O cosmopolitismo-caipira de Cornélio Pires: rebatidas de um intelectual genuinamente paulista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mazoti Corrêa, Lays Matias [UNESP]
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/151704
Resumo: A presente pesquisa resulta-se da investigação estabelecida acerca da trajetória social de Cornélio Pires (1884-1958). Escritor, músico, conferencista, folclorista, diretor, poeta, jornalista, Cornélio Pires foi um artista múltiplo e buscou tratar a cultura caipira em sua diversidade. Suas principais obras nos mais diferentes suportes em que atuou trabalharam sob a ótica de uma regionalidade-nacional militante acerca do rural e das comunidades caipiras. A partir da análise da imaginação criativa do indivíduo na constituição de suas estratégias de subjetivação, isto é, dos elementos que compuseram seu processo de individuação e socialização, objetiva-se compreender as ligações indissolúveis entre indivíduo e sociedade. Ao empregar a perspectiva biográfica articulada ao procedimento etnográfico, mais do que conhecer a vida de Cornélio Pires, este estudo busca desvelar as tramas, os enredos, as interações com pessoas, políticas, culturas, instituições expressas em sua trajetória social, compreendendo, assim, suas aspirações, comportamentos e atitudes no processo civilizador da modernidade paulista. A cronologia é uma aliada, mas não o fim último da pesquisa, já que a atenção se centra na compreensão do processo, os sentidos e significados apreendidos durante a experiência de uma pesquisa científica sobre um indivíduo ordinário. Grande parte da vida de Cornélio Pires se deu numa temporalidade engendrada a partir de antinomias como campo e cidade, atrasado e moderno, rural e urbano, primitivo e civilizado, caipira e cosmopolita. Seu posicionamento diante dessa realidade em convulsão apresentou-se, justamente, no entre-lugar da modernidade, isto é, o lugar social ocupado por Cornélio Pires foi, justamente, os interstícios do processo civilizacional, no qual articulou a transposição de diferentes temporalidades, realidades e identidades que, mesmo contrapostas nos discursos dominantes, se faziam imbricadas e visíveis no meio social. A partir desse estudo, será possível perceber que nem indivíduo, tampouco sociedade apresentam-se enquanto totalidades coerentes e organizadas, pelo contrário, expressam-se em constante configuração, experiências intercambiáveis, elementos processuais entre o vivido e o pensado (ou imaginado).
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A partir da análise da imaginação criativa do indivíduo na constituição de suas estratégias de subjetivação, isto é, dos elementos que compuseram seu processo de individuação e socialização, objetiva-se compreender as ligações indissolúveis entre indivíduo e sociedade. Ao empregar a perspectiva biográfica articulada ao procedimento etnográfico, mais do que conhecer a vida de Cornélio Pires, este estudo busca desvelar as tramas, os enredos, as interações com pessoas, políticas, culturas, instituições expressas em sua trajetória social, compreendendo, assim, suas aspirações, comportamentos e atitudes no processo civilizador da modernidade paulista. A cronologia é uma aliada, mas não o fim último da pesquisa, já que a atenção se centra na compreensão do processo, os sentidos e significados apreendidos durante a experiência de uma pesquisa científica sobre um indivíduo ordinário. Grande parte da vida de Cornélio Pires se deu numa temporalidade engendrada a partir de antinomias como campo e cidade, atrasado e moderno, rural e urbano, primitivo e civilizado, caipira e cosmopolita. Seu posicionamento diante dessa realidade em convulsão apresentou-se, justamente, no entre-lugar da modernidade, isto é, o lugar social ocupado por Cornélio Pires foi, justamente, os interstícios do processo civilizacional, no qual articulou a transposição de diferentes temporalidades, realidades e identidades que, mesmo contrapostas nos discursos dominantes, se faziam imbricadas e visíveis no meio social. A partir desse estudo, será possível perceber que nem indivíduo, tampouco sociedade apresentam-se enquanto totalidades coerentes e organizadas, pelo contrário, expressam-se em constante configuração, experiências intercambiáveis, elementos processuais entre o vivido e o pensado (ou imaginado).The present research results from the established research about the social trajectory of Cornélio Pires (1884-1958). Writer, musician, lecturer, folklorist, director, poet, journalist, Cornélio Pires was a multiple artist and sought to treat the countryside culture in its diversity. His main works in the most different media in which he acted worked from the perspective of a militant regionality-national about the rural and the countryside’s communities. From the analysis of the creative imagination of the individual in the constitution of his strategies of subjectivization, that is, of the elements that composed their process of individuation and socialization, aims to understand the indissoluble connections between individual and society. By using the biographical perspective articulated to the ethnographic procedure, more than knowing the life of Cornélio Pires, this study seeks to reveal the plots, the entanglements, the interactions with people, policies, cultures, institutions expressed in their social trajectory. It is only from this apprehension that it will be possible to understand his aspirations, behaviors and attitudes in the civilizing process of the São Paulo modernity. Chronology is an ally, but not the ultimate end of the research because the focus is on understanding the process, the senses and meanings learned during the experience of scientific research on an ordinary individual. Much of Cornélio Pires's life occurred in a temporality engendered by antinomies such as countryside and city, archaic and modern, rural and urban, primitive and civilized, hillbilly and cosmopolitan. His position in the face of this convulsive reality was precisely in the inter-place of modernity. The social place occupied by Cornélio Pires was, precisely, the interstices of the civilizational process, in which he articulated the transposition of different temporalities, realities, and identities that, even when contrasted in the dominant discourses, became imbricated and visible in the social environment. From this study, it will be possible to perceive that neither individual nor society presents themselves as coherent and organized totalities, on the contrary, express themselves in constant configuration, interchangeable experiences, procedural elements between the lived and the thought (or imagined).OutraUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Teixeira, Paulo Eduardo [UNESP]Rubim, Christina de Rezende [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Mazoti Corrêa, Lays Matias [UNESP]2017-09-27T19:46:51Z2017-09-27T19:46:51Z2017-08-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15170400089240133004110042P8966252294591430544578133998764060000-0003-3246-5059porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-12T19:13:53Zoai:repositorio.unesp.br:11449/151704Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-12T19:13:53Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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