Divulgação do conhecimento químico: feira de ciências fundamentada na história da diabetes no decorrer século XX

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lunardi, Cátia
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/181624
Resumo: O este trabalho apresenta como proposta atividades de ensino que possam favorecer uma aprendizagem reflexiva, que contribua com a base formativa discente. À vista disto, conceituamos nas aulas de Química, que compreenderam esta pesquisa, a concepção sobre as Transformações Químicas, assunto norteador do Currículo do Estado de São Paulo para a 1ª Série do Ensino Médio. Ao promover este ensino buscamos estratégias de ensino que pudessem integralizar esse saber com outros das diferentes disciplinas da Base Nacional Comum Curricular, com vistas as Ciências da Natureza, uma vez que percebemos que no Exame Nacional do Ensino Médio há uma dificuldade, dos candidatos, em conseguir uma proficiência maior que 600, que indicam que o estudante foi acertando das questões mais fáceis até as mais difíceis. Para contemplar a aprendizagem discente foi proposto o desenvolvimento de uma Feira de Ciências, a partir do tema Diabetes, considerando momentos históricos do século XX que impulsionaram o conhecimento sobre esta doença, estruturando referências até hoje conhecidas pela comunidade científica. Previamente a Feira de Ciências houve um processo formativo junto aos estudantes de 16 aulas, na disciplina de Química, em uma escola de estadual de ensino integral de São Manuel/SP. A organização das atividades pedagógicas foram alicerçadas nas considerações feitas por Vygotsky na perspectiva histórico cultural do desenvolvimento do ser humano. Buscou-se acompanhar e compreender o desenvolvimento dos conhecimentos discentes desde o início das atividades até a finalização de todos os trabalhos por eles realizados, observando cada avanço ocorrido nas percepções cognitivas. Para a realização minuciosa desse processo registramos todas as falas discentes em um “Diário de Campo” da professora/pesquisadora e os alunos puderam fazer o mesmo com os diálogos do grupo em um “Diário de Bordo”, estes documentos foram analisados qualitativamente, por meio da Análise Microgenética. No início do processo formativo observamos uma limitação nas explicações dos estudantes sobre os assuntos abordados, que foram sendo melhorados com o decorrer das práticas pedagógicas mediante ao processo de imitação das explicações da professora e/ou utilização de princípios intelectuais dos textos de Divulgação Científica selecionados para contribuir com o processo de ensino e aprendizagem. Os diálogos promovidos entre professora-alunos e aluno-aluno propiciaram uma redução das dificuldades previamente identificadas. De maneira geral, observamos vários indicadores de apreensão dos conhecimentos oportunizados. As práticas desempenhadas foram pertinentes para que os alunos pudessem aproximar-se das atividades realizadas nos estudos científicos, sendo capaz também de compreender todas as dificuldades encontradas pelos estudiosos nesse percurso, até chegar a uma concepção aceita pela comunidade científica. A História da Diabetes possibilitou aos alunos uma compreensão de como o saber é construído gradualmente e coletivamente, sensibilizando os alunos para o ensino de Ciências da Natureza, mostrando o quanto esse aprender é diligente.
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spelling Divulgação do conhecimento químico: feira de ciências fundamentada na história da diabetes no decorrer século XXDisclosure of chemical knowledge: science fair based on the history of diabetes in the course of the 20th centuryQuímica - estudo e ensinoDiabetesCiências - exposiçõesChemistry - teachingScience fairO este trabalho apresenta como proposta atividades de ensino que possam favorecer uma aprendizagem reflexiva, que contribua com a base formativa discente. À vista disto, conceituamos nas aulas de Química, que compreenderam esta pesquisa, a concepção sobre as Transformações Químicas, assunto norteador do Currículo do Estado de São Paulo para a 1ª Série do Ensino Médio. Ao promover este ensino buscamos estratégias de ensino que pudessem integralizar esse saber com outros das diferentes disciplinas da Base Nacional Comum Curricular, com vistas as Ciências da Natureza, uma vez que percebemos que no Exame Nacional do Ensino Médio há uma dificuldade, dos candidatos, em conseguir uma proficiência maior que 600, que indicam que o estudante foi acertando das questões mais fáceis até as mais difíceis. Para contemplar a aprendizagem discente foi proposto o desenvolvimento de uma Feira de Ciências, a partir do tema Diabetes, considerando momentos históricos do século XX que impulsionaram o conhecimento sobre esta doença, estruturando referências até hoje conhecidas pela comunidade científica. Previamente a Feira de Ciências houve um processo formativo junto aos estudantes de 16 aulas, na disciplina de Química, em uma escola de estadual de ensino integral de São Manuel/SP. A organização das atividades pedagógicas foram alicerçadas nas considerações feitas por Vygotsky na perspectiva histórico cultural do desenvolvimento do ser humano. Buscou-se acompanhar e compreender o desenvolvimento dos conhecimentos discentes desde o início das atividades até a finalização de todos os trabalhos por eles realizados, observando cada avanço ocorrido nas percepções cognitivas. Para a realização minuciosa desse processo registramos todas as falas discentes em um “Diário de Campo” da professora/pesquisadora e os alunos puderam fazer o mesmo com os diálogos do grupo em um “Diário de Bordo”, estes documentos foram analisados qualitativamente, por meio da Análise Microgenética. No início do processo formativo observamos uma limitação nas explicações dos estudantes sobre os assuntos abordados, que foram sendo melhorados com o decorrer das práticas pedagógicas mediante ao processo de imitação das explicações da professora e/ou utilização de princípios intelectuais dos textos de Divulgação Científica selecionados para contribuir com o processo de ensino e aprendizagem. Os diálogos promovidos entre professora-alunos e aluno-aluno propiciaram uma redução das dificuldades previamente identificadas. De maneira geral, observamos vários indicadores de apreensão dos conhecimentos oportunizados. As práticas desempenhadas foram pertinentes para que os alunos pudessem aproximar-se das atividades realizadas nos estudos científicos, sendo capaz também de compreender todas as dificuldades encontradas pelos estudiosos nesse percurso, até chegar a uma concepção aceita pela comunidade científica. A História da Diabetes possibilitou aos alunos uma compreensão de como o saber é construído gradualmente e coletivamente, sensibilizando os alunos para o ensino de Ciências da Natureza, mostrando o quanto esse aprender é diligente.The present work presents as proposal teaching activities that can favor a reflexive learning, that contributes with the formative learning base. In view of this, we conceptualized in Chemistry classes, which understood this research, the conception about the Chemical Transformations, subject guiding the Curriculum of the State of São Paulo for the 1 st Series. In promoting this teaching we seek teaching strategies that could integrate this knowledge with others from the different disciplines of the National Curricular Common Base, with a view to the Natural Sciences, since we perceive that in the National High School Exam there is a difficulty, of the candidates, in achieve a proficiency greater than 600, which indicate that the student has been hitting from the easiest to the most difficult questions. To contemplate the learning process, it was proposed the development of a Science Fair, based on the theme Diabetes, considering the historical moments of the 20th century that stimulated the knowledge about this disease, structuring references until now known by the scientific community. Previously the Science Fair there was a training process with the students of 16 classes, in the discipline of Chemistry, in a state school of integral education of São Manuel / SP. The organization of pedagogical activities was based on the considerations made by Vygotsky in the cultural historical perspective of the development of the human being. We sought to accompany and understand the development of student knowledge from the beginning of the activities to the completion of all the work performed by them, observing every advance in cognitive perceptions. In order to carry out this process, we recorded all the student speeches in a Field Diary of the teacher / researcher and the students were able to do the same with the dialogues of the group in a Log Diary, these documents were analyzed qualitatively through Microgenetic Analysis. At the beginning of the formative process we observed a limitation in the explanations of the students about the subjects discussed, which were improved with the course of the pedagogical practices through the process of imitation of the teacher's explanations and / or use of the intellectual principles of the Scientific Dissemination texts selected for contribute to the teaching and learning process. The dialogues promoted between teacher-students and student-student provided a reduction of previously identified difficulties. In general, we observe several indicators of apprehension of the knowledge that is available. The practices performed were relevant so that students could approach the activities carried out in scientific studies, being able to understand all the difficulties encountered by scholars in this course, until arriving at a conception accepted by the scientific community. The History of Diabetes enabled students to understand how knowledge is built gradually and collectively, sensitizing students to the teaching of natural sciences, showing how much this learning is diligent.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Caluzi, João José [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lunardi, Cátia2019-04-22T14:21:56Z2019-04-22T14:21:56Z2019-02-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18162400091538133004056091P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-23T06:17:10Zoai:repositorio.unesp.br:11449/181624Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:05:08.508942Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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