As mulheres jornalistas retratadas pelo cinema: uma análise dos aspectos discursivos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/155109 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-05-25/000878900.pdf |
Resumo: | O objetivo deste estudo é analisar como as mulheres jornalistas são retratadas pelo cinema europeu e norte-americano. A sétima arte constrói estereótipos e apresenta as jornalistas como mulheres que não medem esforços para atingir seus objetivos, ultrapassando até mesmo os limites éticos da profissão. Para comprovar essa tese, serão analisados quatro filmes: Ausência de Malícia (1981), Tudo Vai Bem (1972), Um Sonho Sem Limites (1995) e O Diabo Veste Prada (2006). Esses longas-metragens serão analisados com base na teoria semiótica greimasiana e na análise do discurso. Também serão observados os estudos dialógicos e polifônicos bakhtinianos, bem como a noção de intertextualidade, no sentido de se observar a incorporação de um elemento discursivo a outro, reconhecido à medida que o autor constrói a sua obra relacionando-a textos, imagens ou sons de obras de outros autores. Também serão utilizados estudos da linguagem cinematográfica para exemplificar os discursos difundidos pelos diretores de cada filme |
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