O livro escolar no Maranhão império: produção, circulação e prescrições

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Velázquez Castellanos, Samuel Luis [UNESP]
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/103078
Resumo: Nesta pesquisa procurou-se compreender a representatividade dos livros escolares no Maranhão Império e a sua representação no ensino, tendo como recorte a sua produção e indicações de uso nas instituições escolares públicas e particulares de instrução primária e secundária. Procurou-se desvelar o universo do livro a partir dos jornais e dos seus agentes como os escritores, tipógrafos, redatores e colaboradores, que usaram este veículo para divulgarem suas idéias, criticar seus adversários e/ou se defenderem de diferentes formas de acusações e, para além disso, nos interessou em especial, verificar a importância da imprensa como lugar privilegiado da sociedade maranhense para reivindicar, criticar e oferecer para compra e doação, livros de diversa natureza e, em particular, os que se destinavam ao ensino das primeiras letras e das cadeiras ensinadas no secundário, com relevo ao Liceu Maranhense. Tratou-se de relacionar a produção, a circulação e as indicações de uso dos livros a um leitor escolarizado, mas também se buscou compreender outros lugares de leitura, exterior às escolas, como o gabinete de leitura, as bibliotecas e as conferências populares e pedagógicas. Relacionou-se a produção, a distribuição e as prescrições dos livros a partir das necessidades e interesses prementes para a organização e o funcionamento das escolas, assim como para a uniformização dos saberes onde os livros exerciam particular importância nesse desiderato. Discorreu-se sobre o processo de adoção, aprovação ou rejeição dos livros pelos órgãos de competência do governo como a Congregação do Liceu ou o Conselho da Instrução Pública e os seus atores como os Presidentes da Província, os Inspetores da Instrução Pública, os Delegados Literários e os professores. Verificou-se a procedência, as temáticas...
id UNSP_b95e1b839fad4f6ef58b62a84b698d21
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/103078
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O livro escolar no Maranhão império: produção, circulação e prescriçõesEducaçãoLivros didaticos - Maranhão - Séc. XIXTextbooksNesta pesquisa procurou-se compreender a representatividade dos livros escolares no Maranhão Império e a sua representação no ensino, tendo como recorte a sua produção e indicações de uso nas instituições escolares públicas e particulares de instrução primária e secundária. Procurou-se desvelar o universo do livro a partir dos jornais e dos seus agentes como os escritores, tipógrafos, redatores e colaboradores, que usaram este veículo para divulgarem suas idéias, criticar seus adversários e/ou se defenderem de diferentes formas de acusações e, para além disso, nos interessou em especial, verificar a importância da imprensa como lugar privilegiado da sociedade maranhense para reivindicar, criticar e oferecer para compra e doação, livros de diversa natureza e, em particular, os que se destinavam ao ensino das primeiras letras e das cadeiras ensinadas no secundário, com relevo ao Liceu Maranhense. Tratou-se de relacionar a produção, a circulação e as indicações de uso dos livros a um leitor escolarizado, mas também se buscou compreender outros lugares de leitura, exterior às escolas, como o gabinete de leitura, as bibliotecas e as conferências populares e pedagógicas. Relacionou-se a produção, a distribuição e as prescrições dos livros a partir das necessidades e interesses prementes para a organização e o funcionamento das escolas, assim como para a uniformização dos saberes onde os livros exerciam particular importância nesse desiderato. Discorreu-se sobre o processo de adoção, aprovação ou rejeição dos livros pelos órgãos de competência do governo como a Congregação do Liceu ou o Conselho da Instrução Pública e os seus atores como os Presidentes da Província, os Inspetores da Instrução Pública, os Delegados Literários e os professores. Verificou-se a procedência, as temáticas...With this research the candidate aimed at analysing the representation of school books in Maranhao Imperio, within the scope of their production and use at public and private primary and secondary schools. The candidate aimed at discovering the world of the book, based on newspapers and related activities as typography, redaction and contributors who use the book to a wide range of purposes. These include publicising their ideas; criticise their opponents and/or defend themselves from different prosecutions. It was interesting to verify the importance of the press as a privileged means of claiming, criticising and offering to sell different types of books e.g. the ones teaching to read and write and topics taught in secondary school. The candidate establishes a link between the production, transmission and use of books to an instructed reader. He also aimed to understand the scope of reading venues outside the school, e.g. the Gabinete Português de Leitura; a Biblioteca Pública Provincial and the private libraries; popular and educational gatherings, amid other social places. The candidate established a link between the production and distribution of school books based on its needs and underlying organisational and functional interests aimed at knowledge standardization. This research also covers the adoption, approval, replacement and veto of school books by Governmental bodies, e.g. Congregação do Liceu or Conselho da Instrução Pública and their stakeholders, particularly the Presidentes da Província, Inspetores da Instrução Pública, Delegados Literários and the teachers. The candidate verified the origin, the themes and the authors of the books used by the scholars in the 1800, notably the maranhenses who wrote books targeting that public. As a result reference is made to theoretical and methodological... (Complete abstract click electronic access below)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Warde, Mirian Jorge [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Velázquez Castellanos, Samuel Luis [UNESP]2014-06-11T19:32:22Z2014-06-11T19:32:22Z2012-03-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis449 f. : il., tabs.application/pdfVELÁZQUEZ CASTELLANOS, Samuel Luis. O livro escolar no Maranhão império: produção, circulação e prescrições. 2012. 449 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2012.http://hdl.handle.net/11449/103078000695074velazquezcastellanos_sl_dr_arafcl.pdf33004030079P2Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-12T14:09:37Zoai:repositorio.unesp.br:11449/103078Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-12T14:09:37Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O livro escolar no Maranhão império: produção, circulação e prescrições
title O livro escolar no Maranhão império: produção, circulação e prescrições
spellingShingle O livro escolar no Maranhão império: produção, circulação e prescrições
Velázquez Castellanos, Samuel Luis [UNESP]
Educação
Livros didaticos - Maranhão - Séc. XIX
Textbooks
title_short O livro escolar no Maranhão império: produção, circulação e prescrições
title_full O livro escolar no Maranhão império: produção, circulação e prescrições
title_fullStr O livro escolar no Maranhão império: produção, circulação e prescrições
title_full_unstemmed O livro escolar no Maranhão império: produção, circulação e prescrições
title_sort O livro escolar no Maranhão império: produção, circulação e prescrições
author Velázquez Castellanos, Samuel Luis [UNESP]
author_facet Velázquez Castellanos, Samuel Luis [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Warde, Mirian Jorge [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Velázquez Castellanos, Samuel Luis [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Livros didaticos - Maranhão - Séc. XIX
Textbooks
topic Educação
Livros didaticos - Maranhão - Séc. XIX
Textbooks
description Nesta pesquisa procurou-se compreender a representatividade dos livros escolares no Maranhão Império e a sua representação no ensino, tendo como recorte a sua produção e indicações de uso nas instituições escolares públicas e particulares de instrução primária e secundária. Procurou-se desvelar o universo do livro a partir dos jornais e dos seus agentes como os escritores, tipógrafos, redatores e colaboradores, que usaram este veículo para divulgarem suas idéias, criticar seus adversários e/ou se defenderem de diferentes formas de acusações e, para além disso, nos interessou em especial, verificar a importância da imprensa como lugar privilegiado da sociedade maranhense para reivindicar, criticar e oferecer para compra e doação, livros de diversa natureza e, em particular, os que se destinavam ao ensino das primeiras letras e das cadeiras ensinadas no secundário, com relevo ao Liceu Maranhense. Tratou-se de relacionar a produção, a circulação e as indicações de uso dos livros a um leitor escolarizado, mas também se buscou compreender outros lugares de leitura, exterior às escolas, como o gabinete de leitura, as bibliotecas e as conferências populares e pedagógicas. Relacionou-se a produção, a distribuição e as prescrições dos livros a partir das necessidades e interesses prementes para a organização e o funcionamento das escolas, assim como para a uniformização dos saberes onde os livros exerciam particular importância nesse desiderato. Discorreu-se sobre o processo de adoção, aprovação ou rejeição dos livros pelos órgãos de competência do governo como a Congregação do Liceu ou o Conselho da Instrução Pública e os seus atores como os Presidentes da Província, os Inspetores da Instrução Pública, os Delegados Literários e os professores. Verificou-se a procedência, as temáticas...
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-03-27
2014-06-11T19:32:22Z
2014-06-11T19:32:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VELÁZQUEZ CASTELLANOS, Samuel Luis. O livro escolar no Maranhão império: produção, circulação e prescrições. 2012. 449 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2012.
http://hdl.handle.net/11449/103078
000695074
velazquezcastellanos_sl_dr_arafcl.pdf
33004030079P2
identifier_str_mv VELÁZQUEZ CASTELLANOS, Samuel Luis. O livro escolar no Maranhão império: produção, circulação e prescrições. 2012. 449 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2012.
000695074
velazquezcastellanos_sl_dr_arafcl.pdf
33004030079P2
url http://hdl.handle.net/11449/103078
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 449 f. : il., tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803045355901681664