A pedagogia do professor de educação física: um estudo sobre valores e as atitudes na prática docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/96096 |
Resumo: | Esta pesquisa teve como contexto de estudo as mudanças educacionais geradas no âmbito da sociedade brasileira, observando-se questões relacionadas a atos de desrespeito, indisciplina, falta de interesse, perda da noção de valores, de referências e limites no ambiente escolar. Tal fato passou a exigir dos educadores, novas perspectivas de práticas docentes, e um olhar mais atento aos problemas advindos da sala de aula. Com relação às aulas de Educação Física, percebe-se que é uma disciplina cuja dinâmica das aulas (através de atividades ligadas aos conteúdos de jogos, esportes, danças, lutas e ginásticas) maximizam os conflitos. Durante a sua realização, os alunos encaram com muita freqüência o espírito de competitividade e individualismo, deixando esquecida, por muitas vezes, as questões ligadas às atitudes e valores. Nesse contexto, os objetivos do trabalho foram: apresentar um quadro a respeito do inventário pedagógico do professor de Educação Física; buscar na prática docente dos professores os valores, os conteúdos e as atitudes que configuram a sua cultura escolar e identificar na docência da Educação Física as ações didáticas, a hexis corporal e a postura que formam o habitus docente. Como percurso para esse caminho foi escolhida a pesquisa de caráter qualitativo, do tipo construtivismo social, utilizando-se questionário, observações de aulas e entrevistas. Dos 17 participantes - professores de Educação Física - da educação básica que responderam o questionário foram selecionados... |
id |
UNSP_8a31614caf87e126b6fc67b287fc6233 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/96096 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A pedagogia do professor de educação física: um estudo sobre valores e as atitudes na prática docenteEducação física - Estudo e ensinoValoresDocênciaHabitus docentePhysical education and training - Study and teachingEsta pesquisa teve como contexto de estudo as mudanças educacionais geradas no âmbito da sociedade brasileira, observando-se questões relacionadas a atos de desrespeito, indisciplina, falta de interesse, perda da noção de valores, de referências e limites no ambiente escolar. Tal fato passou a exigir dos educadores, novas perspectivas de práticas docentes, e um olhar mais atento aos problemas advindos da sala de aula. Com relação às aulas de Educação Física, percebe-se que é uma disciplina cuja dinâmica das aulas (através de atividades ligadas aos conteúdos de jogos, esportes, danças, lutas e ginásticas) maximizam os conflitos. Durante a sua realização, os alunos encaram com muita freqüência o espírito de competitividade e individualismo, deixando esquecida, por muitas vezes, as questões ligadas às atitudes e valores. Nesse contexto, os objetivos do trabalho foram: apresentar um quadro a respeito do inventário pedagógico do professor de Educação Física; buscar na prática docente dos professores os valores, os conteúdos e as atitudes que configuram a sua cultura escolar e identificar na docência da Educação Física as ações didáticas, a hexis corporal e a postura que formam o habitus docente. Como percurso para esse caminho foi escolhida a pesquisa de caráter qualitativo, do tipo construtivismo social, utilizando-se questionário, observações de aulas e entrevistas. Dos 17 participantes - professores de Educação Física - da educação básica que responderam o questionário foram selecionados...Universidade Estadual Paulista (Unesp)Neto, Samuel de Souza [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Cardozo, Aline Steckelberg [UNESP]2014-06-11T19:28:00Z2014-06-11T19:28:00Z2008-05-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis154 f. :application/pdfCARDOZO, Aline Steckelberg. A pedagogia do professor de educação física: um estudo sobre valores e as atitudes na prática docente. 2008. 154 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2008.http://hdl.handle.net/11449/96096000558491cardozo_as_me_rcla.pdf33004137062P0Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-30T06:03:03Zoai:repositorio.unesp.br:11449/96096Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T13:33:33.190108Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A pedagogia do professor de educação física: um estudo sobre valores e as atitudes na prática docente |
title |
A pedagogia do professor de educação física: um estudo sobre valores e as atitudes na prática docente |
spellingShingle |
A pedagogia do professor de educação física: um estudo sobre valores e as atitudes na prática docente Cardozo, Aline Steckelberg [UNESP] Educação física - Estudo e ensino Valores Docência Habitus docente Physical education and training - Study and teaching |
title_short |
A pedagogia do professor de educação física: um estudo sobre valores e as atitudes na prática docente |
title_full |
A pedagogia do professor de educação física: um estudo sobre valores e as atitudes na prática docente |
title_fullStr |
A pedagogia do professor de educação física: um estudo sobre valores e as atitudes na prática docente |
title_full_unstemmed |
A pedagogia do professor de educação física: um estudo sobre valores e as atitudes na prática docente |
title_sort |
A pedagogia do professor de educação física: um estudo sobre valores e as atitudes na prática docente |
author |
Cardozo, Aline Steckelberg [UNESP] |
author_facet |
Cardozo, Aline Steckelberg [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Neto, Samuel de Souza [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardozo, Aline Steckelberg [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física - Estudo e ensino Valores Docência Habitus docente Physical education and training - Study and teaching |
topic |
Educação física - Estudo e ensino Valores Docência Habitus docente Physical education and training - Study and teaching |
description |
Esta pesquisa teve como contexto de estudo as mudanças educacionais geradas no âmbito da sociedade brasileira, observando-se questões relacionadas a atos de desrespeito, indisciplina, falta de interesse, perda da noção de valores, de referências e limites no ambiente escolar. Tal fato passou a exigir dos educadores, novas perspectivas de práticas docentes, e um olhar mais atento aos problemas advindos da sala de aula. Com relação às aulas de Educação Física, percebe-se que é uma disciplina cuja dinâmica das aulas (através de atividades ligadas aos conteúdos de jogos, esportes, danças, lutas e ginásticas) maximizam os conflitos. Durante a sua realização, os alunos encaram com muita freqüência o espírito de competitividade e individualismo, deixando esquecida, por muitas vezes, as questões ligadas às atitudes e valores. Nesse contexto, os objetivos do trabalho foram: apresentar um quadro a respeito do inventário pedagógico do professor de Educação Física; buscar na prática docente dos professores os valores, os conteúdos e as atitudes que configuram a sua cultura escolar e identificar na docência da Educação Física as ações didáticas, a hexis corporal e a postura que formam o habitus docente. Como percurso para esse caminho foi escolhida a pesquisa de caráter qualitativo, do tipo construtivismo social, utilizando-se questionário, observações de aulas e entrevistas. Dos 17 participantes - professores de Educação Física - da educação básica que responderam o questionário foram selecionados... |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-05-16 2014-06-11T19:28:00Z 2014-06-11T19:28:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CARDOZO, Aline Steckelberg. A pedagogia do professor de educação física: um estudo sobre valores e as atitudes na prática docente. 2008. 154 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2008. http://hdl.handle.net/11449/96096 000558491 cardozo_as_me_rcla.pdf 33004137062P0 |
identifier_str_mv |
CARDOZO, Aline Steckelberg. A pedagogia do professor de educação física: um estudo sobre valores e as atitudes na prática docente. 2008. 154 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2008. 000558491 cardozo_as_me_rcla.pdf 33004137062P0 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/96096 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
154 f. : application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128246438428672 |