A Educação física na escola e suas interfaces com os conteúdos de história e ciências nos livros didáticos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/96079 |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi investigar os conteúdos das disciplinas de História e Ciências por meio da análise das coleções de livros didáticos de 5ª à 8ª séries, buscando encontrar relações possíveis com os conteúdos da Educação Física escolar. Com isto, buscou-se construir princípios que possam auxiliar a disciplina na seqüenciação dos seus conteúdos conforme os ciclos escolares, ao mesmo tempo em que seja garantida a integração da Educação Física à proposta político-pedagógica da escola. Além disso, foi objetivo desta pesquisa levantar e apontar, nos livros analisados, textos, artigos, gravuras, gráficos, tabelas e fotos sobre a cultura corporal de movimento que possam ser utilizados pelos professores de Educação Física nas suas aulas. Para atingir estes objetivos realizou-se uma pesquisa qualitativa, de análise documental, utilizando-se oito coleções de livros didáticos de História e cinco coleções de Ciências. Os resultados mostraram que estes documentos apresentam uma série de conhecimentos que oferecem possibilidades sobre como sistematizar os conteúdos da Educação Física na escola. As principais informações relativas à Educação Física na escola são as seguintes na 5a série; iniciar pela compreensão dos sentidos e significados da cultura corporal de movimento; identificar junto aos alunos às transformações relativas ao estilo de vida; abordar temas das Olimpíadas e Lutas; tratar das Atividades Físicas de Aventura e Natureza; relacionar exercício e meio ambiente: ar, água e solo; apontar importância da hidratação e do exercício físico. Na 6a série pode-se tratar de valores relacionados ao respeito ao diferente, sobretudo nas questões da religiosidade. Na 7a série é possível enfatizar o conhecimento sobre Ginástica, Capoeira e aspectos fisiológicos aplicados à Educação Física... |
id |
UNSP_bb9833ddf1cbbeb3c59ed266f83e837b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/96079 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A Educação física na escola e suas interfaces com os conteúdos de história e ciências nos livros didáticosEducação física - Estudo e ensinoHistóriaCienciaO objetivo deste estudo foi investigar os conteúdos das disciplinas de História e Ciências por meio da análise das coleções de livros didáticos de 5ª à 8ª séries, buscando encontrar relações possíveis com os conteúdos da Educação Física escolar. Com isto, buscou-se construir princípios que possam auxiliar a disciplina na seqüenciação dos seus conteúdos conforme os ciclos escolares, ao mesmo tempo em que seja garantida a integração da Educação Física à proposta político-pedagógica da escola. Além disso, foi objetivo desta pesquisa levantar e apontar, nos livros analisados, textos, artigos, gravuras, gráficos, tabelas e fotos sobre a cultura corporal de movimento que possam ser utilizados pelos professores de Educação Física nas suas aulas. Para atingir estes objetivos realizou-se uma pesquisa qualitativa, de análise documental, utilizando-se oito coleções de livros didáticos de História e cinco coleções de Ciências. Os resultados mostraram que estes documentos apresentam uma série de conhecimentos que oferecem possibilidades sobre como sistematizar os conteúdos da Educação Física na escola. As principais informações relativas à Educação Física na escola são as seguintes na 5a série; iniciar pela compreensão dos sentidos e significados da cultura corporal de movimento; identificar junto aos alunos às transformações relativas ao estilo de vida; abordar temas das Olimpíadas e Lutas; tratar das Atividades Físicas de Aventura e Natureza; relacionar exercício e meio ambiente: ar, água e solo; apontar importância da hidratação e do exercício físico. Na 6a série pode-se tratar de valores relacionados ao respeito ao diferente, sobretudo nas questões da religiosidade. Na 7a série é possível enfatizar o conhecimento sobre Ginástica, Capoeira e aspectos fisiológicos aplicados à Educação Física...The purpose of this study was to investigate the contents of History and Science studies by means of analysis of schoolbook collections intended for the 5th to 8th grades, trying to find possible relations with the contents of Physical Education at school. With that, an effort was made to set principles that can help to establish the sequence of contents as per school cycles and at the same time assure the integration of Physical Education to the political-pedagogical proposal of schools. In addition, this research had as objective to gather and point in the books analyzed, texts, articles, images, charts, tables and pictures about the body movement culture that can be used by PE teachers in their activities. To achieve such targets, a qualitative research was carried out, as well as an analysis of documents, using eight History collections of schoolbooks and five Science collection books. The results demonstrate that the said documents present a set of knowledge that offers possibilities to systematize the contents of Physical Education at school. The main information related to PE are the following: for the 5th grade, begin with the understanding of senses and meanings of body movement culture as a study objective of PE; together with the students, identify changes in life style; discuss the Olympic Games and kinds of fights; address Adventure Physical Activities and Nature; relate exercise with environment: air, water and soil; point the importance of hydration and physical activity. For the 6th grade, it can be addressed the respect to the differences, mainly in what regards religion. For the 7th grade, it is possible to emphasize the knowledge about Gymnastics, Capoeira and physiological aspects applied to PE. For the 8th grade, approach Alternative Body Practices... (Complete abstract, click electronic address below)Universidade Estadual Paulista (UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Darido, Suraya Cristina [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rosário, Luis Fernando Rocha [UNESP]2014-06-11T19:28:00Z2014-06-11T19:28:00Z2006-03-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisix, 184 f. : il.application/pdfROSÁRIO, Luis Fernando Rocha. A Educação física na escola e suas interfaces com os conteúdos de história e ciências nos livros didáticos. 2006. ix, 184 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2006.http://hdl.handle.net/11449/96079000471468rosario_lfr_me_rcla.pdf33004137062P0Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-16T06:05:58Zoai:repositorio.unesp.br:11449/96079Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:05:50.524117Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Educação física na escola e suas interfaces com os conteúdos de história e ciências nos livros didáticos |
title |
A Educação física na escola e suas interfaces com os conteúdos de história e ciências nos livros didáticos |
spellingShingle |
A Educação física na escola e suas interfaces com os conteúdos de história e ciências nos livros didáticos Rosário, Luis Fernando Rocha [UNESP] Educação física - Estudo e ensino História Ciencia |
title_short |
A Educação física na escola e suas interfaces com os conteúdos de história e ciências nos livros didáticos |
title_full |
A Educação física na escola e suas interfaces com os conteúdos de história e ciências nos livros didáticos |
title_fullStr |
A Educação física na escola e suas interfaces com os conteúdos de história e ciências nos livros didáticos |
title_full_unstemmed |
A Educação física na escola e suas interfaces com os conteúdos de história e ciências nos livros didáticos |
title_sort |
A Educação física na escola e suas interfaces com os conteúdos de história e ciências nos livros didáticos |
author |
Rosário, Luis Fernando Rocha [UNESP] |
author_facet |
Rosário, Luis Fernando Rocha [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Darido, Suraya Cristina [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosário, Luis Fernando Rocha [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física - Estudo e ensino História Ciencia |
topic |
Educação física - Estudo e ensino História Ciencia |
description |
O objetivo deste estudo foi investigar os conteúdos das disciplinas de História e Ciências por meio da análise das coleções de livros didáticos de 5ª à 8ª séries, buscando encontrar relações possíveis com os conteúdos da Educação Física escolar. Com isto, buscou-se construir princípios que possam auxiliar a disciplina na seqüenciação dos seus conteúdos conforme os ciclos escolares, ao mesmo tempo em que seja garantida a integração da Educação Física à proposta político-pedagógica da escola. Além disso, foi objetivo desta pesquisa levantar e apontar, nos livros analisados, textos, artigos, gravuras, gráficos, tabelas e fotos sobre a cultura corporal de movimento que possam ser utilizados pelos professores de Educação Física nas suas aulas. Para atingir estes objetivos realizou-se uma pesquisa qualitativa, de análise documental, utilizando-se oito coleções de livros didáticos de História e cinco coleções de Ciências. Os resultados mostraram que estes documentos apresentam uma série de conhecimentos que oferecem possibilidades sobre como sistematizar os conteúdos da Educação Física na escola. As principais informações relativas à Educação Física na escola são as seguintes na 5a série; iniciar pela compreensão dos sentidos e significados da cultura corporal de movimento; identificar junto aos alunos às transformações relativas ao estilo de vida; abordar temas das Olimpíadas e Lutas; tratar das Atividades Físicas de Aventura e Natureza; relacionar exercício e meio ambiente: ar, água e solo; apontar importância da hidratação e do exercício físico. Na 6a série pode-se tratar de valores relacionados ao respeito ao diferente, sobretudo nas questões da religiosidade. Na 7a série é possível enfatizar o conhecimento sobre Ginástica, Capoeira e aspectos fisiológicos aplicados à Educação Física... |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-03-31 2014-06-11T19:28:00Z 2014-06-11T19:28:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ROSÁRIO, Luis Fernando Rocha. A Educação física na escola e suas interfaces com os conteúdos de história e ciências nos livros didáticos. 2006. ix, 184 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2006. http://hdl.handle.net/11449/96079 000471468 rosario_lfr_me_rcla.pdf 33004137062P0 |
identifier_str_mv |
ROSÁRIO, Luis Fernando Rocha. A Educação física na escola e suas interfaces com os conteúdos de história e ciências nos livros didáticos. 2006. ix, 184 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2006. 000471468 rosario_lfr_me_rcla.pdf 33004137062P0 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/96079 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
ix, 184 f. : il. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128460249366528 |