Técnicas estendidas na performance e no ensino do contrabaixo acústico no Brasil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/96475 |
Resumo: | Este trabalho discute técnicas estendidas (TE) para contrabaixo acústico aplicadas em práticas de performance e em procedimentos de ensino do instrumento no Brasil. O conceito de técnicas estendidas aqui utilizado compreende duas visões muito aceitas atualmente por estudiosos do tema: elementos inovadores ou elementos tradicionais em contextos diferenciados (Ray, 2011). A revisão da literatura apresentada traz os principais trabalhos sobre o tema publicados no Brasil além de alguns selecionados da literatura estrangeira. Dentro deste contexto, foram escolhidas cinco composições do repertório brasileiro contemporâneo para contrabaixo solista ou de câmara que utilizam as TE. São elas: Interação (1985) para contrabaixo e piano de Raul do Valle (n.1936), Die Berge (1990) para contrabaixo solo de Silvia de Lucca (n.1960), Adagio (2001) para quarteto de contrabaixos de João Pedro Oliveira (n.1959), Gestos (2010) para contrabaixo, clarinete e trompete de Danilo Rossetti (n.1978) e Resto no Copo (2010) para contrabaixo e live-eletronics de Rael Bertarelli Gimenes Toffolo (n.1976). Estas composições serviram como base para um estudo de uso das TE no processo de preparação para a performance. A experiência de inserir as TE nos planos de ensino dos estudantes de contrabaixo do Instituto Bacarelli (IB)-SP são relatadas. Os resultados incluem ganhos no processo de aprendizagem e criações coletivas de peças para o grupo de contrabaixo. Como principal conclusão este trabalho apresenta possibilidades de aplicação de TE mescladas com técnicas tradicionais tanto na preparação para a performance quanto no estudo técnico do instrumento |
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Técnicas estendidas na performance e no ensino do contrabaixo acústico no BrasilMúsica para contrabaixoMusica - Instrução e estudoMúsica brasileiraDouble bass musicMusic - Instruction and studyEste trabalho discute técnicas estendidas (TE) para contrabaixo acústico aplicadas em práticas de performance e em procedimentos de ensino do instrumento no Brasil. O conceito de técnicas estendidas aqui utilizado compreende duas visões muito aceitas atualmente por estudiosos do tema: elementos inovadores ou elementos tradicionais em contextos diferenciados (Ray, 2011). A revisão da literatura apresentada traz os principais trabalhos sobre o tema publicados no Brasil além de alguns selecionados da literatura estrangeira. Dentro deste contexto, foram escolhidas cinco composições do repertório brasileiro contemporâneo para contrabaixo solista ou de câmara que utilizam as TE. São elas: Interação (1985) para contrabaixo e piano de Raul do Valle (n.1936), Die Berge (1990) para contrabaixo solo de Silvia de Lucca (n.1960), Adagio (2001) para quarteto de contrabaixos de João Pedro Oliveira (n.1959), Gestos (2010) para contrabaixo, clarinete e trompete de Danilo Rossetti (n.1978) e Resto no Copo (2010) para contrabaixo e live-eletronics de Rael Bertarelli Gimenes Toffolo (n.1976). Estas composições serviram como base para um estudo de uso das TE no processo de preparação para a performance. A experiência de inserir as TE nos planos de ensino dos estudantes de contrabaixo do Instituto Bacarelli (IB)-SP são relatadas. Os resultados incluem ganhos no processo de aprendizagem e criações coletivas de peças para o grupo de contrabaixo. Como principal conclusão este trabalho apresenta possibilidades de aplicação de TE mescladas com técnicas tradicionais tanto na preparação para a performance quanto no estudo técnico do instrumentoThis discusses extended techniques (TE) applied to acoustic bass performance practices and teaching procedures in this instrument in Brazil. The concept of extended techniques used here includes the two points of view commonly accepted by scholars these days: innovating elements and traditional elements within different contexts (Ray, 2011). The annotaded bibliography includes relevant Brazilian literature on the subject as well as foreign titles. Within this context, five compositions were selected from the contemporary Brazilian contrabass solo or chamber repertoire using of TE. They are: Interação (1985) for contrabass and piano by Raul do Valle (b.1936), Die Berge (1990) for contrabass solo by Silvia Lucca (b.1960), Adagio (2001) for contrabass quartet by João Pedro Oliveira (b.1959), Gestos (2010) for contrabass, clarinet and trumpet by Danilo Rosseti (b.1978) and o Resto do Copo (2010) for contrabass and live-eletronics by Rael Bertarelli Gimenes Toffolo (b.1976). These compositions served as basis for a study on the use of the TE in the process of performance preparation. The experience of using TE in the process of teaching bass students at the Baccarelli Institute (IB) was reported. The results include optimization of the learning process and collective creations of pieces for bass groups. As main conclusion this work presents possibilities of TE mixed with tradiotional techniques applied to both performance preparation and technical studies of the intrumentUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Raymundo, Sonia Marta Rodrigues [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rosa, Alexandre Silva [UNESP]2014-06-11T19:28:20Z2014-06-11T19:28:20Z2012-06-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis109 f. : il. + 1 DVDapplication/pdfROSA, Alexandre Silva. Técnicas estendidas na performance e no ensino do contrabaixo acústico no Brasil. 2012. 109 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2012.http://hdl.handle.net/11449/96475000702556rosa_as_me_ia.pdf33004013066P3Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-19T06:04:21Zoai:repositorio.unesp.br:11449/96475Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:18:21.104274Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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