Conceitos matemáticos no cultivo do amendoim e sua utilização no ensino e aprendizagem para alunos do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diniz, Marlene Dos Santos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/204470
Resumo: A presente pesquisa objetiva abordar quais os conceitos matemáticos ensinados na educação básica que são empregados no cultivo do amendoim, e visualizar como os alunos relacionam essa prática agrícola com a sua importância para o desenvolvimento local e demonstrando desta maneira, como tais conteúdos estão diretamente ligados às atividades cotidianas. O amendoim foi escolhido devido a sua expressividade na economia do município de Herculândia-SP e na região da Alta Paulista, visto que atualmente emprega grande parte da população nos 29 estabelecimentos ligados as etapas produtivas da leguminosa. Para conhecer os conceitos matemáticos que são aplicados para a produção do amendoim, foi aplicado um questionário ao produtor da Cerealista Amendofante, localizada no próprio município, que possibilitou identificar os principais conteúdos empregados pelos produtores. Com uma abordagem qualitativa-quantitativa, utilizou-se questionário aplicado ao produtor e posteriormente aos alunos. Para o desenvolvimento dessas atividades, foi escolhida a Escola Estadual Aristides Rodrigues Simões, e os discentes do ensino médio, posterior a isso, foram elaboradas atividades que abordavam os conteúdos empregados no cultivo da leguminosa, como proposta de ensino e pautando-se nas tecnologias de Informação, utilizou-se o aplicativo Karrot que trouxe um olhar de gamificação, buscando um envolvimento maior dos alunos, e identificar suas habilidades e competências. Ficou evidente que grande parte dos alunos possuem dificuldades com habilidades especificas em especial as relacionadas as unidades e transformações de medidas amplamente utilizadas no agronegócio, e a partir disso foi proposto planos de aulas objetivando recuperar tais conteúdos e habilidades necessárias sob uma abordagem interdisciplinar com situações diferentes daquelas costumeiras abordadas em sala de aula dando importância ao desenvolvimento de novas práticas pedagógicas.
id UNSP_b76d47e4805b1cabd5cce629474041a2
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/204470
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Conceitos matemáticos no cultivo do amendoim e sua utilização no ensino e aprendizagem para alunos do ensino médioMathematical concepts in agribusiness and their use in teaching learning for hight school studentsAmendoimModelagem MatemáticaEnsino MédioPeanutMathematical ModelingHigh SchoolA presente pesquisa objetiva abordar quais os conceitos matemáticos ensinados na educação básica que são empregados no cultivo do amendoim, e visualizar como os alunos relacionam essa prática agrícola com a sua importância para o desenvolvimento local e demonstrando desta maneira, como tais conteúdos estão diretamente ligados às atividades cotidianas. O amendoim foi escolhido devido a sua expressividade na economia do município de Herculândia-SP e na região da Alta Paulista, visto que atualmente emprega grande parte da população nos 29 estabelecimentos ligados as etapas produtivas da leguminosa. Para conhecer os conceitos matemáticos que são aplicados para a produção do amendoim, foi aplicado um questionário ao produtor da Cerealista Amendofante, localizada no próprio município, que possibilitou identificar os principais conteúdos empregados pelos produtores. Com uma abordagem qualitativa-quantitativa, utilizou-se questionário aplicado ao produtor e posteriormente aos alunos. Para o desenvolvimento dessas atividades, foi escolhida a Escola Estadual Aristides Rodrigues Simões, e os discentes do ensino médio, posterior a isso, foram elaboradas atividades que abordavam os conteúdos empregados no cultivo da leguminosa, como proposta de ensino e pautando-se nas tecnologias de Informação, utilizou-se o aplicativo Karrot que trouxe um olhar de gamificação, buscando um envolvimento maior dos alunos, e identificar suas habilidades e competências. Ficou evidente que grande parte dos alunos possuem dificuldades com habilidades especificas em especial as relacionadas as unidades e transformações de medidas amplamente utilizadas no agronegócio, e a partir disso foi proposto planos de aulas objetivando recuperar tais conteúdos e habilidades necessárias sob uma abordagem interdisciplinar com situações diferentes daquelas costumeiras abordadas em sala de aula dando importância ao desenvolvimento de novas práticas pedagógicas.This research aims to address which mathematical concepts taught in basic education are used in peanuts cultivation, and it also aims to visualize how students relate this agricultural practice with its importance for local development and demonstrating in this way, how such contents are causally related to everyday activities. Peanuts culture were chosen due to its expressiveness in municipality economy in Herculândia-SP and in Alta Paulista region, since it currently employs a large part of the population in the 29 establishments related to the production stages of the legume. To know the mathematical concepts that are applied to peanuts production, a questionnaire was applied to the producer of Cerealista Amendofante, located in Herculândia municipality, it made possible to identify the main contents used by the producers. Through a qualitative-quantitative approach, a questionnaire was applied to the producer and later to the students. To the development of these activities, Aristides Rodrigues Simões State School was chosen, and after high school students, activities addressed the contents used in the cultivation of legumes were developed, as a teaching proposal and based on the technologies of Information, Karrot application was used to bring a mathematics gamification view to develop with students, aiming, therefore, to identify their skills and competences. It was possible to identify that most students have difficulties with specific skills, especially those related to units and measurement transformations widely used in agribusiness, from that, lesson plans were proposed aiming to recover these content and necessary skills under an interdisciplinary approach with different situation from the usual ones approached in the classroom giving importance to the development of new pedagogical practices.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gabriel Filho, Luís Roberto AlmeidaGabriel, Camila Pires CremascoRodrigueiro, Mariana Matulovic Da SilvaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Diniz, Marlene Dos Santos2021-04-23T12:41:47Z2021-04-23T12:41:47Z2021-03-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/20447033004188001P8porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-10T14:59:50Zoai:repositorio.unesp.br:11449/204470Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-10T14:59:50Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Conceitos matemáticos no cultivo do amendoim e sua utilização no ensino e aprendizagem para alunos do ensino médio
Mathematical concepts in agribusiness and their use in teaching learning for hight school students
title Conceitos matemáticos no cultivo do amendoim e sua utilização no ensino e aprendizagem para alunos do ensino médio
spellingShingle Conceitos matemáticos no cultivo do amendoim e sua utilização no ensino e aprendizagem para alunos do ensino médio
Diniz, Marlene Dos Santos
Amendoim
Modelagem Matemática
Ensino Médio
Peanut
Mathematical Modeling
High School
title_short Conceitos matemáticos no cultivo do amendoim e sua utilização no ensino e aprendizagem para alunos do ensino médio
title_full Conceitos matemáticos no cultivo do amendoim e sua utilização no ensino e aprendizagem para alunos do ensino médio
title_fullStr Conceitos matemáticos no cultivo do amendoim e sua utilização no ensino e aprendizagem para alunos do ensino médio
title_full_unstemmed Conceitos matemáticos no cultivo do amendoim e sua utilização no ensino e aprendizagem para alunos do ensino médio
title_sort Conceitos matemáticos no cultivo do amendoim e sua utilização no ensino e aprendizagem para alunos do ensino médio
author Diniz, Marlene Dos Santos
author_facet Diniz, Marlene Dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gabriel Filho, Luís Roberto Almeida
Gabriel, Camila Pires Cremasco
Rodrigueiro, Mariana Matulovic Da Silva
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Diniz, Marlene Dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Amendoim
Modelagem Matemática
Ensino Médio
Peanut
Mathematical Modeling
High School
topic Amendoim
Modelagem Matemática
Ensino Médio
Peanut
Mathematical Modeling
High School
description A presente pesquisa objetiva abordar quais os conceitos matemáticos ensinados na educação básica que são empregados no cultivo do amendoim, e visualizar como os alunos relacionam essa prática agrícola com a sua importância para o desenvolvimento local e demonstrando desta maneira, como tais conteúdos estão diretamente ligados às atividades cotidianas. O amendoim foi escolhido devido a sua expressividade na economia do município de Herculândia-SP e na região da Alta Paulista, visto que atualmente emprega grande parte da população nos 29 estabelecimentos ligados as etapas produtivas da leguminosa. Para conhecer os conceitos matemáticos que são aplicados para a produção do amendoim, foi aplicado um questionário ao produtor da Cerealista Amendofante, localizada no próprio município, que possibilitou identificar os principais conteúdos empregados pelos produtores. Com uma abordagem qualitativa-quantitativa, utilizou-se questionário aplicado ao produtor e posteriormente aos alunos. Para o desenvolvimento dessas atividades, foi escolhida a Escola Estadual Aristides Rodrigues Simões, e os discentes do ensino médio, posterior a isso, foram elaboradas atividades que abordavam os conteúdos empregados no cultivo da leguminosa, como proposta de ensino e pautando-se nas tecnologias de Informação, utilizou-se o aplicativo Karrot que trouxe um olhar de gamificação, buscando um envolvimento maior dos alunos, e identificar suas habilidades e competências. Ficou evidente que grande parte dos alunos possuem dificuldades com habilidades especificas em especial as relacionadas as unidades e transformações de medidas amplamente utilizadas no agronegócio, e a partir disso foi proposto planos de aulas objetivando recuperar tais conteúdos e habilidades necessárias sob uma abordagem interdisciplinar com situações diferentes daquelas costumeiras abordadas em sala de aula dando importância ao desenvolvimento de novas práticas pedagógicas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-23T12:41:47Z
2021-04-23T12:41:47Z
2021-03-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/204470
33004188001P8
url http://hdl.handle.net/11449/204470
identifier_str_mv 33004188001P8
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803650100500627456