A Educação física na escola e suas interfaces com os conteúdos de história e ciências nos livros didáticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosário, Luis Fernando Rocha [UNESP]
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/96079
Resumo: O objetivo deste estudo foi investigar os conteúdos das disciplinas de História e Ciências por meio da análise das coleções de livros didáticos de 5ª à 8ª séries, buscando encontrar relações possíveis com os conteúdos da Educação Física escolar. Com isto, buscou-se construir princípios que possam auxiliar a disciplina na seqüenciação dos seus conteúdos conforme os ciclos escolares, ao mesmo tempo em que seja garantida a integração da Educação Física à proposta político-pedagógica da escola. Além disso, foi objetivo desta pesquisa levantar e apontar, nos livros analisados, textos, artigos, gravuras, gráficos, tabelas e fotos sobre a cultura corporal de movimento que possam ser utilizados pelos professores de Educação Física nas suas aulas. Para atingir estes objetivos realizou-se uma pesquisa qualitativa, de análise documental, utilizando-se oito coleções de livros didáticos de História e cinco coleções de Ciências. Os resultados mostraram que estes documentos apresentam uma série de conhecimentos que oferecem possibilidades sobre como sistematizar os conteúdos da Educação Física na escola. As principais informações relativas à Educação Física na escola são as seguintes na 5a série; iniciar pela compreensão dos sentidos e significados da cultura corporal de movimento; identificar junto aos alunos às transformações relativas ao estilo de vida; abordar temas das Olimpíadas e Lutas; tratar das Atividades Físicas de Aventura e Natureza; relacionar exercício e meio ambiente: ar, água e solo; apontar importância da hidratação e do exercício físico. Na 6a série pode-se tratar de valores relacionados ao respeito ao diferente, sobretudo nas questões da religiosidade. Na 7a série é possível enfatizar o conhecimento sobre Ginástica, Capoeira e aspectos fisiológicos aplicados à Educação Física...
id UNSP_bb9833ddf1cbbeb3c59ed266f83e837b
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/96079
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A Educação física na escola e suas interfaces com os conteúdos de história e ciências nos livros didáticosEducação física - Estudo e ensinoHistóriaCienciaO objetivo deste estudo foi investigar os conteúdos das disciplinas de História e Ciências por meio da análise das coleções de livros didáticos de 5ª à 8ª séries, buscando encontrar relações possíveis com os conteúdos da Educação Física escolar. Com isto, buscou-se construir princípios que possam auxiliar a disciplina na seqüenciação dos seus conteúdos conforme os ciclos escolares, ao mesmo tempo em que seja garantida a integração da Educação Física à proposta político-pedagógica da escola. Além disso, foi objetivo desta pesquisa levantar e apontar, nos livros analisados, textos, artigos, gravuras, gráficos, tabelas e fotos sobre a cultura corporal de movimento que possam ser utilizados pelos professores de Educação Física nas suas aulas. Para atingir estes objetivos realizou-se uma pesquisa qualitativa, de análise documental, utilizando-se oito coleções de livros didáticos de História e cinco coleções de Ciências. Os resultados mostraram que estes documentos apresentam uma série de conhecimentos que oferecem possibilidades sobre como sistematizar os conteúdos da Educação Física na escola. As principais informações relativas à Educação Física na escola são as seguintes na 5a série; iniciar pela compreensão dos sentidos e significados da cultura corporal de movimento; identificar junto aos alunos às transformações relativas ao estilo de vida; abordar temas das Olimpíadas e Lutas; tratar das Atividades Físicas de Aventura e Natureza; relacionar exercício e meio ambiente: ar, água e solo; apontar importância da hidratação e do exercício físico. Na 6a série pode-se tratar de valores relacionados ao respeito ao diferente, sobretudo nas questões da religiosidade. Na 7a série é possível enfatizar o conhecimento sobre Ginástica, Capoeira e aspectos fisiológicos aplicados à Educação Física...The purpose of this study was to investigate the contents of History and Science studies by means of analysis of schoolbook collections intended for the 5th to 8th grades, trying to find possible relations with the contents of Physical Education at school. With that, an effort was made to set principles that can help to establish the sequence of contents as per school cycles and at the same time assure the integration of Physical Education to the political-pedagogical proposal of schools. In addition, this research had as objective to gather and point in the books analyzed, texts, articles, images, charts, tables and pictures about the body movement culture that can be used by PE teachers in their activities. To achieve such targets, a qualitative research was carried out, as well as an analysis of documents, using eight History collections of schoolbooks and five Science collection books. The results demonstrate that the said documents present a set of knowledge that offers possibilities to systematize the contents of Physical Education at school. The main information related to PE are the following: for the 5th grade, begin with the understanding of senses and meanings of body movement culture as a study objective of PE; together with the students, identify changes in life style; discuss the Olympic Games and kinds of fights; address Adventure Physical Activities and Nature; relate exercise with environment: air, water and soil; point the importance of hydration and physical activity. For the 6th grade, it can be addressed the respect to the differences, mainly in what regards religion. For the 7th grade, it is possible to emphasize the knowledge about Gymnastics, Capoeira and physiological aspects applied to PE. For the 8th grade, approach Alternative Body Practices... (Complete abstract, click electronic address below)Universidade Estadual Paulista (UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Darido, Suraya Cristina [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rosário, Luis Fernando Rocha [UNESP]2014-06-11T19:28:00Z2014-06-11T19:28:00Z2006-03-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisix, 184 f. : il.application/pdfROSÁRIO, Luis Fernando Rocha. A Educação física na escola e suas interfaces com os conteúdos de história e ciências nos livros didáticos. 2006. ix, 184 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2006.http://hdl.handle.net/11449/96079000471468rosario_lfr_me_rcla.pdf33004137062P0Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-16T06:05:58Zoai:repositorio.unesp.br:11449/96079Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:05:50.524117Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A Educação física na escola e suas interfaces com os conteúdos de história e ciências nos livros didáticos
title A Educação física na escola e suas interfaces com os conteúdos de história e ciências nos livros didáticos
spellingShingle A Educação física na escola e suas interfaces com os conteúdos de história e ciências nos livros didáticos
Rosário, Luis Fernando Rocha [UNESP]
Educação física - Estudo e ensino
História
Ciencia
title_short A Educação física na escola e suas interfaces com os conteúdos de história e ciências nos livros didáticos
title_full A Educação física na escola e suas interfaces com os conteúdos de história e ciências nos livros didáticos
title_fullStr A Educação física na escola e suas interfaces com os conteúdos de história e ciências nos livros didáticos
title_full_unstemmed A Educação física na escola e suas interfaces com os conteúdos de história e ciências nos livros didáticos
title_sort A Educação física na escola e suas interfaces com os conteúdos de história e ciências nos livros didáticos
author Rosário, Luis Fernando Rocha [UNESP]
author_facet Rosário, Luis Fernando Rocha [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Darido, Suraya Cristina [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosário, Luis Fernando Rocha [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física - Estudo e ensino
História
Ciencia
topic Educação física - Estudo e ensino
História
Ciencia
description O objetivo deste estudo foi investigar os conteúdos das disciplinas de História e Ciências por meio da análise das coleções de livros didáticos de 5ª à 8ª séries, buscando encontrar relações possíveis com os conteúdos da Educação Física escolar. Com isto, buscou-se construir princípios que possam auxiliar a disciplina na seqüenciação dos seus conteúdos conforme os ciclos escolares, ao mesmo tempo em que seja garantida a integração da Educação Física à proposta político-pedagógica da escola. Além disso, foi objetivo desta pesquisa levantar e apontar, nos livros analisados, textos, artigos, gravuras, gráficos, tabelas e fotos sobre a cultura corporal de movimento que possam ser utilizados pelos professores de Educação Física nas suas aulas. Para atingir estes objetivos realizou-se uma pesquisa qualitativa, de análise documental, utilizando-se oito coleções de livros didáticos de História e cinco coleções de Ciências. Os resultados mostraram que estes documentos apresentam uma série de conhecimentos que oferecem possibilidades sobre como sistematizar os conteúdos da Educação Física na escola. As principais informações relativas à Educação Física na escola são as seguintes na 5a série; iniciar pela compreensão dos sentidos e significados da cultura corporal de movimento; identificar junto aos alunos às transformações relativas ao estilo de vida; abordar temas das Olimpíadas e Lutas; tratar das Atividades Físicas de Aventura e Natureza; relacionar exercício e meio ambiente: ar, água e solo; apontar importância da hidratação e do exercício físico. Na 6a série pode-se tratar de valores relacionados ao respeito ao diferente, sobretudo nas questões da religiosidade. Na 7a série é possível enfatizar o conhecimento sobre Ginástica, Capoeira e aspectos fisiológicos aplicados à Educação Física...
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-03-31
2014-06-11T19:28:00Z
2014-06-11T19:28:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ROSÁRIO, Luis Fernando Rocha. A Educação física na escola e suas interfaces com os conteúdos de história e ciências nos livros didáticos. 2006. ix, 184 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2006.
http://hdl.handle.net/11449/96079
000471468
rosario_lfr_me_rcla.pdf
33004137062P0
identifier_str_mv ROSÁRIO, Luis Fernando Rocha. A Educação física na escola e suas interfaces com os conteúdos de história e ciências nos livros didáticos. 2006. ix, 184 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2006.
000471468
rosario_lfr_me_rcla.pdf
33004137062P0
url http://hdl.handle.net/11449/96079
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv ix, 184 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128460249366528