Valores e atitudes na prática pedagógica do professor de educação física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Acedo, Leandro Mori [UNESP]
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/96049
Resumo: Investigar quais são os valores a serem abordados pela Educação Física na escola pode contribuir para o enriquecimento da área, melhorando a qualidade dos conteúdos e aproximando a disciplina de seu objeto de estudo, a cultura corporal de movimento. Partindo do pressuposto de que toda tendência da Educação Física é pautada em uma concepção de valor que se atribui ao ensino, fica clara a necessidade de conhecermos quais valores são aqueles essenciais à área, a fim de tornar clara sua especificidade e seus objetivos. Este estudo teve como objetivo investigar quais valores e atitudes os professores tratam em suas aulas de Educação Física escolar e como são trabalhados. A metodologia possuiu um caráter qualitativo e descritivo, e pode ser descrita em três fases: seleção dos professores observados; observação e entrevista intensiva nas aulas desses professores; análise dos dados obtidos via observação e entrevista, relacionando-a com a análise dos artigos publicados entre os anos de 1998 e 2007 em periódicos científicos da área de Educação Física realizada anteriormente nesta pesquisa. Foram observadas as aulas do último bimestre de dois professores de nono ano (oitava série) do Ensino Fundamental. Os resultados foram categorizados nos temas transversais sugeridos pelos PCNs, por se tratar de um documento nacional. Entre os valores e atitudes encontrados estavam: solidariedade, inclusão, cuidar do meio-ambiente, co-educação, corporeidade, voluntariedade, ludicidade, competição, cooperação, valorização do trabalho, reciprocidade, respeito, justiça e diálogo. As aulas de Educação Física demonstraram ser excelentes momentos para a reflexão sobre valores e atitudes. O tratamento desses se deu em maior parte em situações-problema, e poucas vezes foram planejadas. Os artigos que tratam desse tema nos periódicos científicos da área não estão...
id UNSP_bb1709593be06982a06103365e0f48c9
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/96049
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Valores e atitudes na prática pedagógica do professor de educação físicaEducação física - Estudo e ensinoValoresValuesAttitudesPhysical education schoolPedagogical practiceInvestigar quais são os valores a serem abordados pela Educação Física na escola pode contribuir para o enriquecimento da área, melhorando a qualidade dos conteúdos e aproximando a disciplina de seu objeto de estudo, a cultura corporal de movimento. Partindo do pressuposto de que toda tendência da Educação Física é pautada em uma concepção de valor que se atribui ao ensino, fica clara a necessidade de conhecermos quais valores são aqueles essenciais à área, a fim de tornar clara sua especificidade e seus objetivos. Este estudo teve como objetivo investigar quais valores e atitudes os professores tratam em suas aulas de Educação Física escolar e como são trabalhados. A metodologia possuiu um caráter qualitativo e descritivo, e pode ser descrita em três fases: seleção dos professores observados; observação e entrevista intensiva nas aulas desses professores; análise dos dados obtidos via observação e entrevista, relacionando-a com a análise dos artigos publicados entre os anos de 1998 e 2007 em periódicos científicos da área de Educação Física realizada anteriormente nesta pesquisa. Foram observadas as aulas do último bimestre de dois professores de nono ano (oitava série) do Ensino Fundamental. Os resultados foram categorizados nos temas transversais sugeridos pelos PCNs, por se tratar de um documento nacional. Entre os valores e atitudes encontrados estavam: solidariedade, inclusão, cuidar do meio-ambiente, co-educação, corporeidade, voluntariedade, ludicidade, competição, cooperação, valorização do trabalho, reciprocidade, respeito, justiça e diálogo. As aulas de Educação Física demonstraram ser excelentes momentos para a reflexão sobre valores e atitudes. O tratamento desses se deu em maior parte em situações-problema, e poucas vezes foram planejadas. Os artigos que tratam desse tema nos periódicos científicos da área não estão...Research about the values taught in Physical Education classes can contribute to the area enrichment, improving contents quality and approaching the subject of its object of study, the body movement culture. Assuming that whole trend of physical education is based on a conception of value that is assigned to education, is a clear need to know what those values are essential to the area in order to clarify its specificity and its goals. This study aims to investigate values and attitudes that teachers broach in their physical education classes and how these contends are worked, through observation and interviews on teachers practice in elementary schools. The methodology has a descriptive and qualitative nature, and can be described in three phases: observed teachers selection; teachers observation and intensive interviews; obtained data analysis, linking it to the articles analysis of scientific journals Physical Education area, already studied by this research. There were observed the two last months of the eighth grade classes of two teachers in elementary school. The results were categorized in the topics suggested by PCNs (a national document). Between values and attitudes were found: solidarity, inclusion, environment care, co-education, voluntary, leisure, competition, cooperation, work appreciation, reciprocity, respect, justice and dialogue. The Physical Education classes showed to be an excellent place for reflection about values and attitudes. The treatment of these usually happened with problems situations rise, and rarely was planned by the teachers. The papers do not contain the fundamental questions that could serve of theoretical support to the teacher work, with the values dimension.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Darido, Suraya Cristina [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Acedo, Leandro Mori [UNESP]2014-06-11T19:28:00Z2014-06-11T19:28:00Z2009-08-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis111 f. : il., tabs.application/pdfACEDO, Leandro Mori. Valores e atitudes na prática pedagógica do professor de educação física. 2009. 111 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2009.http://hdl.handle.net/11449/96049000597480acedo_lm_me_rcla.pdf33004137062P0Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-03T06:22:01Zoai:repositorio.unesp.br:11449/96049Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:00:52.414384Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Valores e atitudes na prática pedagógica do professor de educação física
title Valores e atitudes na prática pedagógica do professor de educação física
spellingShingle Valores e atitudes na prática pedagógica do professor de educação física
Acedo, Leandro Mori [UNESP]
Educação física - Estudo e ensino
Valores
Values
Attitudes
Physical education school
Pedagogical practice
title_short Valores e atitudes na prática pedagógica do professor de educação física
title_full Valores e atitudes na prática pedagógica do professor de educação física
title_fullStr Valores e atitudes na prática pedagógica do professor de educação física
title_full_unstemmed Valores e atitudes na prática pedagógica do professor de educação física
title_sort Valores e atitudes na prática pedagógica do professor de educação física
author Acedo, Leandro Mori [UNESP]
author_facet Acedo, Leandro Mori [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Darido, Suraya Cristina [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Acedo, Leandro Mori [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física - Estudo e ensino
Valores
Values
Attitudes
Physical education school
Pedagogical practice
topic Educação física - Estudo e ensino
Valores
Values
Attitudes
Physical education school
Pedagogical practice
description Investigar quais são os valores a serem abordados pela Educação Física na escola pode contribuir para o enriquecimento da área, melhorando a qualidade dos conteúdos e aproximando a disciplina de seu objeto de estudo, a cultura corporal de movimento. Partindo do pressuposto de que toda tendência da Educação Física é pautada em uma concepção de valor que se atribui ao ensino, fica clara a necessidade de conhecermos quais valores são aqueles essenciais à área, a fim de tornar clara sua especificidade e seus objetivos. Este estudo teve como objetivo investigar quais valores e atitudes os professores tratam em suas aulas de Educação Física escolar e como são trabalhados. A metodologia possuiu um caráter qualitativo e descritivo, e pode ser descrita em três fases: seleção dos professores observados; observação e entrevista intensiva nas aulas desses professores; análise dos dados obtidos via observação e entrevista, relacionando-a com a análise dos artigos publicados entre os anos de 1998 e 2007 em periódicos científicos da área de Educação Física realizada anteriormente nesta pesquisa. Foram observadas as aulas do último bimestre de dois professores de nono ano (oitava série) do Ensino Fundamental. Os resultados foram categorizados nos temas transversais sugeridos pelos PCNs, por se tratar de um documento nacional. Entre os valores e atitudes encontrados estavam: solidariedade, inclusão, cuidar do meio-ambiente, co-educação, corporeidade, voluntariedade, ludicidade, competição, cooperação, valorização do trabalho, reciprocidade, respeito, justiça e diálogo. As aulas de Educação Física demonstraram ser excelentes momentos para a reflexão sobre valores e atitudes. O tratamento desses se deu em maior parte em situações-problema, e poucas vezes foram planejadas. Os artigos que tratam desse tema nos periódicos científicos da área não estão...
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-08-21
2014-06-11T19:28:00Z
2014-06-11T19:28:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ACEDO, Leandro Mori. Valores e atitudes na prática pedagógica do professor de educação física. 2009. 111 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2009.
http://hdl.handle.net/11449/96049
000597480
acedo_lm_me_rcla.pdf
33004137062P0
identifier_str_mv ACEDO, Leandro Mori. Valores e atitudes na prática pedagógica do professor de educação física. 2009. 111 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2009.
000597480
acedo_lm_me_rcla.pdf
33004137062P0
url http://hdl.handle.net/11449/96049
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 111 f. : il., tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129383399948288