Orientação familiar e seus efeitos na gagueira infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Cristiane Moço Canhetti de [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Yasunaga, Cristiane Naomi [UNESP], Sebastião, Luciana Tavares [UNESP], Nascimento, Edinalva Neves [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S1516-80342010000100019
http://hdl.handle.net/11449/10785
Resumo: OBJETIVO: Verificar a contribuição da orientação familiar de curto prazo na fluência da fala de crianças com gagueira. MÉTODOS: Participaram 20 díades de crianças com gagueira e familiares. Os procedimentos foram realizados em três etapas: avaliação da fluência, orientações familiares e reavaliação da fluência. A avaliação inicial da fluência foi realizada para caracterizar a tipologia e a frequência das disfluências antes das orientações. A orientação familiar foi realizada em duas sessões, enfatizando os comportamentos verbais e não verbais da família que podem promover a fluência na criança. A reavaliação da fluência ocorreu depois de trinta dias, utilizando-se os mesmos procedimentos da avaliação inicial. Foi aplicado o Teste dos Postos Sinalizados de Wilcoxon, para medir o grau de significância da diferença entre as informações obtidas nas duas fases. RESULTADOS: No que se refere à tipologia, a análise comparativa das duas avaliações mostrou que, dentre os seis tipos de disfluências comuns, quatro diminuíram, e, dentre os seis tipos de disfluências gagas, cinco apresentaram redução. No que se refere à frequência das rupturas, 70% das crianças tiveram uma diminuição na porcentagem de descontinuidade de fala, e 80% no total de rupturas gagas. CONCLUSÃO: A orientação fonoaudiológica realizada com familiares de crianças com gagueira favoreceu a promoção da fluência na fala da criança, mostrando-se relevante na área da fluência infantil.
id UNSP_b775fc7d7eec1fdd7b7bfff2da3167af
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/10785
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Orientação familiar e seus efeitos na gagueira infantilFamiliar counseling and its effects on childhood stutteringGagueiraCriançaAconselhamentoFamíliaStutteringChildCounselingFamilyOBJETIVO: Verificar a contribuição da orientação familiar de curto prazo na fluência da fala de crianças com gagueira. MÉTODOS: Participaram 20 díades de crianças com gagueira e familiares. Os procedimentos foram realizados em três etapas: avaliação da fluência, orientações familiares e reavaliação da fluência. A avaliação inicial da fluência foi realizada para caracterizar a tipologia e a frequência das disfluências antes das orientações. A orientação familiar foi realizada em duas sessões, enfatizando os comportamentos verbais e não verbais da família que podem promover a fluência na criança. A reavaliação da fluência ocorreu depois de trinta dias, utilizando-se os mesmos procedimentos da avaliação inicial. Foi aplicado o Teste dos Postos Sinalizados de Wilcoxon, para medir o grau de significância da diferença entre as informações obtidas nas duas fases. RESULTADOS: No que se refere à tipologia, a análise comparativa das duas avaliações mostrou que, dentre os seis tipos de disfluências comuns, quatro diminuíram, e, dentre os seis tipos de disfluências gagas, cinco apresentaram redução. No que se refere à frequência das rupturas, 70% das crianças tiveram uma diminuição na porcentagem de descontinuidade de fala, e 80% no total de rupturas gagas. CONCLUSÃO: A orientação fonoaudiológica realizada com familiares de crianças com gagueira favoreceu a promoção da fluência na fala da criança, mostrando-se relevante na área da fluência infantil.PURPOSE: To determine the contribution of short-term familiar counseling in the speech fluency of children who stutter. METHODS: Participants were 20 dyads of child who stutters and a family member. Procedures were carried out in three stages: assessment of fluency, familiar counseling, and reassessment of fluency. The initial assessment of fluency was performed in order to characterize the type and frequency of disfluencies produced before counseling. The familiar counseling was held in two sessions, emphasizing the verbal and non-verbal behaviors of family that can promote fluency in children. The reassessment of fluency occurred after thirty days, using the same procedures of the initial assessment. The Wilcoxon signed-rank test was applied to measure the significance level between data obtained in the two stages. RESULTS: Regarding typology, comparative analysis of the two assessments showed that, among the six types of stuttering-like-disfluencies (SLD), five had presented reduction, and among the six types of other disfluencies (OD), four had diminished. With regards to the frequency of ruptures, 70% of the children had a reduction in the percentage of discontinuity of speech, and 80% in the total number of stuttering-like disfluencies. CONCLUSION: Familiar counseling sessions favored the fluency promotion in the speech of children who stutter, proving to be relevant in the childhood fluency area.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Filosofia e Ciências Departamento de FonoaudiologiaUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Filosofia e Ciências Departamento de FonoaudiologiaSociedade Brasileira de FonoaudiologiaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Cristiane Moço Canhetti de [UNESP]Yasunaga, Cristiane Naomi [UNESP]Sebastião, Luciana Tavares [UNESP]Nascimento, Edinalva Neves [UNESP]2014-05-20T13:31:39Z2014-05-20T13:31:39Z2010-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article115-124application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-80342010000100019Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, v. 15, n. 1, p. 115-124, 2010.1516-8034http://hdl.handle.net/11449/1078510.1590/S1516-80342010000100019S1516-80342010000100019S1516-80342010000100019.pdf013302024391863105594836302506310000-0003-0321-5093SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-09T17:39:28Zoai:repositorio.unesp.br:11449/10785Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-09T17:39:28Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Orientação familiar e seus efeitos na gagueira infantil
Familiar counseling and its effects on childhood stuttering
title Orientação familiar e seus efeitos na gagueira infantil
spellingShingle Orientação familiar e seus efeitos na gagueira infantil
Oliveira, Cristiane Moço Canhetti de [UNESP]
Gagueira
Criança
Aconselhamento
Família
Stuttering
Child
Counseling
Family
title_short Orientação familiar e seus efeitos na gagueira infantil
title_full Orientação familiar e seus efeitos na gagueira infantil
title_fullStr Orientação familiar e seus efeitos na gagueira infantil
title_full_unstemmed Orientação familiar e seus efeitos na gagueira infantil
title_sort Orientação familiar e seus efeitos na gagueira infantil
author Oliveira, Cristiane Moço Canhetti de [UNESP]
author_facet Oliveira, Cristiane Moço Canhetti de [UNESP]
Yasunaga, Cristiane Naomi [UNESP]
Sebastião, Luciana Tavares [UNESP]
Nascimento, Edinalva Neves [UNESP]
author_role author
author2 Yasunaga, Cristiane Naomi [UNESP]
Sebastião, Luciana Tavares [UNESP]
Nascimento, Edinalva Neves [UNESP]
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Cristiane Moço Canhetti de [UNESP]
Yasunaga, Cristiane Naomi [UNESP]
Sebastião, Luciana Tavares [UNESP]
Nascimento, Edinalva Neves [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Gagueira
Criança
Aconselhamento
Família
Stuttering
Child
Counseling
Family
topic Gagueira
Criança
Aconselhamento
Família
Stuttering
Child
Counseling
Family
description OBJETIVO: Verificar a contribuição da orientação familiar de curto prazo na fluência da fala de crianças com gagueira. MÉTODOS: Participaram 20 díades de crianças com gagueira e familiares. Os procedimentos foram realizados em três etapas: avaliação da fluência, orientações familiares e reavaliação da fluência. A avaliação inicial da fluência foi realizada para caracterizar a tipologia e a frequência das disfluências antes das orientações. A orientação familiar foi realizada em duas sessões, enfatizando os comportamentos verbais e não verbais da família que podem promover a fluência na criança. A reavaliação da fluência ocorreu depois de trinta dias, utilizando-se os mesmos procedimentos da avaliação inicial. Foi aplicado o Teste dos Postos Sinalizados de Wilcoxon, para medir o grau de significância da diferença entre as informações obtidas nas duas fases. RESULTADOS: No que se refere à tipologia, a análise comparativa das duas avaliações mostrou que, dentre os seis tipos de disfluências comuns, quatro diminuíram, e, dentre os seis tipos de disfluências gagas, cinco apresentaram redução. No que se refere à frequência das rupturas, 70% das crianças tiveram uma diminuição na porcentagem de descontinuidade de fala, e 80% no total de rupturas gagas. CONCLUSÃO: A orientação fonoaudiológica realizada com familiares de crianças com gagueira favoreceu a promoção da fluência na fala da criança, mostrando-se relevante na área da fluência infantil.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01
2014-05-20T13:31:39Z
2014-05-20T13:31:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S1516-80342010000100019
Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, v. 15, n. 1, p. 115-124, 2010.
1516-8034
http://hdl.handle.net/11449/10785
10.1590/S1516-80342010000100019
S1516-80342010000100019
S1516-80342010000100019.pdf
0133020243918631
0559483630250631
0000-0003-0321-5093
url http://dx.doi.org/10.1590/S1516-80342010000100019
http://hdl.handle.net/11449/10785
identifier_str_mv Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, v. 15, n. 1, p. 115-124, 2010.
1516-8034
10.1590/S1516-80342010000100019
S1516-80342010000100019
S1516-80342010000100019.pdf
0133020243918631
0559483630250631
0000-0003-0321-5093
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 115-124
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128154483556352