O corpo na tela: como desenvolver em adolescentes, a leitura crítica e o uso criativo de conteúdo referente à estética divulgado pelo Youtube
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/236444 |
Resumo: | Os adolescentes buscam no YouTube aprendizado de assuntos de seus interesses, entre esses os relacionados ao tema da estética. O assunto, por vezes exposto de maneira leviana em meios de comunicação, pode resultar numa concepção de padrões estéticos dificilmente alcançáveis. Deste contexto, surge a problemática do trabalho: “Como desenvolver a leitura crítica e o uso criativo de conteúdo referente à estética divulgado pelo YouTube, junto a adolescentes?” Para isso, além de pesquisa bibliográfica, foi realizada pesquisa empírica em escola pública do ensino médio de Bauru. Os resultados apontaram o YouTube como a principal rede social utilizada pelos alunos da instituição participante, entretanto com baixo nível de interação dos próprios, causada, segundo os mesmos, pela a falta de domínio de tópicos a serem tratados. A dificuldade de expressão também foi percebida nas atividades, manifestadas por embaraços e carência de articulação de linguagens. Os jovens delimitaram estética como concepção de procedimentos atrelados à aparência, reprodução de como é tratado o tema em vídeos que acompanham. O quadro sugere a pertinência de ações de alfabetização midiática que estimulem a articulação das linguagens situadas em diferentes domínios em simbiose a práticas didáticas que incluam o exercício da autoexpressão. |
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O corpo na tela: como desenvolver em adolescentes, a leitura crítica e o uso criativo de conteúdo referente à estética divulgado pelo YoutubeThe body on the screen: how to develop in teenagers, the critical reading and the creative use of content related to aesthetics published by YoutubeMídia-educaçãoAlfabetização midiáticaYoutubeEstéticaMedia educationMedia literacyAestheticsOs adolescentes buscam no YouTube aprendizado de assuntos de seus interesses, entre esses os relacionados ao tema da estética. O assunto, por vezes exposto de maneira leviana em meios de comunicação, pode resultar numa concepção de padrões estéticos dificilmente alcançáveis. Deste contexto, surge a problemática do trabalho: “Como desenvolver a leitura crítica e o uso criativo de conteúdo referente à estética divulgado pelo YouTube, junto a adolescentes?” Para isso, além de pesquisa bibliográfica, foi realizada pesquisa empírica em escola pública do ensino médio de Bauru. Os resultados apontaram o YouTube como a principal rede social utilizada pelos alunos da instituição participante, entretanto com baixo nível de interação dos próprios, causada, segundo os mesmos, pela a falta de domínio de tópicos a serem tratados. A dificuldade de expressão também foi percebida nas atividades, manifestadas por embaraços e carência de articulação de linguagens. Os jovens delimitaram estética como concepção de procedimentos atrelados à aparência, reprodução de como é tratado o tema em vídeos que acompanham. O quadro sugere a pertinência de ações de alfabetização midiática que estimulem a articulação das linguagens situadas em diferentes domínios em simbiose a práticas didáticas que incluam o exercício da autoexpressão.Teenagers are looking for YouTube to learn about topics of interest, including those related to the theme of aesthetics. The subject, sometimes exposed lightly in the media, may result in a conception of unreachable aesthetic standards. From this context arises the problem of the work: “How to develop critical reading and creative use of content related to aesthetics disseminated by YouTube, with teenagers?”. For this, in addition to bibliographic research, an empirical research was conducted at a public high school in Bauru, as a contribution to guidelines for media education actions for this purpose. The results showed YouTube as the main social network used by the students of the participating institution, however with low level of interaction of their own, caused, according to them by the lack of domain of topics to be addressed. The difficulty of expression was also perceived in the activities, manifested by embarrassment and lack of language articulation. Young people defined aesthetics as the conception of procedures linked to appearance, reproduction of how the theme is treated in accompanying videos. The table suggests the relevance of media literacy actions that stimulate the articulation of languages situated in different domains in symbiosis with didactic practices that include the exercise of self-expression.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Andrelo, Roseane [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Julie Siqueira de2022-09-05T16:55:39Z2022-09-05T16:55:39Z2019-11-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/236444porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-10T06:15:28Zoai:repositorio.unesp.br:11449/236444Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:53:38.176387Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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