A poesia está morta, mas juro que não fui eu: a obra de José Paulo Paes e a formação do leitor de poesia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Vinicius Gustavo Pinheiro
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/153432
Resumo: A presente pesquisa investigou a aplicabilidade e as contribuições de uma proposta de intervenção em sala de aula, a partir de oito poemas do livro “A poesia está morta, mas juro que não fui eu” do poeta José Paulo Paes, como recurso para se trabalhar o texto poético, com vistas à promoção do letramento literário. Através de uma metodologia centrada na pesquisa-ação, foram realizadas descrições e análises de intervenções em uma sala de aula composta por alunos do 9˚ ano da rede municipal de Bauru/SP. As contribuições de Octavio Paz sobre o conceito de poesia e poema, bem como a proposta de proposta de intervenção didática de Rildo Cosson (2012), entre outros, formam o referencial teórico da pesquisa. Como instrumento de coleta de dados, utilizamos a observação do envolvimento dos participantes nas discussões realizadas, a análise do material escrito pelos estudantes e a aplicação de um questionário sobre a pertinência das atividades trabalhadas. Os dados analisados apontam para a importância do professor de Língua Portuguesa como mediador na interação entre texto e leitor, pois motiva a leitura e a produção textual; e que as dificuldades encontradas não impedem que haja a fruição dos poemas. Também se constatou que a proposta de intervenção didática pode ser uma metodologia importante para o aperfeiçoamento do letramento literário, pois possibilitou que os alunos conhecessem textos que dialogam com o cotidiano, estabelecessem relações intertextuais e realizassem inferências, tornando-os interlocutores ativos no processo de leitura. Esperamos que os resultados colaborem para que os educadores possam aprimorar sua prática pedagógica no que tange ao trabalho com o poema e que os discentes tenham a oportunidade de entrar em contato com a fruição da poesia através de textos significativos.
id UNSP_b7c0dd25e947ffdefef37393963d89d4
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/153432
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A poesia está morta, mas juro que não fui eu: a obra de José Paulo Paes e a formação do leitor de poesiaThe poetry is dead, but I swear it was not me: the work of José Paulo Paes and the formation of the reader of poetryPoesiaLetramentoLíngua Portuguesa (Ensino Fundamental)LeituraA presente pesquisa investigou a aplicabilidade e as contribuições de uma proposta de intervenção em sala de aula, a partir de oito poemas do livro “A poesia está morta, mas juro que não fui eu” do poeta José Paulo Paes, como recurso para se trabalhar o texto poético, com vistas à promoção do letramento literário. Através de uma metodologia centrada na pesquisa-ação, foram realizadas descrições e análises de intervenções em uma sala de aula composta por alunos do 9˚ ano da rede municipal de Bauru/SP. As contribuições de Octavio Paz sobre o conceito de poesia e poema, bem como a proposta de proposta de intervenção didática de Rildo Cosson (2012), entre outros, formam o referencial teórico da pesquisa. Como instrumento de coleta de dados, utilizamos a observação do envolvimento dos participantes nas discussões realizadas, a análise do material escrito pelos estudantes e a aplicação de um questionário sobre a pertinência das atividades trabalhadas. Os dados analisados apontam para a importância do professor de Língua Portuguesa como mediador na interação entre texto e leitor, pois motiva a leitura e a produção textual; e que as dificuldades encontradas não impedem que haja a fruição dos poemas. Também se constatou que a proposta de intervenção didática pode ser uma metodologia importante para o aperfeiçoamento do letramento literário, pois possibilitou que os alunos conhecessem textos que dialogam com o cotidiano, estabelecessem relações intertextuais e realizassem inferências, tornando-os interlocutores ativos no processo de leitura. Esperamos que os resultados colaborem para que os educadores possam aprimorar sua prática pedagógica no que tange ao trabalho com o poema e que os discentes tenham a oportunidade de entrar em contato com a fruição da poesia através de textos significativos.The present research investigated the applicability and contributions of a proposal of intervention in the classroom, from eight poems of the book "Poetry is dead, but I swear I was not me" by the poet José Paulo Paes, as a resource to work the poetic text a view to promoting literary literacy. Through a methodology focused on action research, descriptions and analysis of interventions were carried out in a classroom composed of 9th grade students from the Bauru / SP municipal network. The contributions of Octavio Paz on the concept of poetry and poem, as well as the proposal of a didactic sequence of Rildo Cosson (2012), among others, form the theoretical reference of the research. As an instrument of data collection, we used the observation of the participants' involvement in the discussions, the analysis of the written material by the students and the application of a questionnaire about the relevance of the activities worked. The analyzed data point to the importance of the Portuguese Language teacher as mediator in the interaction between text and reader, as it motivates reading and textual production; and that the difficulties encountered do not prevent the enjoyment of the poems. It was also found that the didactic sequence can be an important methodology for the improvement of literary literacy, because it enabled the students to know texts that dialogue with daily life, to establish intertextual relations and to make inferences, making them active interlocutors in the reading process. We hope that the results will help educators to improve their pedagogical practice when it comes to working with the poem and that students have the opportunity to get in touch with the enjoyment of poetry through meaningful textsOutraCAPES: 5649520Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santos, Fabiano Rodrigo da SilvaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Guimarães, Vinicius Gustavo Pinheiro2018-04-06T22:43:09Z2018-04-06T22:43:09Z2018-02-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15343200089945533004048019P1porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-18T12:58:59Zoai:repositorio.unesp.br:11449/153432Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:00:40.212326Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A poesia está morta, mas juro que não fui eu: a obra de José Paulo Paes e a formação do leitor de poesia
The poetry is dead, but I swear it was not me: the work of José Paulo Paes and the formation of the reader of poetry
title A poesia está morta, mas juro que não fui eu: a obra de José Paulo Paes e a formação do leitor de poesia
spellingShingle A poesia está morta, mas juro que não fui eu: a obra de José Paulo Paes e a formação do leitor de poesia
Guimarães, Vinicius Gustavo Pinheiro
Poesia
Letramento
Língua Portuguesa (Ensino Fundamental)
Leitura
title_short A poesia está morta, mas juro que não fui eu: a obra de José Paulo Paes e a formação do leitor de poesia
title_full A poesia está morta, mas juro que não fui eu: a obra de José Paulo Paes e a formação do leitor de poesia
title_fullStr A poesia está morta, mas juro que não fui eu: a obra de José Paulo Paes e a formação do leitor de poesia
title_full_unstemmed A poesia está morta, mas juro que não fui eu: a obra de José Paulo Paes e a formação do leitor de poesia
title_sort A poesia está morta, mas juro que não fui eu: a obra de José Paulo Paes e a formação do leitor de poesia
author Guimarães, Vinicius Gustavo Pinheiro
author_facet Guimarães, Vinicius Gustavo Pinheiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Fabiano Rodrigo da Silva
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães, Vinicius Gustavo Pinheiro
dc.subject.por.fl_str_mv Poesia
Letramento
Língua Portuguesa (Ensino Fundamental)
Leitura
topic Poesia
Letramento
Língua Portuguesa (Ensino Fundamental)
Leitura
description A presente pesquisa investigou a aplicabilidade e as contribuições de uma proposta de intervenção em sala de aula, a partir de oito poemas do livro “A poesia está morta, mas juro que não fui eu” do poeta José Paulo Paes, como recurso para se trabalhar o texto poético, com vistas à promoção do letramento literário. Através de uma metodologia centrada na pesquisa-ação, foram realizadas descrições e análises de intervenções em uma sala de aula composta por alunos do 9˚ ano da rede municipal de Bauru/SP. As contribuições de Octavio Paz sobre o conceito de poesia e poema, bem como a proposta de proposta de intervenção didática de Rildo Cosson (2012), entre outros, formam o referencial teórico da pesquisa. Como instrumento de coleta de dados, utilizamos a observação do envolvimento dos participantes nas discussões realizadas, a análise do material escrito pelos estudantes e a aplicação de um questionário sobre a pertinência das atividades trabalhadas. Os dados analisados apontam para a importância do professor de Língua Portuguesa como mediador na interação entre texto e leitor, pois motiva a leitura e a produção textual; e que as dificuldades encontradas não impedem que haja a fruição dos poemas. Também se constatou que a proposta de intervenção didática pode ser uma metodologia importante para o aperfeiçoamento do letramento literário, pois possibilitou que os alunos conhecessem textos que dialogam com o cotidiano, estabelecessem relações intertextuais e realizassem inferências, tornando-os interlocutores ativos no processo de leitura. Esperamos que os resultados colaborem para que os educadores possam aprimorar sua prática pedagógica no que tange ao trabalho com o poema e que os discentes tenham a oportunidade de entrar em contato com a fruição da poesia através de textos significativos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-06T22:43:09Z
2018-04-06T22:43:09Z
2018-02-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/153432
000899455
33004048019P1
url http://hdl.handle.net/11449/153432
identifier_str_mv 000899455
33004048019P1
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129148752756736