A Geografia da reorganização escolar em SP: neoliberalismo, ocupações escolares e movimento socioespacial de estudantes em 2015

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Queiroz, William Fernando Camilo
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/193863
Resumo: Esta pesquisa buscou apreender as ocupações escolares em 2015 tendo como referência algumas escolas que foram ocupadas pelos estudantes do Estado de São Paulo. O nosso objeto de pesquisa está centrado na discussão da ocupação das escolas pensando a partir do debate na Geografia em torno do conceito de espaço e território. As ocupações, lócus da atuação dos estudantes e professores, vêm se transformando em tática de luta contra o neoliberalismo e dando ao conceito de espaço uma posição estratégica como forma de resistência nas cidades aos ditames do sistema de capital. Este trabalho também apresenta um conjunto de reflexões cujo objetivo é o de contribuir para a construção de uma teoria geográfica sobre a alienação/desalienação. Assim, partimos dos conceitos de espaço e das reflexões sobre os movimentos de ocupação, bem como da teoria da produção do espaço, para apresentar um modelo explicativo eminentemente geográfico. Espaço/contraespaço, alienação-desalienação apresentam-se indissociáveis.
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spelling A Geografia da reorganização escolar em SP: neoliberalismo, ocupações escolares e movimento socioespacial de estudantes em 2015The geography of school reorganization in SP: neoliberalism, school occupations and students' socio-spatial movement in 2015Movimentos socioespaciaisOcupações das escolas paulistas em 2015EspaçoAlienaçãoMovimento estudantilSocial-spatialOccupations of São Paulo schools in 2015SpaceAlienationStudent movementEsta pesquisa buscou apreender as ocupações escolares em 2015 tendo como referência algumas escolas que foram ocupadas pelos estudantes do Estado de São Paulo. O nosso objeto de pesquisa está centrado na discussão da ocupação das escolas pensando a partir do debate na Geografia em torno do conceito de espaço e território. As ocupações, lócus da atuação dos estudantes e professores, vêm se transformando em tática de luta contra o neoliberalismo e dando ao conceito de espaço uma posição estratégica como forma de resistência nas cidades aos ditames do sistema de capital. Este trabalho também apresenta um conjunto de reflexões cujo objetivo é o de contribuir para a construção de uma teoria geográfica sobre a alienação/desalienação. Assim, partimos dos conceitos de espaço e das reflexões sobre os movimentos de ocupação, bem como da teoria da produção do espaço, para apresentar um modelo explicativo eminentemente geográfico. Espaço/contraespaço, alienação-desalienação apresentam-se indissociáveis.This research sought to apprehend the school occupations in 2015 having as reference some schools that were conquered by students from the State of São Paulo. Our research object is centered on the discussion of the occupation of schools thinking from the debate in Geography around the concept of space. Occupations, the locus of students 'and teachers' actions, have become a tactic to fight neoliberalism and give the concept of space a strategic position as a form of resistance in cities to the dictates of the capital system. In this work, we also present a set of reflections whose objective is to contribute to the construction of a geographic theory on Alienation. Thus, we start from the concepts of space and reflections on the movements of occupation, as well as the theory of the production of space, to present an eminently geographic explanatory model. Space, alienation-alienation are inextricably linked. Finally, we have our theoretical contribution, called Spatial Struggle at the threshold of this century, based on the analysis of movements of occupations in geographic space.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Paula, Ricardo Pires de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Queiroz, William Fernando Camilo2020-10-08T20:47:19Z2020-10-08T20:47:19Z2020-10-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19386333004129042P374164128041368960000-0002-4956-9973porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-20T13:35:31Zoai:repositorio.unesp.br:11449/193863Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:53:21.186193Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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