Fontes literárias brasileiras em livros didáticos de história para o ensino fundamental e médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Thiago Evaldo
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/86616
Resumo: Orientadora: Profª. Drª. Tânia Maria F. Braga Garcia
id UFPR_bcdd5a81a80b1b424534b6bf4262089a
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/86616
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Chaves, Edilson Aparecido, 1971-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoGarcia, Tania Maria Figueiredo Braga, 1950-Rosa, Thiago Evaldo2024-03-08T18:01:59Z2024-03-08T18:01:59Z2023https://hdl.handle.net/1884/86616Orientadora: Profª. Drª. Tânia Maria F. Braga GarciaCoorientador: Prof. Dr. Edilson Aparecido ChavesDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 27/10/2023Inclui referênciasResumo: Apresenta resultados de pesquisa realizada para elaboração de dissertação de Mestrado em Educação, da linha de Pesquisa Cultura, Escola e Processos Formativos em Educação. Tem como tema as fontes literárias brasileiras em livros didáticos de História. Investiga a presença de fontes literárias brasileiras no livro didático de História; analisa funções que essas fontes cumprem na organização do ensino proposta pelos livros selecionados; discute as diferentes formas de apresentação das fontes literárias nos livros de diferentes etapas da Educação Básica, em especial no Ensino Fundamental II e no Ensino Médio. A problemática é construída em torno de eixos: o ensino de História e a recomendação de uso de fontes; os livros didáticos como recurso avaliado e disponibilizado na educação brasileira, por meio do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) em suas edições anteriores à definição da Base Nacional Comum Curricular; e, finalmente, a Literatura como conhecimento relevante para entender a sociedade em suas diversas temporalidades e a recomendação dos especialistas para o uso de fontes literárias no ensino de História. Utiliza procedimentos de análise do conteúdo para analisar os livros didáticos selecionados na forma de amostra intencional. Analisa um volume do 9º ano do Ensino Fundamental e volumes de coleção do Ensino Médio, nas versões para o Estudante e para o Professor, em recortes temáticos específicos. Examina os textos expositivos dos livros didáticos e também outros espaços didáticos como atividades, exercícios, sugestões de pesquisa, recomendações de leitura e recomendações ao professor. Conclui que poucas fontes literárias brasileiras estão presentes nos temas selecionados em comparação a outras fontes; que predominam fontes referidas ou citadas e apenas alguns textos completos ou fragmentos foram apresentados; e, finalmente, que as propostas de atividades não atendem as recomendações para o trabalho com fontes, na perspectiva da produção do conhecimento histórico pelos alunos, e não explicitam uma progressão de conhecimentos entre o Ensino Fundamental e Médio.Abstract: The report presents results of research carried out for a Master's dissertation in Education, in the line of research Culture, School and Formative Processes in Education. The theme is Brazilian literary sources in History textbooks. The research aims to investigate the presence of Brazilian literary sources in history textbooks; to analyse the roles these sources play in the organisation of teaching proposed by the selected textbooks; and to discuss the different ways in which literary sources are presented in textbooks from different stages of basic education, especially in primary school and secondary school. The research problem is built around axes: the teaching of History and the recommendation to use sources; textbooks as a resource evaluated and made available in Brazilian education, through the Brazilian National Textbook Program (PNLD) in its editions before the definition of the Common National Curriculum Base; and, finally, Literature as relevant knowledge to understand society in its various temporalities and the recommendation of specialists for the use of literary sources in the History teaching. The research uses content analysis procedures to analyse the textbooks selected as a purposive sample. We analysed a 9th grade primary school textbook and a high school textbook, in the Student and Teacher versions, in specific thematic sections. The textbooks' expository texts were examined as well as other didactic structures such as activities, exercises, research suggestions, reading recommendations and teacher recommendations. We conclude that few Brazilian literary sources are present in the selected themes when compared with other sources; that the sources referred to or quoted predominate and only a few complete texts or fragments were presented; and, finally, that the proposals for activities do not meet the recommendations for working with sources, from the perspective of the production of historical knowledge by students, and do not explain a progression of knowledge between primary and secondary education.1 recurso online : PDF.application/pdfPrograma Nacional do Livro Didático (Brasil)Educação - Estudo e ensinoHistória - Livros didaticosEnsino fundamental - Livros didaticosEnsino médio - Livros didaticosEducaçãoFontes literárias brasileiras em livros didáticos de história para o ensino fundamental e médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - THIAGO EVALDO ROSA.pdfapplication/pdf7743586https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/86616/1/R%20-%20D%20-%20THIAGO%20EVALDO%20ROSA.pdfa5afc2f4bad0cbc059c5f6344ba6bb69MD51open access1884/866162024-03-08 15:01:59.274open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/86616Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-03-08T18:01:59Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Fontes literárias brasileiras em livros didáticos de história para o ensino fundamental e médio
title Fontes literárias brasileiras em livros didáticos de história para o ensino fundamental e médio
spellingShingle Fontes literárias brasileiras em livros didáticos de história para o ensino fundamental e médio
Rosa, Thiago Evaldo
Programa Nacional do Livro Didático (Brasil)
Educação - Estudo e ensino
História - Livros didaticos
Ensino fundamental - Livros didaticos
Ensino médio - Livros didaticos
Educação
title_short Fontes literárias brasileiras em livros didáticos de história para o ensino fundamental e médio
title_full Fontes literárias brasileiras em livros didáticos de história para o ensino fundamental e médio
title_fullStr Fontes literárias brasileiras em livros didáticos de história para o ensino fundamental e médio
title_full_unstemmed Fontes literárias brasileiras em livros didáticos de história para o ensino fundamental e médio
title_sort Fontes literárias brasileiras em livros didáticos de história para o ensino fundamental e médio
author Rosa, Thiago Evaldo
author_facet Rosa, Thiago Evaldo
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Chaves, Edilson Aparecido, 1971-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Garcia, Tania Maria Figueiredo Braga, 1950-
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Thiago Evaldo
contributor_str_mv Garcia, Tania Maria Figueiredo Braga, 1950-
dc.subject.por.fl_str_mv Programa Nacional do Livro Didático (Brasil)
Educação - Estudo e ensino
História - Livros didaticos
Ensino fundamental - Livros didaticos
Ensino médio - Livros didaticos
Educação
topic Programa Nacional do Livro Didático (Brasil)
Educação - Estudo e ensino
História - Livros didaticos
Ensino fundamental - Livros didaticos
Ensino médio - Livros didaticos
Educação
description Orientadora: Profª. Drª. Tânia Maria F. Braga Garcia
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-03-08T18:01:59Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-03-08T18:01:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/86616
url https://hdl.handle.net/1884/86616
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/86616/1/R%20-%20D%20-%20THIAGO%20EVALDO%20ROSA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a5afc2f4bad0cbc059c5f6344ba6bb69
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860727116398592