Perspectivas de como são realizadas as avaliações na iniciação esportiva do futebol

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Álvaro José Marques
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/217411
Resumo: O esporte ao longo do tempo, sofreu diversas transformações, o futebol não foi diferente, em que começou a ser praticado como jogos populares chegando ao patamar de esporte espetáculo, tornando-se o futebol moderno. Tal influência teve impacto na cultura brasileira, estimulando muitas crianças a praticarem através da iniciação esportiva. Porém, a iniciação esportiva não teve essas transformações no mesmo ritmo, na qual ainda se encontra subordinada ao alto rendimento, por mais que houve avanços nas pesquisas sobre a pedagogia do esporte. Esta subordinação leva a reprodução do método de ensino tradicional, através do ensino analítico, fragmentado e descontextualizado que não compactua com os objetivos específicos do esporte como meio educacional. Refletindo na falta de utilização de métodos avaliativos sistematizados no processo de ensino-aprendizagem do futebol pelos professores durante suas práticas de ensino. Desta forma, o objetivo deste estudo foi investigar como são realizadas as avaliações dos alunos na iniciação esportiva do futebol, através da visão dos professores, comparando com os métodos de avaliação encontrados na literatura. Foi adotada a pesquisa exploratória, através de dados coletados por meio de questionário online. Participaram da pesquisa dezesseis professores das cidades do estado de São Paulo. Dentre os professores, quatro relataram não realizar avaliações com os alunos. Já entre as respostas dos doze professores, 43,75% utilizam como principal método de avaliação a observação; 12,5% utilizam avaliações físicas; 25% utilizam avaliações técnicas dos fundamentos e habilidades do futebol; 18,75% realizam avaliações táticas. Através da análise de dados foi possível concluir que falta conhecimento conceitual sobre avaliação e sua aplicação no processo de ensino-aprendizagem, bem como, a necessidade de de novos estudos sobre o tema, para que possa contribuir com o corpo de conhecimento na área e que possa influenciar na prática de ensino que vem sendo reproduzida na iniciação esportiva, criticada na literatura.
id UNSP_b84f7131cfe812b6ccc09d7819d9f209
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/217411
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Perspectivas de como são realizadas as avaliações na iniciação esportiva do futebolPerspectives on how they are presented as estimates in football sports initiationPerspectivas sobre cómo se presentan como estimaciones en la iniciación deportiva futbolísticaAvaliação educacionalAprendizagemTreinadores de futebolFutebolO esporte ao longo do tempo, sofreu diversas transformações, o futebol não foi diferente, em que começou a ser praticado como jogos populares chegando ao patamar de esporte espetáculo, tornando-se o futebol moderno. Tal influência teve impacto na cultura brasileira, estimulando muitas crianças a praticarem através da iniciação esportiva. Porém, a iniciação esportiva não teve essas transformações no mesmo ritmo, na qual ainda se encontra subordinada ao alto rendimento, por mais que houve avanços nas pesquisas sobre a pedagogia do esporte. Esta subordinação leva a reprodução do método de ensino tradicional, através do ensino analítico, fragmentado e descontextualizado que não compactua com os objetivos específicos do esporte como meio educacional. Refletindo na falta de utilização de métodos avaliativos sistematizados no processo de ensino-aprendizagem do futebol pelos professores durante suas práticas de ensino. Desta forma, o objetivo deste estudo foi investigar como são realizadas as avaliações dos alunos na iniciação esportiva do futebol, através da visão dos professores, comparando com os métodos de avaliação encontrados na literatura. Foi adotada a pesquisa exploratória, através de dados coletados por meio de questionário online. Participaram da pesquisa dezesseis professores das cidades do estado de São Paulo. Dentre os professores, quatro relataram não realizar avaliações com os alunos. Já entre as respostas dos doze professores, 43,75% utilizam como principal método de avaliação a observação; 12,5% utilizam avaliações físicas; 25% utilizam avaliações técnicas dos fundamentos e habilidades do futebol; 18,75% realizam avaliações táticas. Através da análise de dados foi possível concluir que falta conhecimento conceitual sobre avaliação e sua aplicação no processo de ensino-aprendizagem, bem como, a necessidade de de novos estudos sobre o tema, para que possa contribuir com o corpo de conhecimento na área e que possa influenciar na prática de ensino que vem sendo reproduzida na iniciação esportiva, criticada na literatura.The sport over time has undergone several transformations, football was no different, in which it began to be practiced as popular games reaching the level of spectacle sport, becoming modern football. Such influence had an impact on Brazilian culture, encouraging many children to practice through sports initiation. However, sports initiation did not have these changes at the same pace, in which it is still subordinated to high performance, even though there have been advances in research on sport pedagogy. This subordination leads to the reproduction of the traditional teaching method, through analytical, fragmented and decontextualized teaching that does not comply with the specific objectives of sport as an educational medium. Reflecting on the lack of use of systematic evaluation methods in the teaching-learning process of football by teachers during their teaching practices. In this way, the objective of this study was to investigate how the evaluations of the students in the sports initiation of soccer are carried out, through the teachers' point of view, comparing with the evaluation methods found in the literature. Exploratory research was adopted, through data collected through an online questionnaire. Sixteen teachers from the cities of the state of São Paulo participated in the research. Among the teachers, four reported not carrying out assessments with the students. Among the responses of the twelve teachers, 43.75% use observation as the main evaluation method; 12.5% ​​use physical assessments; 25% use technical assessments of football fundamentals and skills; 18.75% perform tactical assessments. Through data analysis, it was possible to conclude that there is a lack of conceptual knowledge about evaluation and its application in the teaching-learning process, as well as the need for new studies on the subject, so that it can contribute to the body of knowledge in the area and that may influence the teaching practice that has been reproduced in sports initiation, criticized in the literature.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Prado Junior, Milton Vieira doUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Teixeira, Álvaro José Marques2022-03-28T10:57:36Z2022-03-28T10:57:36Z2020-03-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/217411porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-24T06:06:58Zoai:repositorio.unesp.br:11449/217411Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:48:55.282207Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Perspectivas de como são realizadas as avaliações na iniciação esportiva do futebol
Perspectives on how they are presented as estimates in football sports initiation
Perspectivas sobre cómo se presentan como estimaciones en la iniciación deportiva futbolística
title Perspectivas de como são realizadas as avaliações na iniciação esportiva do futebol
spellingShingle Perspectivas de como são realizadas as avaliações na iniciação esportiva do futebol
Teixeira, Álvaro José Marques
Avaliação educacional
Aprendizagem
Treinadores de futebol
Futebol
title_short Perspectivas de como são realizadas as avaliações na iniciação esportiva do futebol
title_full Perspectivas de como são realizadas as avaliações na iniciação esportiva do futebol
title_fullStr Perspectivas de como são realizadas as avaliações na iniciação esportiva do futebol
title_full_unstemmed Perspectivas de como são realizadas as avaliações na iniciação esportiva do futebol
title_sort Perspectivas de como são realizadas as avaliações na iniciação esportiva do futebol
author Teixeira, Álvaro José Marques
author_facet Teixeira, Álvaro José Marques
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Prado Junior, Milton Vieira do
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Álvaro José Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação educacional
Aprendizagem
Treinadores de futebol
Futebol
topic Avaliação educacional
Aprendizagem
Treinadores de futebol
Futebol
description O esporte ao longo do tempo, sofreu diversas transformações, o futebol não foi diferente, em que começou a ser praticado como jogos populares chegando ao patamar de esporte espetáculo, tornando-se o futebol moderno. Tal influência teve impacto na cultura brasileira, estimulando muitas crianças a praticarem através da iniciação esportiva. Porém, a iniciação esportiva não teve essas transformações no mesmo ritmo, na qual ainda se encontra subordinada ao alto rendimento, por mais que houve avanços nas pesquisas sobre a pedagogia do esporte. Esta subordinação leva a reprodução do método de ensino tradicional, através do ensino analítico, fragmentado e descontextualizado que não compactua com os objetivos específicos do esporte como meio educacional. Refletindo na falta de utilização de métodos avaliativos sistematizados no processo de ensino-aprendizagem do futebol pelos professores durante suas práticas de ensino. Desta forma, o objetivo deste estudo foi investigar como são realizadas as avaliações dos alunos na iniciação esportiva do futebol, através da visão dos professores, comparando com os métodos de avaliação encontrados na literatura. Foi adotada a pesquisa exploratória, através de dados coletados por meio de questionário online. Participaram da pesquisa dezesseis professores das cidades do estado de São Paulo. Dentre os professores, quatro relataram não realizar avaliações com os alunos. Já entre as respostas dos doze professores, 43,75% utilizam como principal método de avaliação a observação; 12,5% utilizam avaliações físicas; 25% utilizam avaliações técnicas dos fundamentos e habilidades do futebol; 18,75% realizam avaliações táticas. Através da análise de dados foi possível concluir que falta conhecimento conceitual sobre avaliação e sua aplicação no processo de ensino-aprendizagem, bem como, a necessidade de de novos estudos sobre o tema, para que possa contribuir com o corpo de conhecimento na área e que possa influenciar na prática de ensino que vem sendo reproduzida na iniciação esportiva, criticada na literatura.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-18
2022-03-28T10:57:36Z
2022-03-28T10:57:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/217411
url http://hdl.handle.net/11449/217411
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128566456483840