Avaliação da Síndrome de Burnout em alunos e professores da escola estadual Deputado Bady Bassitt durante a pandemia de COVID-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Kamila Regina de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Zucão, Ana Clara Albertin
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/216031
Resumo: O isolamento social, medida de prevenção adotada para o controle da pandemia de COVID-19, afetou diversas esferas da sociedade como a economia, a política e a educação, evidenciando e acentuando as desigualdades no Brasil, com as portas fechadas, a escola viu a necessidade de se reinventar, encontrando no ensino remoto um instrumento para a manutenção da relação professor-aluno. Quando pensamos nos alunos do ensino médio, falamos de estudantes entre 15-18 anos de idade, fase da vida marcada por mudanças físicas e psicológicas, que por si só, já são fatores estressores. O estresse é ocasionado pela necessidade de adaptação a uma circunstância e não pela causa da tensão em si. A síndrome de Burnout por sua vez, é uma é uma resposta emocional a situações de estresse crônico em situações intensas de trabalho com outras pessoas, sendo um estresse de caráter duradouro vinculado às situações de trabalho, sendo resultante da constante e repetitiva pressão emocional atrelada ao intenso envolvimento com pessoas por longos períodos. Na educação, o Burnout é um fenômeno complexo e multidimensional não dizendo respeito apenas à sala de aula ou ao contexto institucional, mas sim a todos os fatores desta relação. A ocorrência em professores tem sido considerada um fenômeno psicossocial relevante pois afeta não somente o docente, mas todo o ambiente educacional, uma vez que os profissionais atingidos pela síndrome desenvolvem um processo de alienação, desumanização e apatia. Em nosso trabalho, constatamos que seis alunos do ensino médio da Escola Deputado Bady Bassit se enquadraram na síndrome, sendo a maioria dos anos finais do ensino médio e que 18 alunos apresentam quadro de exaustão, 19 de descrença e 15 se sentem inadequados como aluno, sendo a maioria mulheres, quanto aos professores e gestores não houve quadro de Burnout, no entanto as respostas quanto desgaste psíquico podem ser indicativos de que, no futuro, a síndrome pode ser uma realidade. Esses resultados refletem o momento atual, em que constantemente há necessidade de adaptação dos professores e alunos, que dividem sua realidade no modo online e presencial, além das inseguranças quanto saúde e instabilidade financeira ocasionadas no período pandêmico. Dessa forma, o material didático elaborado objetiva esclarecer os efeitos do estresse em nosso corpo e como podemos reconhecê-lo para evitar que o mesmo se torne crônico.
id UNSP_b924638b567c835fe9957d9da8c7d57e
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/216031
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Avaliação da Síndrome de Burnout em alunos e professores da escola estadual Deputado Bady Bassitt durante a pandemia de COVID-19Evaluation of Burnout Syndrome in students and teachers of the state school Deputado Bady Bassitt during the COVID-19 pandemicBurnoutEstudantesProfessoresStudentsTeachersO isolamento social, medida de prevenção adotada para o controle da pandemia de COVID-19, afetou diversas esferas da sociedade como a economia, a política e a educação, evidenciando e acentuando as desigualdades no Brasil, com as portas fechadas, a escola viu a necessidade de se reinventar, encontrando no ensino remoto um instrumento para a manutenção da relação professor-aluno. Quando pensamos nos alunos do ensino médio, falamos de estudantes entre 15-18 anos de idade, fase da vida marcada por mudanças físicas e psicológicas, que por si só, já são fatores estressores. O estresse é ocasionado pela necessidade de adaptação a uma circunstância e não pela causa da tensão em si. A síndrome de Burnout por sua vez, é uma é uma resposta emocional a situações de estresse crônico em situações intensas de trabalho com outras pessoas, sendo um estresse de caráter duradouro vinculado às situações de trabalho, sendo resultante da constante e repetitiva pressão emocional atrelada ao intenso envolvimento com pessoas por longos períodos. Na educação, o Burnout é um fenômeno complexo e multidimensional não dizendo respeito apenas à sala de aula ou ao contexto institucional, mas sim a todos os fatores desta relação. A ocorrência em professores tem sido considerada um fenômeno psicossocial relevante pois afeta não somente o docente, mas todo o ambiente educacional, uma vez que os profissionais atingidos pela síndrome desenvolvem um processo de alienação, desumanização e apatia. Em nosso trabalho, constatamos que seis alunos do ensino médio da Escola Deputado Bady Bassit se enquadraram na síndrome, sendo a maioria dos anos finais do ensino médio e que 18 alunos apresentam quadro de exaustão, 19 de descrença e 15 se sentem inadequados como aluno, sendo a maioria mulheres, quanto aos professores e gestores não houve quadro de Burnout, no entanto as respostas quanto desgaste psíquico podem ser indicativos de que, no futuro, a síndrome pode ser uma realidade. Esses resultados refletem o momento atual, em que constantemente há necessidade de adaptação dos professores e alunos, que dividem sua realidade no modo online e presencial, além das inseguranças quanto saúde e instabilidade financeira ocasionadas no período pandêmico. Dessa forma, o material didático elaborado objetiva esclarecer os efeitos do estresse em nosso corpo e como podemos reconhecê-lo para evitar que o mesmo se torne crônico.Social isolation, a preventive measure adopted to control the COVID-19 pandemic, affected various spheres of society such as the economy, politics and education, highlighting and accentuating how inequalities in Brazil, with closed doors, the school saw the need to reinvent oneself, finding in remote learning an instrument to maintain the teacher-student relationship. When we think of high school students, we are talking about students between 15-18 years of age, a stage of life altered by physical and psychological changes, which in themselves are already stressful factors. Stress is caused by the need to adapt to the circumstance and not the cause of the tension itself. Burnout syndrome, in turn, is an emotional response to hypotheses of chronic stress in situations of working with other people, with a lasting effect of stress linked to work situations, resulting from the constant and repetitive emotional pressure linked to the intense involved with people for long periods. In education, Burnout is a complex and multidimensional phenomenon that concerns not only the classroom or the institutional context, but all factors in this relationship. Occurrence in teachers has been considered a relevant psychosocial phenomenon because it affects not only the teacher, but the entire educational environment, since professionals affected by the syndrome develop a process of alienation, dehumanization and apathy. In our work, we found that six high school students from Escola Deputado Bady Bassit fell into the syndrome, most of them in the final years of high school and that 18 students were exhausted, 19 were described and 15 feel inadequate as a student, the majority being women. as for teachers and administrators, there was no burnout condition, however the answers regarding the psychic exhaustion may be indicative that, in the future, the syndrome may be a reality. These results reflect the current moment, in which there is a constant need for adaptation by teachers and students, who share their reality online and in person, in addition to the insecurities regarding health and financial instability caused during the pandemic period. Thus, the didactic material developed aims to clarify the effects of stress on our body and how we can recognize it to prevent it from becoming chronic.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Martins, Raul Aragão [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Kamila Regina deZucão, Ana Clara Albertin2022-01-24T15:01:32Z2022-01-24T15:01:32Z2022-01-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/216031porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-20T06:03:55Zoai:repositorio.unesp.br:11449/216031Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:23:40.133727Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da Síndrome de Burnout em alunos e professores da escola estadual Deputado Bady Bassitt durante a pandemia de COVID-19
Evaluation of Burnout Syndrome in students and teachers of the state school Deputado Bady Bassitt during the COVID-19 pandemic
title Avaliação da Síndrome de Burnout em alunos e professores da escola estadual Deputado Bady Bassitt durante a pandemia de COVID-19
spellingShingle Avaliação da Síndrome de Burnout em alunos e professores da escola estadual Deputado Bady Bassitt durante a pandemia de COVID-19
Souza, Kamila Regina de
Burnout
Estudantes
Professores
Students
Teachers
title_short Avaliação da Síndrome de Burnout em alunos e professores da escola estadual Deputado Bady Bassitt durante a pandemia de COVID-19
title_full Avaliação da Síndrome de Burnout em alunos e professores da escola estadual Deputado Bady Bassitt durante a pandemia de COVID-19
title_fullStr Avaliação da Síndrome de Burnout em alunos e professores da escola estadual Deputado Bady Bassitt durante a pandemia de COVID-19
title_full_unstemmed Avaliação da Síndrome de Burnout em alunos e professores da escola estadual Deputado Bady Bassitt durante a pandemia de COVID-19
title_sort Avaliação da Síndrome de Burnout em alunos e professores da escola estadual Deputado Bady Bassitt durante a pandemia de COVID-19
author Souza, Kamila Regina de
author_facet Souza, Kamila Regina de
Zucão, Ana Clara Albertin
author_role author
author2 Zucão, Ana Clara Albertin
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Raul Aragão [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Kamila Regina de
Zucão, Ana Clara Albertin
dc.subject.por.fl_str_mv Burnout
Estudantes
Professores
Students
Teachers
topic Burnout
Estudantes
Professores
Students
Teachers
description O isolamento social, medida de prevenção adotada para o controle da pandemia de COVID-19, afetou diversas esferas da sociedade como a economia, a política e a educação, evidenciando e acentuando as desigualdades no Brasil, com as portas fechadas, a escola viu a necessidade de se reinventar, encontrando no ensino remoto um instrumento para a manutenção da relação professor-aluno. Quando pensamos nos alunos do ensino médio, falamos de estudantes entre 15-18 anos de idade, fase da vida marcada por mudanças físicas e psicológicas, que por si só, já são fatores estressores. O estresse é ocasionado pela necessidade de adaptação a uma circunstância e não pela causa da tensão em si. A síndrome de Burnout por sua vez, é uma é uma resposta emocional a situações de estresse crônico em situações intensas de trabalho com outras pessoas, sendo um estresse de caráter duradouro vinculado às situações de trabalho, sendo resultante da constante e repetitiva pressão emocional atrelada ao intenso envolvimento com pessoas por longos períodos. Na educação, o Burnout é um fenômeno complexo e multidimensional não dizendo respeito apenas à sala de aula ou ao contexto institucional, mas sim a todos os fatores desta relação. A ocorrência em professores tem sido considerada um fenômeno psicossocial relevante pois afeta não somente o docente, mas todo o ambiente educacional, uma vez que os profissionais atingidos pela síndrome desenvolvem um processo de alienação, desumanização e apatia. Em nosso trabalho, constatamos que seis alunos do ensino médio da Escola Deputado Bady Bassit se enquadraram na síndrome, sendo a maioria dos anos finais do ensino médio e que 18 alunos apresentam quadro de exaustão, 19 de descrença e 15 se sentem inadequados como aluno, sendo a maioria mulheres, quanto aos professores e gestores não houve quadro de Burnout, no entanto as respostas quanto desgaste psíquico podem ser indicativos de que, no futuro, a síndrome pode ser uma realidade. Esses resultados refletem o momento atual, em que constantemente há necessidade de adaptação dos professores e alunos, que dividem sua realidade no modo online e presencial, além das inseguranças quanto saúde e instabilidade financeira ocasionadas no período pandêmico. Dessa forma, o material didático elaborado objetiva esclarecer os efeitos do estresse em nosso corpo e como podemos reconhecê-lo para evitar que o mesmo se torne crônico.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-24T15:01:32Z
2022-01-24T15:01:32Z
2022-01-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/216031
url http://hdl.handle.net/11449/216031
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128507604107264