O artigo definido e propostas de exercícios sob um viés predicativo e enunciativo: consciência gramatical, criatividade e autonomia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Turci, Raquel de Lima [UNESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/141518
Resumo: Este trabalho teve como principal objetivo criar um outro modo de ensino da língua materna, elaborando exercícios que desenvolvam, do ponto de vista linguístico, a consciência gramatical, criatividade e autonomia por meio do estímulo à atividade epilinguística dos estudantes. Para isso, nos baseamos a todo momento, na proposta reflexiva presente na Teoria das Operações Predicativas e Enunciativas. Essa teoria, diferentemente de outras, trabalha as línguas sempre articuladas à linguagem, o léxico à gramática, e, embora tenha por foco o entendimento de como se dão as operações de linguagem ao transformarem ideias em enunciados, não desconsidera o sujeito enunciador em toda sua dimensão psicossociológica ao estabelecer suas reflexões linguísticas. Desenvolvemos esse objetivo, portanto, procurando compreender, especificamente, como funciona a categoria do artigo definido no português brasileiro, analisando produções textuais de educandos dos anos finais do ensino fundamental de uma escola municipal e, partindo disso, elaboramos exercícios que fossem voltados ao ensino e reflexões a respeito de tal conteúdo, sem perder de vista, contudo, o estímulo à consciência gramatical, criatividade e autonomia dos estudantes. Também analisamos alguns livros didáticos a fim de melhor entendermos o que, do ponto de vista institucional, tem-se preconizado para o trabalho com a gramática em sala de aula. Por fim, buscamos, dentro de nossas limitações e das limitações do próprio material didático, aproveitar deles tudo aquilo que julgamos interessante para o desenvolvimento desse nosso outro modo de trabalhar com língua portuguesa na educação formal: o que se dá por meio do estímulo à nossa atividade epilinguística e a dos estudantes. O ensino tradicional dos conteúdos gramaticais estuda a categoria artigo definido em si mesma, sem articulá-la com as operações da linguagem e articulando-a muito pouco com o contexto linguístico no qual foi enunciada. Indo para além desse tipo de análise, portanto, o pesquisador Antoine Culioli ao articular língua e linguagem, buscando aquilo que há de invariante dentro da variação radical existente nas diferentes línguas e dentro de uma mesma língua, permite-nos pensar um outro fazer pedagógico para o ensino de línguas.
id UNSP_b7d294bdd286e1b87990559353f04404
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/141518
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O artigo definido e propostas de exercícios sob um viés predicativo e enunciativo: consciência gramatical, criatividade e autonomiaThe defined article and proposed exercises under a predicative and enunciative bias: grammatical consciousness, creativity and autonomyEnsino da língua maternaTeoria das Operações Predicativas e EnunciativasConsciência gramaticalCriatividadeAutonomiaAtividade epilinguísticaNative language teachingTheory of Predicative and Enunciative OperationsGrammatical consciousnessCreativityAutonomyEpilinguistics activityEste trabalho teve como principal objetivo criar um outro modo de ensino da língua materna, elaborando exercícios que desenvolvam, do ponto de vista linguístico, a consciência gramatical, criatividade e autonomia por meio do estímulo à atividade epilinguística dos estudantes. Para isso, nos baseamos a todo momento, na proposta reflexiva presente na Teoria das Operações Predicativas e Enunciativas. Essa teoria, diferentemente de outras, trabalha as línguas sempre articuladas à linguagem, o léxico à gramática, e, embora tenha por foco o entendimento de como se dão as operações de linguagem ao transformarem ideias em enunciados, não desconsidera o sujeito enunciador em toda sua dimensão psicossociológica ao estabelecer suas reflexões linguísticas. Desenvolvemos esse objetivo, portanto, procurando compreender, especificamente, como funciona a categoria do artigo definido no português brasileiro, analisando produções textuais de educandos dos anos finais do ensino fundamental de uma escola municipal e, partindo disso, elaboramos exercícios que fossem voltados ao ensino e reflexões a respeito de tal conteúdo, sem perder de vista, contudo, o estímulo à consciência gramatical, criatividade e autonomia dos estudantes. Também analisamos alguns livros didáticos a fim de melhor entendermos o que, do ponto de vista institucional, tem-se preconizado para o trabalho com a gramática em sala de aula. Por fim, buscamos, dentro de nossas limitações e das limitações do próprio material didático, aproveitar deles tudo aquilo que julgamos interessante para o desenvolvimento desse nosso outro modo de trabalhar com língua portuguesa na educação formal: o que se dá por meio do estímulo à nossa atividade epilinguística e a dos estudantes. O ensino tradicional dos conteúdos gramaticais estuda a categoria artigo definido em si mesma, sem articulá-la com as operações da linguagem e articulando-a muito pouco com o contexto linguístico no qual foi enunciada. Indo para além desse tipo de análise, portanto, o pesquisador Antoine Culioli ao articular língua e linguagem, buscando aquilo que há de invariante dentro da variação radical existente nas diferentes línguas e dentro de uma mesma língua, permite-nos pensar um outro fazer pedagógico para o ensino de línguas.This dissertation had as its main goal create another way to teach native language, developing exercises that develop, in the linguistic point of view, the grammatical consciousness, creativity and autonomy through the stimulus to epilinguistics activity of the students. For this, we based every time in the reflective proposal present in the Theory of Predicative and Enunciative Operations. This theory, differentially of the others, works the idioms always articulated with the language, the lexical with the grammar, and, although it has as focus the understanding of the way as the language operations work when it transform ideas in statements, it does not disregard the enunciating subject in its whole psychosociological dimension when it establish its linguistics reflections. Thus, we developed this objective trying to understanding, specifically, how the defined article category works in the Brazilian Portuguese, analyzing textual productions of students of the final years of the elementary school of a municipal school and we elaborated exercises that were directed to the teaching and to reflections on such content, without losing sight, however, the stimulus to the grammatical awareness, creativity and autonomy of the students. We also analyzed some didactic books in order to better understand what, from an institutional point of view, it has been recommended to work with grammar in classroom. At last, within our limitations and the limitations of the courseware, we seek to take advantage of them all that we find interesting for the development of this our another way to work with the Portuguese language in formal education: it is through the stimulus to our epilinguistics activity and to the students epilinguistics activity. The traditional teaching of such contents studies the definite article category in itself, without articulating it with the operations of language and linking it very little with linguistic context in which it was enunciated. Therefore, going beyond this type of analysis, when the researcher Antoine Culioli articulate idiom and language, seeking for what is invariant within the existing radical change in different idioms and within the same idiom, he allows us to think another pedagogical do for the idioms teaching.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rezende, Letícia Marcondes [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Turci, Raquel de Lima [UNESP]2016-07-18T12:41:23Z2016-07-18T12:41:23Z2016-05-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/14151800087074233004030009P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-15T06:09:53Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141518Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-15T06:09:53Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O artigo definido e propostas de exercícios sob um viés predicativo e enunciativo: consciência gramatical, criatividade e autonomia
The defined article and proposed exercises under a predicative and enunciative bias: grammatical consciousness, creativity and autonomy
title O artigo definido e propostas de exercícios sob um viés predicativo e enunciativo: consciência gramatical, criatividade e autonomia
spellingShingle O artigo definido e propostas de exercícios sob um viés predicativo e enunciativo: consciência gramatical, criatividade e autonomia
Turci, Raquel de Lima [UNESP]
Ensino da língua materna
Teoria das Operações Predicativas e Enunciativas
Consciência gramatical
Criatividade
Autonomia
Atividade epilinguística
Native language teaching
Theory of Predicative and Enunciative Operations
Grammatical consciousness
Creativity
Autonomy
Epilinguistics activity
title_short O artigo definido e propostas de exercícios sob um viés predicativo e enunciativo: consciência gramatical, criatividade e autonomia
title_full O artigo definido e propostas de exercícios sob um viés predicativo e enunciativo: consciência gramatical, criatividade e autonomia
title_fullStr O artigo definido e propostas de exercícios sob um viés predicativo e enunciativo: consciência gramatical, criatividade e autonomia
title_full_unstemmed O artigo definido e propostas de exercícios sob um viés predicativo e enunciativo: consciência gramatical, criatividade e autonomia
title_sort O artigo definido e propostas de exercícios sob um viés predicativo e enunciativo: consciência gramatical, criatividade e autonomia
author Turci, Raquel de Lima [UNESP]
author_facet Turci, Raquel de Lima [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rezende, Letícia Marcondes [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Turci, Raquel de Lima [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da língua materna
Teoria das Operações Predicativas e Enunciativas
Consciência gramatical
Criatividade
Autonomia
Atividade epilinguística
Native language teaching
Theory of Predicative and Enunciative Operations
Grammatical consciousness
Creativity
Autonomy
Epilinguistics activity
topic Ensino da língua materna
Teoria das Operações Predicativas e Enunciativas
Consciência gramatical
Criatividade
Autonomia
Atividade epilinguística
Native language teaching
Theory of Predicative and Enunciative Operations
Grammatical consciousness
Creativity
Autonomy
Epilinguistics activity
description Este trabalho teve como principal objetivo criar um outro modo de ensino da língua materna, elaborando exercícios que desenvolvam, do ponto de vista linguístico, a consciência gramatical, criatividade e autonomia por meio do estímulo à atividade epilinguística dos estudantes. Para isso, nos baseamos a todo momento, na proposta reflexiva presente na Teoria das Operações Predicativas e Enunciativas. Essa teoria, diferentemente de outras, trabalha as línguas sempre articuladas à linguagem, o léxico à gramática, e, embora tenha por foco o entendimento de como se dão as operações de linguagem ao transformarem ideias em enunciados, não desconsidera o sujeito enunciador em toda sua dimensão psicossociológica ao estabelecer suas reflexões linguísticas. Desenvolvemos esse objetivo, portanto, procurando compreender, especificamente, como funciona a categoria do artigo definido no português brasileiro, analisando produções textuais de educandos dos anos finais do ensino fundamental de uma escola municipal e, partindo disso, elaboramos exercícios que fossem voltados ao ensino e reflexões a respeito de tal conteúdo, sem perder de vista, contudo, o estímulo à consciência gramatical, criatividade e autonomia dos estudantes. Também analisamos alguns livros didáticos a fim de melhor entendermos o que, do ponto de vista institucional, tem-se preconizado para o trabalho com a gramática em sala de aula. Por fim, buscamos, dentro de nossas limitações e das limitações do próprio material didático, aproveitar deles tudo aquilo que julgamos interessante para o desenvolvimento desse nosso outro modo de trabalhar com língua portuguesa na educação formal: o que se dá por meio do estímulo à nossa atividade epilinguística e a dos estudantes. O ensino tradicional dos conteúdos gramaticais estuda a categoria artigo definido em si mesma, sem articulá-la com as operações da linguagem e articulando-a muito pouco com o contexto linguístico no qual foi enunciada. Indo para além desse tipo de análise, portanto, o pesquisador Antoine Culioli ao articular língua e linguagem, buscando aquilo que há de invariante dentro da variação radical existente nas diferentes línguas e dentro de uma mesma língua, permite-nos pensar um outro fazer pedagógico para o ensino de línguas.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-18T12:41:23Z
2016-07-18T12:41:23Z
2016-05-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/141518
000870742
33004030009P4
url http://hdl.handle.net/11449/141518
identifier_str_mv 000870742
33004030009P4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799964937583329280