O corpo na tela: como desenvolver em adolescentes, a leitura crítica e o uso criativo de conteúdo referente à estética divulgado pelo Youtube

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Julie Siqueira de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/236444
Resumo: Os adolescentes buscam no YouTube aprendizado de assuntos de seus interesses, entre esses os relacionados ao tema da estética. O assunto, por vezes exposto de maneira leviana em meios de comunicação, pode resultar numa concepção de padrões estéticos dificilmente alcançáveis. Deste contexto, surge a problemática do trabalho: “Como desenvolver a leitura crítica e o uso criativo de conteúdo referente à estética divulgado pelo YouTube, junto a adolescentes?” Para isso, além de pesquisa bibliográfica, foi realizada pesquisa empírica em escola pública do ensino médio de Bauru. Os resultados apontaram o YouTube como a principal rede social utilizada pelos alunos da instituição participante, entretanto com baixo nível de interação dos próprios, causada, segundo os mesmos, pela a falta de domínio de tópicos a serem tratados. A dificuldade de expressão também foi percebida nas atividades, manifestadas por embaraços e carência de articulação de linguagens. Os jovens delimitaram estética como concepção de procedimentos atrelados à aparência, reprodução de como é tratado o tema em vídeos que acompanham. O quadro sugere a pertinência de ações de alfabetização midiática que estimulem a articulação das linguagens situadas em diferentes domínios em simbiose a práticas didáticas que incluam o exercício da autoexpressão.
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