to analyze how the references to inclusion were presented in the pedagogic organization of public and private schools of Presidente Prudente. The school obligation to inclusion is assured through laws and decrees prepared for seeking a society that surpasses the existent processes of exclusion and segregation in the education. However, the access and permanence of pupils, who challenge the established knowledge, and the form of dealing with the knowledge have the school establish changes in the pedagogic organization and thus originating a new Pedagogic Project. In spite of acting in intentions level, the Pedagogic Project intends to make the school revise the relations with the form of coping with the differences, especially with pupils who apply for special educational needs. The research characterized as an exploratory qualitative study acting in a universe composed by four schools of Presidente Prudente, being two of them public and the two others private. The data collection procedure was accomplished through documentary analysis of the Pedagogic Projects of the four schools as well as interviews with the directors of each institution. The Pedagogic Projects and the interviews composed a set of information used to realize if the references exposed by the four schools about the Inclusion occurred in a explicit and/or implicit form, in accordance with the following categories, which are relevant to an inclusive school: the collective work, the form of dealing with the differences, the rules and limits, the assessment, the physical space organization, the classroom routine, the projects and the use of pedagogic materials, making allusion to the form as each school conceives concepts like inclusion and people with special... (Complete abstract click electronic access below)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Daniela Cristina Barros de [UNESP]2014-06-11T19:25:59Z2014-06-11T19:25:59Z2010-02-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis169 f. : il.application/pdfSOUZA, Daniela Cristina Barros de. A inclusão na perspectiva da organização pedagógica de escolas públicas e privadas. 2010. 169 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2010.http://hdl.handle.net/11449/92315000623844souza_dcb_me_prud.pdf33004129044P67346754405819238Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-20T12:44:07Zoai:repositorio.unesp.br:11449/92315Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:48:10.697839Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A inclusão na perspectiva da organização pedagógica de escolas públicas e privadas
title A inclusão na perspectiva da organização pedagógica de escolas públicas e privadas
spellingShingle A inclusão na perspectiva da organização pedagógica de escolas públicas e privadas
Souza, Daniela Cristina Barros de [UNESP]
Educação
Educação inclusiva
Escolas Públicas e Privadas
School Inclusion
Pedagogic Organization
Public and Private Schools
title_short A inclusão na perspectiva da organização pedagógica de escolas públicas e privadas
title_full A inclusão na perspectiva da organização pedagógica de escolas públicas e privadas
title_fullStr A inclusão na perspectiva da organização pedagógica de escolas públicas e privadas
title_full_unstemmed A inclusão na perspectiva da organização pedagógica de escolas públicas e privadas
title_sort A inclusão na perspectiva da organização pedagógica de escolas públicas e privadas
author Souza, Daniela Cristina Barros de [UNESP]
author_facet Souza, Daniela Cristina Barros de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Daniela Cristina Barros de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação inclusiva
Escolas Públicas e Privadas
School Inclusion
Pedagogic Organization
Public and Private Schools
topic Educação
Educação inclusiva
Escolas Públicas e Privadas
School Inclusion
Pedagogic Organization
Public and Private Schools
description A presente investigação, vinculada à linha de pesquisa Práticas Educativas e Formação de Professores, pretende contribuir para a construção da Escola Inclusiva. Para tanto, objetivou analisar como estavam presentes as referências à inclusão na organização pedagógica de escolas públicas e privadas de Presidente Prudente. A obrigatoriedade da inclusão escolar está assegurada por meio de leis e decretos elaborados em busca de uma sociedade que supere os processos de exclusão e segregação existentes na educação. No entanto, o acesso e permanência de alunos que desafiam os saberes estabelecidos e a forma de lidar com o conhecimento provoca a escola a fazer mudanças em sua organização pedagógica e que culminarão em um novo Projeto Pedagógico. Apesar de atuar em nível de intenções, o Projeto Pedagógico intenciona fazer a escola rever suas relações com a forma de trabalho com as diferenças, especialmente com os alunos que requerem necessidades educacionais especiais. A pesquisa teve características de um estudo qualitativo do tipo exploratório atuando em um universo composto por quatro escolas da cidade de Presidente Prudente, sendo duas públicas e duas privadas. Nestes ambientes o procedimento de coleta dos dados se deu através da análise documental dos Projetos Pedagógicos das quatro escolas bem como de entrevistas com os gestores de cada instituição. Os Projetos Pedagógicos e as entrevistas constituíram um conjunto de informações para perceber se as referências que as quatro escolas expunham acerca da Inclusão ocorriam de forma explícita e/ou implícita, de acordo com as seguintes categorias elencadas como relevantes de serem modificadas em uma escola para se tornar inclusiva: o trabalho coletivo, a forma de trabalho com as diferenças, as regras e os limites, a avaliação, a organização do espaço físico...
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-02-22
2014-06-11T19:25:59Z
2014-06-11T19:25:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUZA, Daniela Cristina Barros de. A inclusão na perspectiva da organização pedagógica de escolas públicas e privadas. 2010. 169 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2010.
http://hdl.handle.net/11449/92315
000623844
souza_dcb_me_prud.pdf
33004129044P6
7346754405819238
identifier_str_mv SOUZA, Daniela Cristina Barros de. A inclusão na perspectiva da organização pedagógica de escolas públicas e privadas. 2010. 169 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2010.
000623844
souza_dcb_me_prud.pdf
33004129044P6
7346754405819238
url http://hdl.handle.net/11449/92315
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 169 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128420387749888