A prática social no jornal escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Vanessa Wendhausen
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/3480
Resumo: O objetivo desta tese é analisar, do ponto de vista da Análise Crítica de Gênero (BONINI, 2011), a relação entre gênero e prática social em jornal escolar produzido por alunos de uma turma de correção de fluxo dos anos finais do ensino fundamental de uma escola pública estadual do município de Tubarão, SC. O estudo foi concebido como projeto de letramento, visto que o trabalho com jornal escolar visa a favorecer o compromisso do aluno com sua própria aprendizagem; e como pesquisa participante (DEMO, 2008), visto que, além de criar oportunidades de formação através da participação de todos os envolvidos, o trabalho com jornal escolar atribui caráter político ao conhecimento. Os resultados sugerem, de um lado, que a prática social influencia a produção do gênero jornal escolar e não pode ser excluída do processo de análise genérica; e, de outro, considerando que o gênero é uma materialização discursiva, através do trabalho com gêneros na escola é possível atingir e provocar transformações na dinâmica de funcionamento social dos discursos.
id Ânima_171ecdebd44b1450b91710fa3c3cb25e
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/3480
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling A prática social no jornal escolarSemióticaAnálise do discursoJornalismo escolarO objetivo desta tese é analisar, do ponto de vista da Análise Crítica de Gênero (BONINI, 2011), a relação entre gênero e prática social em jornal escolar produzido por alunos de uma turma de correção de fluxo dos anos finais do ensino fundamental de uma escola pública estadual do município de Tubarão, SC. O estudo foi concebido como projeto de letramento, visto que o trabalho com jornal escolar visa a favorecer o compromisso do aluno com sua própria aprendizagem; e como pesquisa participante (DEMO, 2008), visto que, além de criar oportunidades de formação através da participação de todos os envolvidos, o trabalho com jornal escolar atribui caráter político ao conhecimento. Os resultados sugerem, de um lado, que a prática social influencia a produção do gênero jornal escolar e não pode ser excluída do processo de análise genérica; e, de outro, considerando que o gênero é uma materialização discursiva, através do trabalho com gêneros na escola é possível atingir e provocar transformações na dinâmica de funcionamento social dos discursos.In this thesis, I analyze, from the point of view of the Genre Critical Analysis (BONINI, 2011), the relationship between gender and social practice in a school newspaper produced by students of a flow-correction-class of the final years of elementary school in a state public school of Tubarão, SC. The study was conceived as a literacy project, since working with school newspaper aims promoting the student engagement with their own learning; and as a participative research (DEMO, 2008), since, beyond to create learning opportunities through the participation of all of participants, working with school newspaper attributes a political character to knowledge. The results suggest, on one hand, that the social practice biases the production of the school newspaper and cannot be excluded of the process of genre analysis; and, on the other hand, considering genre as a discursive materialization, working with genres in school makes possible achieving and changing the dynamics of social functioning of discourses.Rauen, Fábio JoséLima, Vanessa Wendhausen2016-11-30T14:52:49Z2020-11-26T21:48:27Z2016-11-30T14:52:49Z2020-11-26T21:48:27Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1627https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/3480info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2020-12-01T16:59:24Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/3480Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2020-12-01T16:59:24Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A prática social no jornal escolar
title A prática social no jornal escolar
spellingShingle A prática social no jornal escolar
Lima, Vanessa Wendhausen
Semiótica
Análise do discurso
Jornalismo escolar
title_short A prática social no jornal escolar
title_full A prática social no jornal escolar
title_fullStr A prática social no jornal escolar
title_full_unstemmed A prática social no jornal escolar
title_sort A prática social no jornal escolar
author Lima, Vanessa Wendhausen
author_facet Lima, Vanessa Wendhausen
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rauen, Fábio José
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Vanessa Wendhausen
dc.subject.por.fl_str_mv Semiótica
Análise do discurso
Jornalismo escolar
topic Semiótica
Análise do discurso
Jornalismo escolar
description O objetivo desta tese é analisar, do ponto de vista da Análise Crítica de Gênero (BONINI, 2011), a relação entre gênero e prática social em jornal escolar produzido por alunos de uma turma de correção de fluxo dos anos finais do ensino fundamental de uma escola pública estadual do município de Tubarão, SC. O estudo foi concebido como projeto de letramento, visto que o trabalho com jornal escolar visa a favorecer o compromisso do aluno com sua própria aprendizagem; e como pesquisa participante (DEMO, 2008), visto que, além de criar oportunidades de formação através da participação de todos os envolvidos, o trabalho com jornal escolar atribui caráter político ao conhecimento. Os resultados sugerem, de um lado, que a prática social influencia a produção do gênero jornal escolar e não pode ser excluída do processo de análise genérica; e, de outro, considerando que o gênero é uma materialização discursiva, através do trabalho com gêneros na escola é possível atingir e provocar transformações na dinâmica de funcionamento social dos discursos.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-11-30T14:52:49Z
2016-11-30T14:52:49Z
2020-11-26T21:48:27Z
2020-11-26T21:48:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 1627
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/3480
identifier_str_mv 1627
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/3480
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415830764584960