Pedagogia, instrução, disciplina, governo: a Educação sob a luz da obra de Michel Foucault

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Rafael de Oliveira [UNESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/143487
Resumo: Este trabalho visa enfrentar o problema da crise da Educação no presente à luz do pensamento de Michel Foucault, utilizando-se, para tanto, de alguns dos conceitos criados pelo autor para problematizar o conjunto de práticas pelas quais, na atualidade, se estabeleceu o Estado moderno, o liberalismo e a lógica capitalista. Segundo uma perspectiva de pesquisa de embasamento genealógico (cuja estratégia por um lado recusa uma história que busca as origens, a verdade pretensamente universal e que, por outro, nos ensina a olhar os acidentes, os percalços, os desvios, as recorrências e as dispersões dos acontecimentos), fizemos um levantamento das obras de Foucault atualmente publicadas e buscamos nelas os pontos em que havia referências ao tema da Educação, utilizando-nos de mecanismos de pesquisa para documentos digitais. A partir dos dados coletados, emergiram as categorias de análise por meio das quais realizamos, nos capítulos subsequentes, uma análise quantitativa e uma análise de conteúdo. A ideia de Educação associada à cura e à Educação como arte de governar, quando cotejadas com a obra foucaultiana, nos permitiu compreender a Educação segundo uma problematização das práticas pedagógicas (discursivas e não-discursivas) que a sustentam. Após essa etapa, realizamos um levantamento bibliográfico para encontrar os comentadores no Brasil que utilizaram a perspectiva foucaultiana para pensar a Educação e buscamos compreender como alguns dos conceitos de Foucault foram utilizados por esses estudiosos na produção de trabalhos críticos. Por fim, problematizamos algumas práticas em Educação que consideramos inovadoras e que, embora não sejam frutos diretos de Foucault, levam em conta a crítica foucaultiana para pensar diferentemente a Educação e produzir práticas de resistência ao cenário instituído marcadamente presentes nesse campo.
id UNSP_bb8139eaa85eb60e83fe1e501aa2450d
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/143487
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Pedagogia, instrução, disciplina, governo: a Educação sob a luz da obra de Michel FoucaultPedagogy, instruction, discipline, government: the Education Through Michel Foucault’s WorMichel FoucaultEnsinoEducaçãoDisciplina EscolarTeachingEducationSchool DisciplineEste trabalho visa enfrentar o problema da crise da Educação no presente à luz do pensamento de Michel Foucault, utilizando-se, para tanto, de alguns dos conceitos criados pelo autor para problematizar o conjunto de práticas pelas quais, na atualidade, se estabeleceu o Estado moderno, o liberalismo e a lógica capitalista. Segundo uma perspectiva de pesquisa de embasamento genealógico (cuja estratégia por um lado recusa uma história que busca as origens, a verdade pretensamente universal e que, por outro, nos ensina a olhar os acidentes, os percalços, os desvios, as recorrências e as dispersões dos acontecimentos), fizemos um levantamento das obras de Foucault atualmente publicadas e buscamos nelas os pontos em que havia referências ao tema da Educação, utilizando-nos de mecanismos de pesquisa para documentos digitais. A partir dos dados coletados, emergiram as categorias de análise por meio das quais realizamos, nos capítulos subsequentes, uma análise quantitativa e uma análise de conteúdo. A ideia de Educação associada à cura e à Educação como arte de governar, quando cotejadas com a obra foucaultiana, nos permitiu compreender a Educação segundo uma problematização das práticas pedagógicas (discursivas e não-discursivas) que a sustentam. Após essa etapa, realizamos um levantamento bibliográfico para encontrar os comentadores no Brasil que utilizaram a perspectiva foucaultiana para pensar a Educação e buscamos compreender como alguns dos conceitos de Foucault foram utilizados por esses estudiosos na produção de trabalhos críticos. Por fim, problematizamos algumas práticas em Educação que consideramos inovadoras e que, embora não sejam frutos diretos de Foucault, levam em conta a crítica foucaultiana para pensar diferentemente a Educação e produzir práticas de resistência ao cenário instituído marcadamente presentes nesse campo.This work aims to address an overview on Education crisis problem currently established through Michel Foucault’s thinking. To do so, some concepts conceived by the author are used in order to discuss the set of practices through which, presently, the modern Estate, liberalism and the capitalistic ideal have settled. According to a research based on a genealogical view (which initiative, in one hand, refuses a kind of history that seeks the beginnings and a supposedly universal truth and that, in other hand, show us how to look at the events casualties, incidents, deviations, recurrences and dispersions), we proceeded to map out Foucault’s actual published works and localized on them via digital data searching mechanisms each passage in which there were references on Education. From this gathered data, the analysis categories through we made, in the further chapters, a quantitative and a content analysis have arisen. The notion of education related to the cure and the government art, when contrasted to foucauldian works, have allowed us to perceive the Education from questioning pedagogical practices (discursive and non-discursive) that sustain them. After that, we made a bibliographical research in order to find the Brazilian Foucault’s commentators that have written from his overview on Education to find out how some of his concepts were used to them in their critical works. Lastly, we discussed some educational practices that we find innovative and that, although are not directly from Foucault’s thoughts, take account of foucauldian criticism to think the Education differently and to produce resistance practices on this field nowadays.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lima, Elizabeth Maria Freire De Araújo [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rodrigues, Rafael de Oliveira [UNESP]2016-08-30T20:31:45Z2016-08-30T20:31:45Z2016-08-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/14348700087208833004048021P6porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-05T06:25:53Zoai:repositorio.unesp.br:11449/143487Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-05T06:25:53Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Pedagogia, instrução, disciplina, governo: a Educação sob a luz da obra de Michel Foucault
Pedagogy, instruction, discipline, government: the Education Through Michel Foucault’s Wor
title Pedagogia, instrução, disciplina, governo: a Educação sob a luz da obra de Michel Foucault
spellingShingle Pedagogia, instrução, disciplina, governo: a Educação sob a luz da obra de Michel Foucault
Rodrigues, Rafael de Oliveira [UNESP]
Michel Foucault
Ensino
Educação
Disciplina Escolar
Teaching
Education
School Discipline
title_short Pedagogia, instrução, disciplina, governo: a Educação sob a luz da obra de Michel Foucault
title_full Pedagogia, instrução, disciplina, governo: a Educação sob a luz da obra de Michel Foucault
title_fullStr Pedagogia, instrução, disciplina, governo: a Educação sob a luz da obra de Michel Foucault
title_full_unstemmed Pedagogia, instrução, disciplina, governo: a Educação sob a luz da obra de Michel Foucault
title_sort Pedagogia, instrução, disciplina, governo: a Educação sob a luz da obra de Michel Foucault
author Rodrigues, Rafael de Oliveira [UNESP]
author_facet Rodrigues, Rafael de Oliveira [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lima, Elizabeth Maria Freire De Araújo [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Rafael de Oliveira [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Michel Foucault
Ensino
Educação
Disciplina Escolar
Teaching
Education
School Discipline
topic Michel Foucault
Ensino
Educação
Disciplina Escolar
Teaching
Education
School Discipline
description Este trabalho visa enfrentar o problema da crise da Educação no presente à luz do pensamento de Michel Foucault, utilizando-se, para tanto, de alguns dos conceitos criados pelo autor para problematizar o conjunto de práticas pelas quais, na atualidade, se estabeleceu o Estado moderno, o liberalismo e a lógica capitalista. Segundo uma perspectiva de pesquisa de embasamento genealógico (cuja estratégia por um lado recusa uma história que busca as origens, a verdade pretensamente universal e que, por outro, nos ensina a olhar os acidentes, os percalços, os desvios, as recorrências e as dispersões dos acontecimentos), fizemos um levantamento das obras de Foucault atualmente publicadas e buscamos nelas os pontos em que havia referências ao tema da Educação, utilizando-nos de mecanismos de pesquisa para documentos digitais. A partir dos dados coletados, emergiram as categorias de análise por meio das quais realizamos, nos capítulos subsequentes, uma análise quantitativa e uma análise de conteúdo. A ideia de Educação associada à cura e à Educação como arte de governar, quando cotejadas com a obra foucaultiana, nos permitiu compreender a Educação segundo uma problematização das práticas pedagógicas (discursivas e não-discursivas) que a sustentam. Após essa etapa, realizamos um levantamento bibliográfico para encontrar os comentadores no Brasil que utilizaram a perspectiva foucaultiana para pensar a Educação e buscamos compreender como alguns dos conceitos de Foucault foram utilizados por esses estudiosos na produção de trabalhos críticos. Por fim, problematizamos algumas práticas em Educação que consideramos inovadoras e que, embora não sejam frutos diretos de Foucault, levam em conta a crítica foucaultiana para pensar diferentemente a Educação e produzir práticas de resistência ao cenário instituído marcadamente presentes nesse campo.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-30T20:31:45Z
2016-08-30T20:31:45Z
2016-08-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/143487
000872088
33004048021P6
url http://hdl.handle.net/11449/143487
identifier_str_mv 000872088
33004048021P6
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799965525604827136