T-Commerce e televisão digital: estudo e implementação de modelos conceituais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/99050 |
Resumo: | Com o advento da televisão digital no Brasil, aplicações interativas serão oferecidas surgindo novas oportunidades de negócios como o comércio eletrônico televisivo, o T-Commerce. Dado que o Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre apresenta um modelo de comunicação sofisticado, diversos modelos conceituais podem ser aderentes à este, dependendo do domínio aplicacional abordado. Considerando-se este contexto, neste trabalho são apresentados: i)uma análise do modelo de comunicação específico do Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terretre, considerando-se os vários níveis de interatividade possíveis, visando-se aplicações de T-Commerce; ii) a proposição de sete modelos conceituais aderentes aos modelos de comunicação analisados; iii) a implementação destes modelos conceituais na forma de protótipos, utilizando-se as linguagens Ginga-NCL e Lua, como forma de validação dos mesmos. A principal contribuição deste trabalho consistiu na formalização, implementação e teste dos modelos conceituais idealizados, levando-se em consideração, principalmente, os fluxos das informações provenientes de dois meios de comunicação distintos: a radiofusão e o canal de interatividade baseado na infraestrutura da Internet |
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T-Commerce e televisão digital: estudo e implementação de modelos conceituaisTelevisão digitalComércio eletrônicoComunicaçãoDigital televisionCom o advento da televisão digital no Brasil, aplicações interativas serão oferecidas surgindo novas oportunidades de negócios como o comércio eletrônico televisivo, o T-Commerce. Dado que o Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre apresenta um modelo de comunicação sofisticado, diversos modelos conceituais podem ser aderentes à este, dependendo do domínio aplicacional abordado. Considerando-se este contexto, neste trabalho são apresentados: i)uma análise do modelo de comunicação específico do Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terretre, considerando-se os vários níveis de interatividade possíveis, visando-se aplicações de T-Commerce; ii) a proposição de sete modelos conceituais aderentes aos modelos de comunicação analisados; iii) a implementação destes modelos conceituais na forma de protótipos, utilizando-se as linguagens Ginga-NCL e Lua, como forma de validação dos mesmos. A principal contribuição deste trabalho consistiu na formalização, implementação e teste dos modelos conceituais idealizados, levando-se em consideração, principalmente, os fluxos das informações provenientes de dois meios de comunicação distintos: a radiofusão e o canal de interatividade baseado na infraestrutura da InternetWith the advent of digital TV in Brazil, interactive applications will be offered new business opportunities emerging as the ecommerce television, T-Commerce. Once then Brazilian Digital Terrestrial Television System presents a sophisticated communication model, several conceptual models can be be adherent to this, depending on the application domain covered. Therefore, considering this context, in this research are present: i) an analysis of the specific communication model of the Brazilian Digital Terrestre Television, considering the different levels of interaction possible, aiming at T-Commerce applications, ii) proposition seven conceptual models adhering to communication models analyzed iii) the implementation of these conceptual model in the form of prototypes, using the language Ginga-NCL and the Lua, in order to validate the viability. The main contribution of this work consisted in the formalization, implementation and testing of conceptual models designed, taking into consideration especially the streams of information coming from two different media: broadcasting and interactivity based on Internet infrastructureUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Sementille, Antonio Carlos [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Zolezi, Regiane Helena Monteiro [UNESP]2014-06-11T19:29:48Z2014-06-11T19:29:48Z2013-06-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis106 f. : il. + 1 CDapplication/pdfZOLEZI, Regiane Helena Monteiro. T-Commerce e televisão digital: estudo e implementação de modelos conceituais. 2013. 106 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação de Bauru, 2013.http://hdl.handle.net/11449/99050000722626zolezi_rhm_me_bauru.pdf33004056088P9Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-19T06:06:08Zoai:repositorio.unesp.br:11449/99050Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-19T06:06:08Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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