Orientação familiar e seus efeitos na gagueira infantil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S1516-80342010000100019 http://hdl.handle.net/11449/10785 |
Resumo: | OBJETIVO: Verificar a contribuição da orientação familiar de curto prazo na fluência da fala de crianças com gagueira. MÉTODOS: Participaram 20 díades de crianças com gagueira e familiares. Os procedimentos foram realizados em três etapas: avaliação da fluência, orientações familiares e reavaliação da fluência. A avaliação inicial da fluência foi realizada para caracterizar a tipologia e a frequência das disfluências antes das orientações. A orientação familiar foi realizada em duas sessões, enfatizando os comportamentos verbais e não verbais da família que podem promover a fluência na criança. A reavaliação da fluência ocorreu depois de trinta dias, utilizando-se os mesmos procedimentos da avaliação inicial. Foi aplicado o Teste dos Postos Sinalizados de Wilcoxon, para medir o grau de significância da diferença entre as informações obtidas nas duas fases. RESULTADOS: No que se refere à tipologia, a análise comparativa das duas avaliações mostrou que, dentre os seis tipos de disfluências comuns, quatro diminuíram, e, dentre os seis tipos de disfluências gagas, cinco apresentaram redução. No que se refere à frequência das rupturas, 70% das crianças tiveram uma diminuição na porcentagem de descontinuidade de fala, e 80% no total de rupturas gagas. CONCLUSÃO: A orientação fonoaudiológica realizada com familiares de crianças com gagueira favoreceu a promoção da fluência na fala da criança, mostrando-se relevante na área da fluência infantil. |
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Orientação familiar e seus efeitos na gagueira infantilFamiliar counseling and its effects on childhood stutteringGagueiraCriançaAconselhamentoFamíliaStutteringChildCounselingFamilyOBJETIVO: Verificar a contribuição da orientação familiar de curto prazo na fluência da fala de crianças com gagueira. MÉTODOS: Participaram 20 díades de crianças com gagueira e familiares. Os procedimentos foram realizados em três etapas: avaliação da fluência, orientações familiares e reavaliação da fluência. A avaliação inicial da fluência foi realizada para caracterizar a tipologia e a frequência das disfluências antes das orientações. A orientação familiar foi realizada em duas sessões, enfatizando os comportamentos verbais e não verbais da família que podem promover a fluência na criança. A reavaliação da fluência ocorreu depois de trinta dias, utilizando-se os mesmos procedimentos da avaliação inicial. Foi aplicado o Teste dos Postos Sinalizados de Wilcoxon, para medir o grau de significância da diferença entre as informações obtidas nas duas fases. RESULTADOS: No que se refere à tipologia, a análise comparativa das duas avaliações mostrou que, dentre os seis tipos de disfluências comuns, quatro diminuíram, e, dentre os seis tipos de disfluências gagas, cinco apresentaram redução. No que se refere à frequência das rupturas, 70% das crianças tiveram uma diminuição na porcentagem de descontinuidade de fala, e 80% no total de rupturas gagas. CONCLUSÃO: A orientação fonoaudiológica realizada com familiares de crianças com gagueira favoreceu a promoção da fluência na fala da criança, mostrando-se relevante na área da fluência infantil.PURPOSE: To determine the contribution of short-term familiar counseling in the speech fluency of children who stutter. METHODS: Participants were 20 dyads of child who stutters and a family member. Procedures were carried out in three stages: assessment of fluency, familiar counseling, and reassessment of fluency. The initial assessment of fluency was performed in order to characterize the type and frequency of disfluencies produced before counseling. The familiar counseling was held in two sessions, emphasizing the verbal and non-verbal behaviors of family that can promote fluency in children. The reassessment of fluency occurred after thirty days, using the same procedures of the initial assessment. The Wilcoxon signed-rank test was applied to measure the significance level between data obtained in the two stages. RESULTS: Regarding typology, comparative analysis of the two assessments showed that, among the six types of stuttering-like-disfluencies (SLD), five had presented reduction, and among the six types of other disfluencies (OD), four had diminished. With regards to the frequency of ruptures, 70% of the children had a reduction in the percentage of discontinuity of speech, and 80% in the total number of stuttering-like disfluencies. CONCLUSION: Familiar counseling sessions favored the fluency promotion in the speech of children who stutter, proving to be relevant in the childhood fluency area.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Filosofia e Ciências Departamento de FonoaudiologiaUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Filosofia e Ciências Departamento de FonoaudiologiaSociedade Brasileira de FonoaudiologiaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Cristiane Moço Canhetti de [UNESP]Yasunaga, Cristiane Naomi [UNESP]Sebastião, Luciana Tavares [UNESP]Nascimento, Edinalva Neves [UNESP]2014-05-20T13:31:39Z2014-05-20T13:31:39Z2010-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article115-124application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-80342010000100019Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, v. 15, n. 1, p. 115-124, 2010.1516-8034http://hdl.handle.net/11449/1078510.1590/S1516-80342010000100019S1516-80342010000100019S1516-80342010000100019.pdf013302024391863105594836302506310000-0003-0321-5093SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-09T17:39:28Zoai:repositorio.unesp.br:11449/10785Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-09T17:39:28Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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