Uma leitura sobre formação continuada de professores de Matemática fundamentada em uma categoria de vida cotidiana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Viviane Cristina Almada de [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/102098
Resumo: Neste trabalho estudamos o desenvolvimento de parte de um curso de formação continuada para professores de Matemática assentado em uma categoria da vida cotidiana, chamada tomada de decisão. A proposta desse curso envolve tanto tomada de decisão quanto categorias da matemática do matemático. A investigação que realizamos buscou responder à pergunta: como acontece um processo de formação profissional fundamentado numa categoria da vida cotidiana, qual seja, a tomada de decisão? Para nossa leitura, usando como referencial o Modelo dos Campos Semânticos, analisamos: entrevistas com professores de Matemática, prévias ao curso; atividades desenvolvidas pelos professores-alunos durante o módulo Tomada de decisão; entrevistas com professores-alunos do curso após o módulo Tomada de decisão; e ensaios produzidos pelos professores-alunos sobre o módulo Tomada de decisão. A partir de nossas leituras, apresentamos elementos – como descentramento, estranhamento e diferença – que julgamos importantes serem considerados e problematizados na formação de professores de Matemática
id UNSP_bb70c9247d65ceca20a99005913dbabe
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/102098
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Uma leitura sobre formação continuada de professores de Matemática fundamentada em uma categoria de vida cotidianaProfessores - FormaçãoMatemáticaFormação de professoresProdução de significadosDiferençaEstranhamentoDescentramentoCategorias da vida cotidianaTeacher educationMeaning productionDifferenceDecenteringStrangenessCategories of everyday lifeNeste trabalho estudamos o desenvolvimento de parte de um curso de formação continuada para professores de Matemática assentado em uma categoria da vida cotidiana, chamada tomada de decisão. A proposta desse curso envolve tanto tomada de decisão quanto categorias da matemática do matemático. A investigação que realizamos buscou responder à pergunta: como acontece um processo de formação profissional fundamentado numa categoria da vida cotidiana, qual seja, a tomada de decisão? Para nossa leitura, usando como referencial o Modelo dos Campos Semânticos, analisamos: entrevistas com professores de Matemática, prévias ao curso; atividades desenvolvidas pelos professores-alunos durante o módulo Tomada de decisão; entrevistas com professores-alunos do curso após o módulo Tomada de decisão; e ensaios produzidos pelos professores-alunos sobre o módulo Tomada de decisão. A partir de nossas leituras, apresentamos elementos – como descentramento, estranhamento e diferença – que julgamos importantes serem considerados e problematizados na formação de professores de MatemáticaIn this study we examine part of a development course for mathematics teachers, namely, the module based on a category of everyday life, decision making. Categories of the mathematics of the mathematician were also involved. The key question was: how does a course based on category of everyday life, for mathematics teachers, unfolds? The main theoretical reference was the Model of Semantic Fields; we analysed: pré-course interview with mathematics teachers (not taking the course), activities developed during the course, interviews with participants in the course and short essays produced as part of the assignments of the course. On the basis of these analyses we present and discuss notions ― key among them, those of decentering, strangeness and difference; we argue that those notions must be a central part in mathematics teacher educationCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lins, Romulo Campos [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Viviane Cristina Almada de [UNESP]2014-06-11T19:31:42Z2014-06-11T19:31:42Z2011-05-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis207 p. : il. + 1 CD-ROMapplication/pdfOLIVEIRA, Viviane Cristina Almada de. Uma leitura sobre formação continuada de professores de Matemática fundamentada em uma categoria de vida cotidiana. 2011. 207 p. Tese - (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2011.http://hdl.handle.net/11449/102098000675878oliveira_vca_dr_rcla.pdf33004137031P75779705454307719Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-05T06:18:40Zoai:repositorio.unesp.br:11449/102098Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:33:18.572927Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma leitura sobre formação continuada de professores de Matemática fundamentada em uma categoria de vida cotidiana
title Uma leitura sobre formação continuada de professores de Matemática fundamentada em uma categoria de vida cotidiana
spellingShingle Uma leitura sobre formação continuada de professores de Matemática fundamentada em uma categoria de vida cotidiana
Oliveira, Viviane Cristina Almada de [UNESP]
Professores - Formação
Matemática
Formação de professores
Produção de significados
Diferença
Estranhamento
Descentramento
Categorias da vida cotidiana
Teacher education
Meaning production
Difference
Decentering
Strangeness
Categories of everyday life
title_short Uma leitura sobre formação continuada de professores de Matemática fundamentada em uma categoria de vida cotidiana
title_full Uma leitura sobre formação continuada de professores de Matemática fundamentada em uma categoria de vida cotidiana
title_fullStr Uma leitura sobre formação continuada de professores de Matemática fundamentada em uma categoria de vida cotidiana
title_full_unstemmed Uma leitura sobre formação continuada de professores de Matemática fundamentada em uma categoria de vida cotidiana
title_sort Uma leitura sobre formação continuada de professores de Matemática fundamentada em uma categoria de vida cotidiana
author Oliveira, Viviane Cristina Almada de [UNESP]
author_facet Oliveira, Viviane Cristina Almada de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lins, Romulo Campos [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Viviane Cristina Almada de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - Formação
Matemática
Formação de professores
Produção de significados
Diferença
Estranhamento
Descentramento
Categorias da vida cotidiana
Teacher education
Meaning production
Difference
Decentering
Strangeness
Categories of everyday life
topic Professores - Formação
Matemática
Formação de professores
Produção de significados
Diferença
Estranhamento
Descentramento
Categorias da vida cotidiana
Teacher education
Meaning production
Difference
Decentering
Strangeness
Categories of everyday life
description Neste trabalho estudamos o desenvolvimento de parte de um curso de formação continuada para professores de Matemática assentado em uma categoria da vida cotidiana, chamada tomada de decisão. A proposta desse curso envolve tanto tomada de decisão quanto categorias da matemática do matemático. A investigação que realizamos buscou responder à pergunta: como acontece um processo de formação profissional fundamentado numa categoria da vida cotidiana, qual seja, a tomada de decisão? Para nossa leitura, usando como referencial o Modelo dos Campos Semânticos, analisamos: entrevistas com professores de Matemática, prévias ao curso; atividades desenvolvidas pelos professores-alunos durante o módulo Tomada de decisão; entrevistas com professores-alunos do curso após o módulo Tomada de decisão; e ensaios produzidos pelos professores-alunos sobre o módulo Tomada de decisão. A partir de nossas leituras, apresentamos elementos – como descentramento, estranhamento e diferença – que julgamos importantes serem considerados e problematizados na formação de professores de Matemática
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-05-04
2014-06-11T19:31:42Z
2014-06-11T19:31:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Viviane Cristina Almada de. Uma leitura sobre formação continuada de professores de Matemática fundamentada em uma categoria de vida cotidiana. 2011. 207 p. Tese - (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2011.
http://hdl.handle.net/11449/102098
000675878
oliveira_vca_dr_rcla.pdf
33004137031P7
5779705454307719
identifier_str_mv OLIVEIRA, Viviane Cristina Almada de. Uma leitura sobre formação continuada de professores de Matemática fundamentada em uma categoria de vida cotidiana. 2011. 207 p. Tese - (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2011.
000675878
oliveira_vca_dr_rcla.pdf
33004137031P7
5779705454307719
url http://hdl.handle.net/11449/102098
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 207 p. : il. + 1 CD-ROM
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129085208002560