Atendimento odontológico humanizado: abordagem curricular nos cursos de Odontologia de natureza administrativa privada da região sudeste
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/155190 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-05-03/000880659.pdf |
Resumo: | A formação do odontólogo alicerçada em projeto pedagógico com foco na cidadania contextualizada com as reais demandas da comunidade implica na formação do cirurgião-dentista que compreende a Odontologia como o atendimento humanizado e o acolhimento ao paciente muito além da habilidade técnica. Falar de humanização no atendimento odontológico assume grande importância quando se percebe que a evolução científica e técnica na Odontologia foi marcada pelo descompasso em relação à qualidade do contato humano. Curar na Odontologia ultrapassa o campo do conhecimento científico. Por isso, a atuação odontológica oscila no equilíbrio entre a habilidade técnica, a formação científica e a visão humanista da promoção da saúde. Hoje entendemos a humanização na Odontologia alicerçada no tripé acolhimento e direito do usuário, prática odontológica e construção de um modelo organizacional humanizado. A integração curricular das dimensões ética, humanística, técnica e científica do processo ensino/aprendizado é um importante e atual desafio do campo da formação dos profissionais da Odontologia. O presente trabalho tem o objetivo de levantar, orientado pela análise dos conteúdos curriculares, a inclusão de Disciplina voltada para o estudo e prática da teoria da humanização nas atuações cotidianas na Odontologia visando à qualidade do relacionamento profissional/paciente nos Cursos de Odontologia de origem administrativa privada da região sudeste. Os resultados obtidos mostram que dos 94 cursos de Odontologia oferecidos 47.9% apresentam Disciplina com caráter obrigatório e 4.3% com caráter optativo. 29.77% dos Cursos não ofertam Disciplina e 18,1% não fornecem dados para análise. Os resultados obtidos sugerem a necessidade de reformulação dos Projetos Pedagógicos nas instituições... |
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