Uma leitura sobre formação continuada de professores de Matemática fundamentada em uma categoria de vida cotidiana
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/102098 |
Resumo: | Neste trabalho estudamos o desenvolvimento de parte de um curso de formação continuada para professores de Matemática assentado em uma categoria da vida cotidiana, chamada tomada de decisão. A proposta desse curso envolve tanto tomada de decisão quanto categorias da matemática do matemático. A investigação que realizamos buscou responder à pergunta: como acontece um processo de formação profissional fundamentado numa categoria da vida cotidiana, qual seja, a tomada de decisão? Para nossa leitura, usando como referencial o Modelo dos Campos Semânticos, analisamos: entrevistas com professores de Matemática, prévias ao curso; atividades desenvolvidas pelos professores-alunos durante o módulo Tomada de decisão; entrevistas com professores-alunos do curso após o módulo Tomada de decisão; e ensaios produzidos pelos professores-alunos sobre o módulo Tomada de decisão. A partir de nossas leituras, apresentamos elementos – como descentramento, estranhamento e diferença – que julgamos importantes serem considerados e problematizados na formação de professores de Matemática |
id |
UNSP_bb70c9247d65ceca20a99005913dbabe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/102098 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Uma leitura sobre formação continuada de professores de Matemática fundamentada em uma categoria de vida cotidianaProfessores - FormaçãoMatemáticaFormação de professoresProdução de significadosDiferençaEstranhamentoDescentramentoCategorias da vida cotidianaTeacher educationMeaning productionDifferenceDecenteringStrangenessCategories of everyday lifeNeste trabalho estudamos o desenvolvimento de parte de um curso de formação continuada para professores de Matemática assentado em uma categoria da vida cotidiana, chamada tomada de decisão. A proposta desse curso envolve tanto tomada de decisão quanto categorias da matemática do matemático. A investigação que realizamos buscou responder à pergunta: como acontece um processo de formação profissional fundamentado numa categoria da vida cotidiana, qual seja, a tomada de decisão? Para nossa leitura, usando como referencial o Modelo dos Campos Semânticos, analisamos: entrevistas com professores de Matemática, prévias ao curso; atividades desenvolvidas pelos professores-alunos durante o módulo Tomada de decisão; entrevistas com professores-alunos do curso após o módulo Tomada de decisão; e ensaios produzidos pelos professores-alunos sobre o módulo Tomada de decisão. A partir de nossas leituras, apresentamos elementos – como descentramento, estranhamento e diferença – que julgamos importantes serem considerados e problematizados na formação de professores de MatemáticaIn this study we examine part of a development course for mathematics teachers, namely, the module based on a category of everyday life, decision making. Categories of the mathematics of the mathematician were also involved. The key question was: how does a course based on category of everyday life, for mathematics teachers, unfolds? The main theoretical reference was the Model of Semantic Fields; we analysed: pré-course interview with mathematics teachers (not taking the course), activities developed during the course, interviews with participants in the course and short essays produced as part of the assignments of the course. On the basis of these analyses we present and discuss notions ― key among them, those of decentering, strangeness and difference; we argue that those notions must be a central part in mathematics teacher educationCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lins, Romulo Campos [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Viviane Cristina Almada de [UNESP]2014-06-11T19:31:42Z2014-06-11T19:31:42Z2011-05-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis207 p. : il. + 1 CD-ROMapplication/pdfOLIVEIRA, Viviane Cristina Almada de. Uma leitura sobre formação continuada de professores de Matemática fundamentada em uma categoria de vida cotidiana. 2011. 207 p. Tese - (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2011.http://hdl.handle.net/11449/102098000675878oliveira_vca_dr_rcla.pdf33004137031P75779705454307719Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-05T06:18:40Zoai:repositorio.unesp.br:11449/102098Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:33:18.572927Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma leitura sobre formação continuada de professores de Matemática fundamentada em uma categoria de vida cotidiana |
title |
Uma leitura sobre formação continuada de professores de Matemática fundamentada em uma categoria de vida cotidiana |
spellingShingle |
Uma leitura sobre formação continuada de professores de Matemática fundamentada em uma categoria de vida cotidiana Oliveira, Viviane Cristina Almada de [UNESP] Professores - Formação Matemática Formação de professores Produção de significados Diferença Estranhamento Descentramento Categorias da vida cotidiana Teacher education Meaning production Difference Decentering Strangeness Categories of everyday life |
title_short |
Uma leitura sobre formação continuada de professores de Matemática fundamentada em uma categoria de vida cotidiana |
title_full |
Uma leitura sobre formação continuada de professores de Matemática fundamentada em uma categoria de vida cotidiana |
title_fullStr |
Uma leitura sobre formação continuada de professores de Matemática fundamentada em uma categoria de vida cotidiana |
title_full_unstemmed |
Uma leitura sobre formação continuada de professores de Matemática fundamentada em uma categoria de vida cotidiana |
title_sort |
Uma leitura sobre formação continuada de professores de Matemática fundamentada em uma categoria de vida cotidiana |
author |
Oliveira, Viviane Cristina Almada de [UNESP] |
author_facet |
Oliveira, Viviane Cristina Almada de [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lins, Romulo Campos [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Viviane Cristina Almada de [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores - Formação Matemática Formação de professores Produção de significados Diferença Estranhamento Descentramento Categorias da vida cotidiana Teacher education Meaning production Difference Decentering Strangeness Categories of everyday life |
topic |
Professores - Formação Matemática Formação de professores Produção de significados Diferença Estranhamento Descentramento Categorias da vida cotidiana Teacher education Meaning production Difference Decentering Strangeness Categories of everyday life |
description |
Neste trabalho estudamos o desenvolvimento de parte de um curso de formação continuada para professores de Matemática assentado em uma categoria da vida cotidiana, chamada tomada de decisão. A proposta desse curso envolve tanto tomada de decisão quanto categorias da matemática do matemático. A investigação que realizamos buscou responder à pergunta: como acontece um processo de formação profissional fundamentado numa categoria da vida cotidiana, qual seja, a tomada de decisão? Para nossa leitura, usando como referencial o Modelo dos Campos Semânticos, analisamos: entrevistas com professores de Matemática, prévias ao curso; atividades desenvolvidas pelos professores-alunos durante o módulo Tomada de decisão; entrevistas com professores-alunos do curso após o módulo Tomada de decisão; e ensaios produzidos pelos professores-alunos sobre o módulo Tomada de decisão. A partir de nossas leituras, apresentamos elementos – como descentramento, estranhamento e diferença – que julgamos importantes serem considerados e problematizados na formação de professores de Matemática |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-05-04 2014-06-11T19:31:42Z 2014-06-11T19:31:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Viviane Cristina Almada de. Uma leitura sobre formação continuada de professores de Matemática fundamentada em uma categoria de vida cotidiana. 2011. 207 p. Tese - (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2011. http://hdl.handle.net/11449/102098 000675878 oliveira_vca_dr_rcla.pdf 33004137031P7 5779705454307719 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Viviane Cristina Almada de. Uma leitura sobre formação continuada de professores de Matemática fundamentada em uma categoria de vida cotidiana. 2011. 207 p. Tese - (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2011. 000675878 oliveira_vca_dr_rcla.pdf 33004137031P7 5779705454307719 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/102098 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
207 p. : il. + 1 CD-ROM application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129085208002560 |