O ensino de história do Brasil no contexto republicano de 1889 a 1950 pelos livros didáticos: análise historiográfica e didático-pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Kênia Hilda [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/100934
Resumo: Inserida na perspectiva da história da educação, a presente tese de doutorado investiga os conteúdos historiográficos e didático-pedagógicos de oito obras didáticas de história do Brasil, destinadas ao ensino secundário, em circulação no campo educacional brasileiro no período de 1889 a 1950. A análise das mudanças e permanências concernentes aos conteúdos do livro didático de história do Brasil no período delimitado poderá contribuir para ampliar a reflexão sobre o estado atual da produção didática e do ensino de história do Brasil. Este texto está organizado em sete capítulos: 1: ―Livros didáticos como fontes para a História da Educação‖; 2: ―Livros didáticos de história do Brasil para o ensino secundário: legislação e programas (1890-1950)‖; 3: ―Localização, seleção e apresentação do corpus documental‖; 4: ―Análise dos conteúdos historiográficos dos livros de Joaquim Manuel de Macedo, João Ribeiro e Rocha Pombo‖; 5: ―Análise dos conteúdos historiográficos dos livros de Jonathas Serrano, Basílio de Magalhães e Joaquim Silva‖; 6: ―Reflexões sobre os temas e as narrativas dos autores didáticos‖; 7: ―Livros didáticos de história do Brasil (1889-1950): análise do conteúdo didático-pedagógico‖. À guisa de considerações finais, observamos a pertinência entre as concepções de governo, de história e de educação nesses sessenta primeiros anos de República. De uma parte, tal pertença possibilitou a permanência...
id UNSP_b97b477be4175a2171627c2f02dee1af
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/100934
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O ensino de história do Brasil no contexto republicano de 1889 a 1950 pelos livros didáticos: análise historiográfica e didático-pedagógicaEducaçãoEducação - BrasilLivros didaticosEnsino secundárioHistoria - Estudo e ensinoEducationEducation, SecondaryBrasil HistoriaInserida na perspectiva da história da educação, a presente tese de doutorado investiga os conteúdos historiográficos e didático-pedagógicos de oito obras didáticas de história do Brasil, destinadas ao ensino secundário, em circulação no campo educacional brasileiro no período de 1889 a 1950. A análise das mudanças e permanências concernentes aos conteúdos do livro didático de história do Brasil no período delimitado poderá contribuir para ampliar a reflexão sobre o estado atual da produção didática e do ensino de história do Brasil. Este texto está organizado em sete capítulos: 1: ―Livros didáticos como fontes para a História da Educação‖; 2: ―Livros didáticos de história do Brasil para o ensino secundário: legislação e programas (1890-1950)‖; 3: ―Localização, seleção e apresentação do corpus documental‖; 4: ―Análise dos conteúdos historiográficos dos livros de Joaquim Manuel de Macedo, João Ribeiro e Rocha Pombo‖; 5: ―Análise dos conteúdos historiográficos dos livros de Jonathas Serrano, Basílio de Magalhães e Joaquim Silva‖; 6: ―Reflexões sobre os temas e as narrativas dos autores didáticos‖; 7: ―Livros didáticos de história do Brasil (1889-1950): análise do conteúdo didático-pedagógico‖. À guisa de considerações finais, observamos a pertinência entre as concepções de governo, de história e de educação nesses sessenta primeiros anos de República. De uma parte, tal pertença possibilitou a permanência...Inmersa en la perspectiva de la historia de la educación, la presente tesis doctoral investiga los contenidos historiográficos y didáctico-pedagógicos de ocho libros escolares de historia de Brasil, destinados a la enseñanza secundaria en el espacio educacional brasileño entre 1889 y 1950. El análisis de los cambios y permanencias de los contenidos historiográficos en el contexto delimitado podrá contribuir para ampliar la reflexión cerca del estado actual de la producción didáctica y de la enseñanza de historia de Brasil. La tesis está ordenada en siete capítulos: 1: ―Libros escolares como fuente para la Historia de la Educación‖; 2: ―Libros didácticos de historia de Brasil para la enseñanza secundaria: legislación y programas (1890-1950)‖; 3: ―Localización, selección y presentación del corpus documental‖; 4: ―Análisis de los contenidos historiográficos de libros escolares de Joaquim Manuel de Macedo, João Ribeiro y Rocha Pombo‖; 5: ―Análisis de los contenidos historiográficos de Jonathas Serrano, Basílio de Magalhães y Joaquim Silva‖; 6: ―Reflexiones alrededor de los temas y de las narrativas de los autores didácticos‖; 7: ―Libros didácticos de historia de Brasil (1889-1950): análisis del contenido didáctico-pedagógico‖. Como consideraciones finales, observamos la congruencia entre las concepciones de gobierno, de historia y de educación en estos primeros sesenta años de Republica. Por una parte, tal pertinencia posibilitó la permanencia del contenido historiográfico con la alteración del ápice de la narrativa no más en el Imperio, sino en... (Resumen completo clicar acceso eletronico abajo)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Monarcha, Carlos [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Moreira, Kênia Hilda [UNESP]2014-06-11T19:31:04Z2014-06-11T19:31:04Z2011-02-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis234 p. : tabs.application/pdfMOREIRA, Kênia Hilda. O ensino de história do Brasil no contexto republicano de 1889 a 1950 pelos livros didáticos: análise historiográfica e didático-pedagógica. 2011. 234 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2011.http://hdl.handle.net/11449/100934000703001moreira_kh_dr_arafcl.pdf33004030079P2Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-12T14:10:31Zoai:repositorio.unesp.br:11449/100934Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:26:55.545943Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de história do Brasil no contexto republicano de 1889 a 1950 pelos livros didáticos: análise historiográfica e didático-pedagógica
title O ensino de história do Brasil no contexto republicano de 1889 a 1950 pelos livros didáticos: análise historiográfica e didático-pedagógica
spellingShingle O ensino de história do Brasil no contexto republicano de 1889 a 1950 pelos livros didáticos: análise historiográfica e didático-pedagógica
Moreira, Kênia Hilda [UNESP]
Educação
Educação - Brasil
Livros didaticos
Ensino secundário
Historia - Estudo e ensino
Education
Education, Secondary
Brasil Historia
title_short O ensino de história do Brasil no contexto republicano de 1889 a 1950 pelos livros didáticos: análise historiográfica e didático-pedagógica
title_full O ensino de história do Brasil no contexto republicano de 1889 a 1950 pelos livros didáticos: análise historiográfica e didático-pedagógica
title_fullStr O ensino de história do Brasil no contexto republicano de 1889 a 1950 pelos livros didáticos: análise historiográfica e didático-pedagógica
title_full_unstemmed O ensino de história do Brasil no contexto republicano de 1889 a 1950 pelos livros didáticos: análise historiográfica e didático-pedagógica
title_sort O ensino de história do Brasil no contexto republicano de 1889 a 1950 pelos livros didáticos: análise historiográfica e didático-pedagógica
author Moreira, Kênia Hilda [UNESP]
author_facet Moreira, Kênia Hilda [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Monarcha, Carlos [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Kênia Hilda [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação - Brasil
Livros didaticos
Ensino secundário
Historia - Estudo e ensino
Education
Education, Secondary
Brasil Historia
topic Educação
Educação - Brasil
Livros didaticos
Ensino secundário
Historia - Estudo e ensino
Education
Education, Secondary
Brasil Historia
description Inserida na perspectiva da história da educação, a presente tese de doutorado investiga os conteúdos historiográficos e didático-pedagógicos de oito obras didáticas de história do Brasil, destinadas ao ensino secundário, em circulação no campo educacional brasileiro no período de 1889 a 1950. A análise das mudanças e permanências concernentes aos conteúdos do livro didático de história do Brasil no período delimitado poderá contribuir para ampliar a reflexão sobre o estado atual da produção didática e do ensino de história do Brasil. Este texto está organizado em sete capítulos: 1: ―Livros didáticos como fontes para a História da Educação‖; 2: ―Livros didáticos de história do Brasil para o ensino secundário: legislação e programas (1890-1950)‖; 3: ―Localização, seleção e apresentação do corpus documental‖; 4: ―Análise dos conteúdos historiográficos dos livros de Joaquim Manuel de Macedo, João Ribeiro e Rocha Pombo‖; 5: ―Análise dos conteúdos historiográficos dos livros de Jonathas Serrano, Basílio de Magalhães e Joaquim Silva‖; 6: ―Reflexões sobre os temas e as narrativas dos autores didáticos‖; 7: ―Livros didáticos de história do Brasil (1889-1950): análise do conteúdo didático-pedagógico‖. À guisa de considerações finais, observamos a pertinência entre as concepções de governo, de história e de educação nesses sessenta primeiros anos de República. De uma parte, tal pertença possibilitou a permanência...
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-02-21
2014-06-11T19:31:04Z
2014-06-11T19:31:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MOREIRA, Kênia Hilda. O ensino de história do Brasil no contexto republicano de 1889 a 1950 pelos livros didáticos: análise historiográfica e didático-pedagógica. 2011. 234 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2011.
http://hdl.handle.net/11449/100934
000703001
moreira_kh_dr_arafcl.pdf
33004030079P2
identifier_str_mv MOREIRA, Kênia Hilda. O ensino de história do Brasil no contexto republicano de 1889 a 1950 pelos livros didáticos: análise historiográfica e didático-pedagógica. 2011. 234 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2011.
000703001
moreira_kh_dr_arafcl.pdf
33004030079P2
url http://hdl.handle.net/11449/100934
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 234 p. : tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129522476777472