A inquisição virtual: um estudo sobre a moralidade nos sites de redes sociais.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kadooka, Aline [UNESP]
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/183633
Resumo: Os Sites de Redes Sociais são grandes dinamizadores do fluxo de informação e interconexões entre pessoas. Eles favorecem a construção e a produção de discursos que manifestam as múltiplas “verdades” sociais e suas representações. Além disso, são espaços complexos que estimulam o debate, geram ou desoprimem as tensões e, sobretudo, trazem os discursos sociais que refletem os valores e a moral de seus participantes. Nos Sites de Redes Sociais o ideal admitido é a liberdade e, portanto, os usuários tendem a avaliar e julgar a ação dos demais e vão além, aplicam sanções que bem entendem. O objetivo geral da pesquisa foi verificar e analisar como algumas questões relativas à moralidade apareceram nas publicações dos usuários e moldaram as suas ações dentro do Facebook. Temos como justificativa a necessidade de estudos que explorem a moralidade “virtual” dos participantes e apresentem programas e estratégias que promovam o uso consciente e responsável. Para tanto utilizamos como metodologia a netnografia. Ela consiste em uma pesquisa observacional participante, pois permite que o pesquisador adentre no universo que estuda por um determinado tempo, utilizando-se além das ferramentas próprias do Facebook, o diário de campo. Para cumprir com objetivos acessamos a plataforma diariamente durante o período de Junho de 2017 à Agosto de 2018, em busca de casos que causavam grande indignação nos usuários e eram as mais polêmicas da época. Além disso, elas deveriam tratar de questões relativas à moral, tais como: justiça, roubos, mentira, cooperação, altruísmo. Sabemos que o sentimento de indignação advém quando o expectador desaprova uma ação que considera ferir um bem moral e; reconhece em si um valor e, portanto, preceitua que o outro também deva seguir os mesmos fundamentos. No total acompanhamos trinta e cinco casos com diversos assuntos (violência, roubo, desonestidade, racismo, homofobia, misoginia). Como resultado, nos deparamos com a difusão da ideia da eficiência do Facebook como espaço mediador e ferramenta para a resolução de conflitos. De um lado, alguém motivado pelo desejo de justiça, pelo sentimento confortante de saber que há um canal que lhe dará voz e o fará ser ouvido e apoiado por iguais. Do outro, os que foram escolhidos como alvos e sentiram o pavor, a vergonha, o medo e a insignificância. Os usuários das redes sociais são ávidos por reivindicar atitudes exemplares dos outros membros, contudo, agem de maneira contrária. Talvez, tal atitude seja fruto de uma confusão entre ser moral e ser moralista. Não é propósito, do estudo, porém culpabilizar os SRSs e nem propor a adoção de atitudes coercitivas que promovam o controle e o medo, pois isso seria a proposta de um estudo moralista. Acreditamos, entretanto, na eficiência da criação de estratégias e ações que visem à educação e o esclarecimento dos usuários como uma atitude para desenvolver além de uma consciência solidária e responsável, uma cidadania digital.
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Temos como justificativa a necessidade de estudos que explorem a moralidade “virtual” dos participantes e apresentem programas e estratégias que promovam o uso consciente e responsável. Para tanto utilizamos como metodologia a netnografia. Ela consiste em uma pesquisa observacional participante, pois permite que o pesquisador adentre no universo que estuda por um determinado tempo, utilizando-se além das ferramentas próprias do Facebook, o diário de campo. Para cumprir com objetivos acessamos a plataforma diariamente durante o período de Junho de 2017 à Agosto de 2018, em busca de casos que causavam grande indignação nos usuários e eram as mais polêmicas da época. Além disso, elas deveriam tratar de questões relativas à moral, tais como: justiça, roubos, mentira, cooperação, altruísmo. Sabemos que o sentimento de indignação advém quando o expectador desaprova uma ação que considera ferir um bem moral e; reconhece em si um valor e, portanto, preceitua que o outro também deva seguir os mesmos fundamentos. No total acompanhamos trinta e cinco casos com diversos assuntos (violência, roubo, desonestidade, racismo, homofobia, misoginia). Como resultado, nos deparamos com a difusão da ideia da eficiência do Facebook como espaço mediador e ferramenta para a resolução de conflitos. De um lado, alguém motivado pelo desejo de justiça, pelo sentimento confortante de saber que há um canal que lhe dará voz e o fará ser ouvido e apoiado por iguais. Do outro, os que foram escolhidos como alvos e sentiram o pavor, a vergonha, o medo e a insignificância. Os usuários das redes sociais são ávidos por reivindicar atitudes exemplares dos outros membros, contudo, agem de maneira contrária. Talvez, tal atitude seja fruto de uma confusão entre ser moral e ser moralista. Não é propósito, do estudo, porém culpabilizar os SRSs e nem propor a adoção de atitudes coercitivas que promovam o controle e o medo, pois isso seria a proposta de um estudo moralista. Acreditamos, entretanto, na eficiência da criação de estratégias e ações que visem à educação e o esclarecimento dos usuários como uma atitude para desenvolver além de uma consciência solidária e responsável, uma cidadania digital.Social Networking Sites are great dynamizers of the flow of information and interconnections between people. They favor a construction and production of discourses that manifest as multiple "truths" and their representations. In addition, they are spaces that stimulate debate, generate or unfavor the tendencies and, above, bring social discourses that reflect the values and a moral of its participants. In Social Networking Sites the ideal is freedom, and therefore users tend to evaluate and judge an action of others and go beyond the attention that is understood. The purpose of the research was identified and shown as some issues related to morality. Studies justifying studies that explore a "virtual" morality and participate in programs and strategies that promote conscious and responsible use. For such use as a netnography network. It consists of a participatory observational survey, because it allows you to search in a universe that has a fixed rhythm, using the own tools of Facebook, the field diary. The date in the case of annual data to 2017 June of 2018, in the case of the case in the case of big data in the users are the greater data in time. In addition, they can be moral issues, such as: justice, robberies, lies, cooperation, altruism. We know that the feeling of indignation comes when the spectator disapproves of an action that considers a moral good and; in itself a value, and therefore what must be done must also follow the same foundations. Not accompanying the accompaniments (violence, theft, dishonesty, racism, homophobia, misogyny). As a result, we come across an idea of Facebook's effectiveness as a mediator and a tool for conflict resolution. On the one hand, someone motivated by the desire for justice, by the feeling of knowing if there is a channel that makes him the voice and the eye is heard and supported equally. On the other, those who were chosen as targets and felt the taste, a shame, fear and insignificance. Social networking users are avoided for claiming exemplary attitudes from other members, yet they act in a contrary way. Maybe it's a woman's mistake between morality and being a moralist. The objective of study is the objective of study attitudes of co-activitarian or promo- and control of the evaluation of the evaluation of the behavior of the evaluation of moral study. We believe, therefore, in the efficiency of the creation of strategies and actions that aim at the education and the enlightenment of the users as an attitude towards the development besides a conscience of solidarity and responsible, a digital citizenship.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Código de Financiamento 001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lepre, Rita Melissa [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Kadooka, Aline [UNESP]2019-09-26T19:18:39Z2019-09-26T19:18:39Z2019-07-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18363300092544333004048021P6porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-18T14:03:21Zoai:repositorio.unesp.br:11449/183633Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-06T00:11:38.679550Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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