Como o professor de educação física aprende a ser professor em seu cotidiano?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39136/tde-14092023-112556/ |
Resumo: | O presente trabalho interessa-se por entender como um professor de Educação Fí- sica escolar forma-se como professor, aprende a ser professor, ao longo de sua vida. Para tanto, nós recorremos a teóricos materialistas-históricos para entender a constituição do cotidiano e a constituição da pessoa imersa nesse cotidiano. Além disso, adotamos neste trabalho o pressuposto que o aprendizado acontece na prática social. Com essas len- tes teóricas em mãos, conduzimos um estudo empírico de caráter exploratório através de entrevistas semi-estruturadas de quatro professores de Educação Física com mais de 10 anos de experiência e pleno exercício profissional. Os relatos dos professores participantes foram analisados em busca de conceitos que nos ajudassem a organizar e representar como se dá o cotidiano desses participantes, e como esse cotidiano nos informa sobre o processo desses professores aprenderem a ser professores. A organização de tal análise foi feita através de uma codificação dos conceitos percebidos assistida pelos software de análise de dados qualitativos Nvivo®. Mapas da organização hierárquica dos códigos percebidos foram feitos e a partir desses mapas é que redigimos a seção Resultados e Discussão . O conceito central que pudemos elaborar foi o de Encontros, sendo os momentos nos quais os diferentes participantes de um cotidiano estabelecem uma relação de coordena- ção de suas ações e fazem com que diversos objetos culturais circulem socialmente. Esses momentos de encontros, quando articulados entre si através do tempo, compõem o que entendemos como a Trajetória cotidiana da pessoa. É ao longo dessa trajetória coti- diana que a pessoa atravessa diferentes espaços sociais e tenta se reproduzir no tempo ao mesmo tempo em que reproduz esses diferentes espaços. Falando especificamente do espaço social escolar, nossos participantes nos permitiram descrever de forma incipiente as dinâmicas dos encontros que estabelecem cotidianamente com ou outros participantes da prática escolar: alunos, responsáveis pelos alunos, responsáveis pelo apoio pedagógico, responsáveis pela direção e outros professores. Tal descrição da dinâmica dos encontros cotidianos que um professor experimenta é a base fundamental para uma compreensão concreta de como esse professor aprende a ser professor ao longo de sua vida, pois enten- demos o aprendizado como uma decorrência da prática social. Uma resposta da pessoa às necessidades da prática a qual está inserida, uma ação contínua de se reproduzir no tempo. Além disso, concluímos que as dinâmicas de encontro descritas no presente trabalho são objetos com grande potencial heurístico para futuros estudos interessados em aprofundar o conhecimento científico sobre o cotidiano de professores de Educação Física escolar |
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Como o professor de educação física aprende a ser professor em seu cotidiano?How does the physical education teacher learn to be a teacher in his/her daily life?Aprendizagem socialCotidianoEverydayFormação de professoresSocial learningTeacher developmentO presente trabalho interessa-se por entender como um professor de Educação Fí- sica escolar forma-se como professor, aprende a ser professor, ao longo de sua vida. Para tanto, nós recorremos a teóricos materialistas-históricos para entender a constituição do cotidiano e a constituição da pessoa imersa nesse cotidiano. Além disso, adotamos neste trabalho o pressuposto que o aprendizado acontece na prática social. Com essas len- tes teóricas em mãos, conduzimos um estudo empírico de caráter exploratório através de entrevistas semi-estruturadas de quatro professores de Educação Física com mais de 10 anos de experiência e pleno exercício profissional. Os relatos dos professores participantes foram analisados em busca de conceitos que nos ajudassem a organizar e representar como se dá o cotidiano desses participantes, e como esse cotidiano nos informa sobre o processo desses professores aprenderem a ser professores. A organização de tal análise foi feita através de uma codificação dos conceitos percebidos assistida pelos software de análise de dados qualitativos Nvivo®. Mapas da organização hierárquica dos códigos percebidos foram feitos e a partir desses mapas é que redigimos a seção Resultados e Discussão . O conceito central que pudemos elaborar foi o de Encontros, sendo os momentos nos quais os diferentes participantes de um cotidiano estabelecem uma relação de coordena- ção de suas ações e fazem com que diversos objetos culturais circulem socialmente. Esses momentos de encontros, quando articulados entre si através do tempo, compõem o que entendemos como a Trajetória cotidiana da pessoa. É ao longo dessa trajetória coti- diana que a pessoa atravessa diferentes espaços sociais e tenta se reproduzir no tempo ao mesmo tempo em que reproduz esses diferentes espaços. Falando especificamente do espaço social escolar, nossos participantes nos permitiram descrever de forma incipiente as dinâmicas dos encontros que estabelecem cotidianamente com ou outros participantes da prática escolar: alunos, responsáveis pelos alunos, responsáveis pelo apoio pedagógico, responsáveis pela direção e outros professores. Tal descrição da dinâmica dos encontros cotidianos que um professor experimenta é a base fundamental para uma compreensão concreta de como esse professor aprende a ser professor ao longo de sua vida, pois enten- demos o aprendizado como uma decorrência da prática social. Uma resposta da pessoa às necessidades da prática a qual está inserida, uma ação contínua de se reproduzir no tempo. Além disso, concluímos que as dinâmicas de encontro descritas no presente trabalho são objetos com grande potencial heurístico para futuros estudos interessados em aprofundar o conhecimento científico sobre o cotidiano de professores de Educação Física escolarThe present work intends to understand how a Physical Education teacher learns to be a teacher throughout his life. To do so, we resort to historical-materialist theorists to understand the constitution of everyday life and the constitution of the person im- mersed in this everyday life. In addition, we adopt the assumption that learning takes place in social practice. With these theoretical lenses we conducted an empirical study of an exploratory nature through semi-structured interviews with four Physical Education teachers each of them with more than 10 years of professional experience. The interview reports of the participants were analyzed in search of concepts that would help us organize and represent how the daily life of these participants takes place and how this daily life informs us about the process of these teachers learning to be teachers. The organization of such an analysis was carried out through a codification of the perceived concepts assisted by the Nvivo® qualitative data analysis software. Maps of the hierarchical organization of the perceived codes were made and we wrote the Results and Discussion section based on these maps. The central concept that we were able to elaborate was that of Encounters, being the moments in which the different participants of a daily life esta- blish a relationship of coordination of their actions and make cultural objects circulate socially. These moments of encounters when articulated with each other over time form what we understand as the persons everyday trajectory. Along this everyday trajectory the person crosses different social spaces and tries to reproduce himself at the same time that he reproduces these different spaces. Specifically about the school social space, our participants allowed us to describe in an incipient way the dynamics of the encounters that they establish daily with other participants in school: students, those responsible for the students, those responsible for pedagogical support, those responsible for the admi- nistration and other teachers. Such a description of the dynamics of everyday encounters that a teacher experiences is a fundamental basis for a concrete understanding of how this teacher learns to be a teacher throughout his life, as we understand learning as a result of social practice. A persons response to the needs of the practice in which he is inserted, a continuous action of reproducing himself in time. In addition, we conclude that the dynamics of encounters described in this work are objects with great heuristic potential for future studies interested in deepening scientific knowledge about the daily life of teachers of Physical Education at schoolBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPManoel, Edison de JesusDonatangelo, Caio Stefano Ruiz2023-05-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39136/tde-14092023-112556/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-09-18T17:20:03Zoai:teses.usp.br:tde-14092023-112556Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-09-18T17:20:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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