Avaliação do desenvolvimento global de crianças portadoras de atraso no desenvolvimento através da implementação do inventário portage
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2003 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ100.htm http://hdl.handle.net/11449/148383 |
Resumo: | Este trabalho integra o Projeto de Extensão Universitária – Programa de Educação de Pais e de Estimulação junto à criança com atraso de desenvolvimento. O principal objetivo deste trabalho é acompanhar o processo de desenvolvimento infantil nas áreas de socialização, cognição, linguagem e desenvolvimento motor, através de um programa de estimulação e de uma avaliação periódica de crianças portadoras de atrasos desenvolvimentais. Os participantes deste projeto são cinco crianças portadoras de atraso no desenvolvimento, com idade cronológica variando de sete a dez anos no início do estudo. As crianças são atendidas semanalmente nas salas de ludoterapia e de estimulação pertencentes ao Centro de Estudos, Assessoria e Orientação Educativa “Dante Moreira Leite” (CEAO) da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara (FCLAr), por estudantes do curso de Pedagogia que estagiam no local. O referido Centro é aberto ao público e destina-se ao estudo e à promoção do desenvolvimento infantil e do adolescente, atendendo instituições como Escolas, Centros de Educação e Recreação, Centros de Saúde, Creches e Centros de Reabilitação com o objetivo de assessorar trabalhos e de promover programas na área de educação e saúde. A avaliação global do desenvolvimento das crianças que se encontram em atendimento são efetuadas por meio da utilização do Guia Portage (instrumento avaliativo que também permite a proposição de atividades pertinentes à estimulação), traduzido e estruturado por Williams e Aiello. Os atendimentos são importantes na medida em que constituem um novo contexto de desenvolvimento para estas crianças, ampliando o universo de suas relações e o repertório de papéis por elas desenvolvidas durante as seqüências interativas, atividades estas, que de acordo com a Perspectiva Ecológica, viabilizam o processo de desenvolvimento infantil. A partir do processo de estimulação, da observação e da análise dos dados obtidos, os resultados comprovam os progressos obtidos na aquisição das habilidades infantis, como por exemplo, o nível de independência e a desenvoltura demonstradas por estas durante as atividades lúdicas propostas pelas estimuladoras, auxiliando também no direcionamento das futuras sessões de estimulação. Tal constatação serve para confirmar que o desenvolvimento infantil está diretamente relacionado com as relações sociais estabelecidas pelas crianças, bem como a participação em contextos de socialização diferenciados e a diversidade de papéis por elas desenvolvidas. |
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