A presença do cinema no romance brasileiro: da vanguarda modernista à contemporaneidade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/242755 |
Resumo: | Esta tese apresenta um estudo acerca da presença da linguagem cinematográfica no romance brasileiro, desde a vanguarda modernista até a contemporaneidade, elegendo, para isso, obras que, em tese, poderiam funcionar como representativas dessas relações: Amar, verbo intransitivo (1927), de Mário de Andrade; Caminhos cruzados (1935), de Erico Verissimo; Perto do coração selvagem (1944), de Clarice Lispector; Em câmera lenta (1977), de Renato Tapajós; Bandoleiros (1985), de João Gilberto Noll; e Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios (2005), de Marçal Aquino. Pretendeu-se, a partir da leitura dessas obras, compreender como a escrita literária reelabora estratégias cinematográficas e dialoga com elas. Para tanto, refletimos, com base num instrumental teórico e crítico, em que medida a incorporação de procedimentos cinematográficos afetou estratégias de escrita na prosa de ficção, tais como a desintegração espaço-temporal, a incorporação da montagem e as repetições e justaposições de cenas. Tem-se como hipótese a ideia de que a presença do cinema, desde a vanguarda modernista, permeou a produção literária brasileira como um sintoma de uma mudança na percepção de mundo, e essa presença continua até a literatura produzida contemporaneamente. Com isso, a perspectiva aqui adotada não diz respeito a comparar duas linguagens diversas (literatura; cinema), mas a permanecer no domínio da escrita e investigar como ela corrobora traços de uma linguagem ligada à tecnologia icônica. |
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A presença do cinema no romance brasileiro: da vanguarda modernista à contemporaneidadeThe presence of the cinema in the brazilian novel: from the modernist avant-garde to the contemporaneityLiteraturaCinemaModernismoMontagemContemporaneidadeLiteratureModernismMontageContemporaneityEsta tese apresenta um estudo acerca da presença da linguagem cinematográfica no romance brasileiro, desde a vanguarda modernista até a contemporaneidade, elegendo, para isso, obras que, em tese, poderiam funcionar como representativas dessas relações: Amar, verbo intransitivo (1927), de Mário de Andrade; Caminhos cruzados (1935), de Erico Verissimo; Perto do coração selvagem (1944), de Clarice Lispector; Em câmera lenta (1977), de Renato Tapajós; Bandoleiros (1985), de João Gilberto Noll; e Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios (2005), de Marçal Aquino. Pretendeu-se, a partir da leitura dessas obras, compreender como a escrita literária reelabora estratégias cinematográficas e dialoga com elas. Para tanto, refletimos, com base num instrumental teórico e crítico, em que medida a incorporação de procedimentos cinematográficos afetou estratégias de escrita na prosa de ficção, tais como a desintegração espaço-temporal, a incorporação da montagem e as repetições e justaposições de cenas. Tem-se como hipótese a ideia de que a presença do cinema, desde a vanguarda modernista, permeou a produção literária brasileira como um sintoma de uma mudança na percepção de mundo, e essa presença continua até a literatura produzida contemporaneamente. Com isso, a perspectiva aqui adotada não diz respeito a comparar duas linguagens diversas (literatura; cinema), mas a permanecer no domínio da escrita e investigar como ela corrobora traços de uma linguagem ligada à tecnologia icônica.This thesis presents a study about the presence of cinematographic language in the Brazilian novel, from the modernist avant-garde to the contemporary era, choosing, for this purpose, works that, in theory, could function as symptomatic of these relationships: Amar, verbo intransitivo (1927), by Mário de Andrade; Caminhos cruzados (1935), by Erico Verissimo; Perto do coração selvagem (1944), by Clarice Lispector; Em câmera lenta (1977), by Renato Tapajós; Bandoleiros (1985), by João Gilberto Noll; e Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios (2005), by Marçal Aquino. It was intended, from the reading of these works, to understand how literary writing re-elaborates cinematographic strategies and dialogues with them. To do so, we reflect, based on a theoretical and critical instrument, to what extent the incorporation of cinematographic procedures altered writing strategies in prose fiction, such as space-time disintegration, the incorporation of montage and the repetitions and juxtaposition of scenes. Its thesis is the idea that the presence of cinema, since the modernist avant-garde, permeated Brazilian literary production as a symptom of a change in the perception of the world, and this presence continues until the literature produced contemporaneously. With that, the perspective adopted is not about comparing two different languages, but about remaining in the domain of writing and investigating how it corroborates traits of a language linked to iconic technology.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)2018/23806-4Universidade Estadual Paulista (Unesp)Franco Junior, Arnaldo [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Marília Corrêa Parecis de2023-03-31T13:16:14Z2023-03-31T13:16:14Z2023-03-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/24275533004153015P2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-20T06:15:52Zoai:repositorio.unesp.br:11449/242755Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:15:56.661755Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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