A inclusão na perspectiva da organização pedagógica de escolas públicas e privadas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/92315 |
Resumo: | A presente investigação, vinculada à linha de pesquisa Práticas Educativas e Formação de Professores, pretende contribuir para a construção da Escola Inclusiva. Para tanto, objetivou analisar como estavam presentes as referências à inclusão na organização pedagógica de escolas públicas e privadas de Presidente Prudente. A obrigatoriedade da inclusão escolar está assegurada por meio de leis e decretos elaborados em busca de uma sociedade que supere os processos de exclusão e segregação existentes na educação. No entanto, o acesso e permanência de alunos que desafiam os saberes estabelecidos e a forma de lidar com o conhecimento provoca a escola a fazer mudanças em sua organização pedagógica e que culminarão em um novo Projeto Pedagógico. Apesar de atuar em nível de intenções, o Projeto Pedagógico intenciona fazer a escola rever suas relações com a forma de trabalho com as diferenças, especialmente com os alunos que requerem necessidades educacionais especiais. A pesquisa teve características de um estudo qualitativo do tipo exploratório atuando em um universo composto por quatro escolas da cidade de Presidente Prudente, sendo duas públicas e duas privadas. Nestes ambientes o procedimento de coleta dos dados se deu através da análise documental dos Projetos Pedagógicos das quatro escolas bem como de entrevistas com os gestores de cada instituição. Os Projetos Pedagógicos e as entrevistas constituíram um conjunto de informações para perceber se as referências que as quatro escolas expunham acerca da Inclusão ocorriam de forma explícita e/ou implícita, de acordo com as seguintes categorias elencadas como relevantes de serem modificadas em uma escola para se tornar inclusiva: o trabalho coletivo, a forma de trabalho com as diferenças, as regras e os limites, a avaliação, a organização do espaço físico... |
id |
UNSP_b72b4686a5f27ab4c78eaeea3975220e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/92315 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A inclusão na perspectiva da organização pedagógica de escolas públicas e privadasEducaçãoEducação inclusivaEscolas Públicas e PrivadasSchool InclusionPedagogic OrganizationPublic and Private SchoolsA presente investigação, vinculada à linha de pesquisa Práticas Educativas e Formação de Professores, pretende contribuir para a construção da Escola Inclusiva. Para tanto, objetivou analisar como estavam presentes as referências à inclusão na organização pedagógica de escolas públicas e privadas de Presidente Prudente. A obrigatoriedade da inclusão escolar está assegurada por meio de leis e decretos elaborados em busca de uma sociedade que supere os processos de exclusão e segregação existentes na educação. No entanto, o acesso e permanência de alunos que desafiam os saberes estabelecidos e a forma de lidar com o conhecimento provoca a escola a fazer mudanças em sua organização pedagógica e que culminarão em um novo Projeto Pedagógico. Apesar de atuar em nível de intenções, o Projeto Pedagógico intenciona fazer a escola rever suas relações com a forma de trabalho com as diferenças, especialmente com os alunos que requerem necessidades educacionais especiais. A pesquisa teve características de um estudo qualitativo do tipo exploratório atuando em um universo composto por quatro escolas da cidade de Presidente Prudente, sendo duas públicas e duas privadas. Nestes ambientes o procedimento de coleta dos dados se deu através da análise documental dos Projetos Pedagógicos das quatro escolas bem como de entrevistas com os gestores de cada instituição. Os Projetos Pedagógicos e as entrevistas constituíram um conjunto de informações para perceber se as referências que as quatro escolas expunham acerca da Inclusão ocorriam de forma explícita e/ou implícita, de acordo com as seguintes categorias elencadas como relevantes de serem modificadas em uma escola para se tornar inclusiva: o trabalho coletivo, a forma de trabalho com as diferenças, as regras e os limites, a avaliação, a organização do espaço físico...The present investigation, tied to Educative Practices and Teachers' Formation research line, intends to contribute in fostering the Inclusive School. The main aim was to analyze how the references to inclusion were presented in the pedagogic organization of public and private schools of Presidente Prudente. The school obligation to inclusion is assured through laws and decrees prepared for seeking a society that surpasses the existent processes of exclusion and segregation in the education. However, the access and permanence of pupils, who challenge the established knowledge, and the form of dealing with the knowledge have the school establish changes in the pedagogic organization and thus originating a new Pedagogic Project. In spite of acting in intentions level, the Pedagogic Project intends to make the school revise the relations with the form of coping with the differences, especially with pupils who apply for special educational needs. The research characterized as an exploratory qualitative study acting in a universe composed by four schools of Presidente Prudente, being two of them public and the two others private. The data collection procedure was accomplished through documentary analysis of the Pedagogic Projects of the four schools as well as interviews with the directors of each institution. The Pedagogic Projects and the interviews composed a set of information used to realize if the references exposed by the four schools about the Inclusion occurred in a explicit and/or implicit form, in accordance with the following categories, which are relevant to an inclusive school: the collective work, the form of dealing with the differences, the rules and limits, the assessment, the physical space organization, the classroom routine, the projects and the use of pedagogic materials, making allusion to the form as each school conceives concepts like inclusion and people with special... (Complete abstract click electronic access below)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Daniela Cristina Barros de [UNESP]2014-06-11T19:25:59Z2014-06-11T19:25:59Z2010-02-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis169 f. : il.application/pdfSOUZA, Daniela Cristina Barros de. A inclusão na perspectiva da organização pedagógica de escolas públicas e privadas. 2010. 169 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2010.http://hdl.handle.net/11449/92315000623844souza_dcb_me_prud.pdf33004129044P67346754405819238Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-20T12:44:07Zoai:repositorio.unesp.br:11449/92315Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:48:10.697839Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A inclusão na perspectiva da organização pedagógica de escolas públicas e privadas |
title |
A inclusão na perspectiva da organização pedagógica de escolas públicas e privadas |
spellingShingle |
A inclusão na perspectiva da organização pedagógica de escolas públicas e privadas Souza, Daniela Cristina Barros de [UNESP] Educação Educação inclusiva Escolas Públicas e Privadas School Inclusion Pedagogic Organization Public and Private Schools |
title_short |
A inclusão na perspectiva da organização pedagógica de escolas públicas e privadas |
title_full |
A inclusão na perspectiva da organização pedagógica de escolas públicas e privadas |
title_fullStr |
A inclusão na perspectiva da organização pedagógica de escolas públicas e privadas |
title_full_unstemmed |
A inclusão na perspectiva da organização pedagógica de escolas públicas e privadas |
title_sort |
A inclusão na perspectiva da organização pedagógica de escolas públicas e privadas |
author |
Souza, Daniela Cristina Barros de [UNESP] |
author_facet |
Souza, Daniela Cristina Barros de [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Daniela Cristina Barros de [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Educação inclusiva Escolas Públicas e Privadas School Inclusion Pedagogic Organization Public and Private Schools |
topic |
Educação Educação inclusiva Escolas Públicas e Privadas School Inclusion Pedagogic Organization Public and Private Schools |
description |
A presente investigação, vinculada à linha de pesquisa Práticas Educativas e Formação de Professores, pretende contribuir para a construção da Escola Inclusiva. Para tanto, objetivou analisar como estavam presentes as referências à inclusão na organização pedagógica de escolas públicas e privadas de Presidente Prudente. A obrigatoriedade da inclusão escolar está assegurada por meio de leis e decretos elaborados em busca de uma sociedade que supere os processos de exclusão e segregação existentes na educação. No entanto, o acesso e permanência de alunos que desafiam os saberes estabelecidos e a forma de lidar com o conhecimento provoca a escola a fazer mudanças em sua organização pedagógica e que culminarão em um novo Projeto Pedagógico. Apesar de atuar em nível de intenções, o Projeto Pedagógico intenciona fazer a escola rever suas relações com a forma de trabalho com as diferenças, especialmente com os alunos que requerem necessidades educacionais especiais. A pesquisa teve características de um estudo qualitativo do tipo exploratório atuando em um universo composto por quatro escolas da cidade de Presidente Prudente, sendo duas públicas e duas privadas. Nestes ambientes o procedimento de coleta dos dados se deu através da análise documental dos Projetos Pedagógicos das quatro escolas bem como de entrevistas com os gestores de cada instituição. Os Projetos Pedagógicos e as entrevistas constituíram um conjunto de informações para perceber se as referências que as quatro escolas expunham acerca da Inclusão ocorriam de forma explícita e/ou implícita, de acordo com as seguintes categorias elencadas como relevantes de serem modificadas em uma escola para se tornar inclusiva: o trabalho coletivo, a forma de trabalho com as diferenças, as regras e os limites, a avaliação, a organização do espaço físico... |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-02-22 2014-06-11T19:25:59Z 2014-06-11T19:25:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SOUZA, Daniela Cristina Barros de. A inclusão na perspectiva da organização pedagógica de escolas públicas e privadas. 2010. 169 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2010. http://hdl.handle.net/11449/92315 000623844 souza_dcb_me_prud.pdf 33004129044P6 7346754405819238 |
identifier_str_mv |
SOUZA, Daniela Cristina Barros de. A inclusão na perspectiva da organização pedagógica de escolas públicas e privadas. 2010. 169 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2010. 000623844 souza_dcb_me_prud.pdf 33004129044P6 7346754405819238 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/92315 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
169 f. : il. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128420387749888 |