Núcleo familiar Lili Figureira: a arte figurativa do Vale do Paraíba como representação da identidade caipira paulista
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11449/251574 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como escopo estudar como a arte das figureiras representa simbolicamente a identidade caipira paulista do Vale do Paraíba. De modo específico, propõe um recorte metodológico em torno das vivências e obras do Núcleo Familiar Lili Figureira, de São José dos Campos/SP, composto por Dona Lili, Seu Zé da Light e seis filhos. Ao entender que a arte e o artesanato tradicional expressam identidades e refletem modos de vida, considero a presença de elementos simbólicos da vida caipira nas peças e me dedico a compreendê-los na materialidade da vivência familiar em consonância com a produção das figuras. Para tal, recorro ao método iconográfico, proposto pelo historiador Edwin Panofsky, e analiso cinco obras do núcleo, representadas pela temática da devoção ao Divino Espírito Santo: Anjo e Divino, Chegada, Bandeireiro em pé, Bandeireiro sentado e Procissão do Divino. Para além da percepção estética dos elementos, a representação da cultura caipira se apresenta em diversas camadas das figuras modeladas, transpassando modos de fazer, ludicidades, territórios e memórias na trajetória da família. Sendo assim, este trabalho tem como perspectiva refletir sobre os contextos, domínios das técnicas e modos de conceber o mundo manifestados pelo viés artístico das figureiras. |
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Núcleo familiar Lili Figureira: a arte figurativa do Vale do Paraíba como representação da identidade caipira paulistaLili Figureira family unit nucleus: the figurative art of Vale do Paraíba as a representation of the paulista "caipira" identityEscultura em cerâmicaArtesanato - Vale do Paraíba (SP e RJ)Cerâmica brasileiraCaipirasEsta pesquisa tem como escopo estudar como a arte das figureiras representa simbolicamente a identidade caipira paulista do Vale do Paraíba. De modo específico, propõe um recorte metodológico em torno das vivências e obras do Núcleo Familiar Lili Figureira, de São José dos Campos/SP, composto por Dona Lili, Seu Zé da Light e seis filhos. Ao entender que a arte e o artesanato tradicional expressam identidades e refletem modos de vida, considero a presença de elementos simbólicos da vida caipira nas peças e me dedico a compreendê-los na materialidade da vivência familiar em consonância com a produção das figuras. Para tal, recorro ao método iconográfico, proposto pelo historiador Edwin Panofsky, e analiso cinco obras do núcleo, representadas pela temática da devoção ao Divino Espírito Santo: Anjo e Divino, Chegada, Bandeireiro em pé, Bandeireiro sentado e Procissão do Divino. Para além da percepção estética dos elementos, a representação da cultura caipira se apresenta em diversas camadas das figuras modeladas, transpassando modos de fazer, ludicidades, territórios e memórias na trajetória da família. Sendo assim, este trabalho tem como perspectiva refletir sobre os contextos, domínios das técnicas e modos de conceber o mundo manifestados pelo viés artístico das figureiras.This research aims to study how the art of figureiras symbolically represents the “caipira” identity of the Vale do Paraíba in São Paulo. Specifically, it proposes a methodological approach focused on the experiences and works of the Lili Figureira Family Unit Nucleus, from São José dos Campos/SP, composed of Dona Lili, Seu Zé da Light, and six children. Understanding that traditional art and craftsmanship express identities and reflect ways of life, I consider the presence of symbolic elements of rural life in the pieces and dedicate myself to understanding them in the materiality of family life in harmony with the production of the figures. To do so, I turn to the iconographic method proposed by the historian Edwin Panofsky and analyze five works from the nucleus, represented by the theme of devotion to the Divino Espirto Santo: Anjo e Divino, Chegada, Bandeireiro em pé, Bandeireiro sentado, and Procissão do Divino. Beyond the aesthetic perception of the elements, the representation of caipira culture appears in various layers of the modeled figures, transcending ways of doing, playfulness, territories and memories in the family's trajectory. Therefore, this work aims to reflect on the contexts, domains of techniques, and ways of conceiving the world manifested through the artistic bias of the "figureiras".Universidade Estadual Paulista (Unesp)Nascimento, José Leonardo doSparapan, Renata2023-11-30T13:39:21Z2023-11-30T13:39:21Z2023-09-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/11449/251574porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-01T06:08:23Zoai:repositorio.unesp.br:11449/251574Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:32:35.939804Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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