Criatividade e educação musical: uma proposta composicional numa escola de música da cidade de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bellodi, Julio Novaes Ignácio [UNESP]
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/95130
Resumo: Estudo teve por objetivo investigar a criatividade e os efeitos de sua inserção na educação musical como parte do processo de ensino-aprendizagem, relacionando-a com a prática e vivência dos fundamentos básicos da composição. No sentido de alcançar tal objetivo foi criado, para esta investigação, um curso de criatividade e composição, destinado aos alunos dos estágios iniciais das classes de Teoria e Percepção da Universidade Livre de Música (São Paulo-SP), visando à aplicação de propostas que propiciassem o estímulo e desenvolvimento da habilidade criativa, e apurassem sua contribuição em relação à motivação, compreensão e desempenho no estudo da música. A fundamentação teórica no âmbito musical baseou-se principalmente, nas proposições do compositor e educador canadense Murray Schafer, e em autores que contemplam o fazer musical criativo. E nos psicólogos Sakamoto e Winnicott nos aspectos concernentes à parte conceitual do fenômeno criativo e sua influência no desenvolvimento global do ser humano. A metodologia utilizada foi qualitativa com o emprego da técnica de observação participante. A partir dos resultados obtidos, acredita-se que a utilização de procedimentos criativos na prática educativo-musical, e na reflexão sobre a busca por alternativas nas estratégias pedagógico-musicais.
id UNSP_bb996afa50476c5bd29701e79f6855c5
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/95130
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Criatividade e educação musical: uma proposta composicional numa escola de música da cidade de São PauloUniversidade Livre de MúsicaMusica - Instrução e estudoComposição musicalCriatividade - MúsicaCognição musicalEstudo teve por objetivo investigar a criatividade e os efeitos de sua inserção na educação musical como parte do processo de ensino-aprendizagem, relacionando-a com a prática e vivência dos fundamentos básicos da composição. No sentido de alcançar tal objetivo foi criado, para esta investigação, um curso de criatividade e composição, destinado aos alunos dos estágios iniciais das classes de Teoria e Percepção da Universidade Livre de Música (São Paulo-SP), visando à aplicação de propostas que propiciassem o estímulo e desenvolvimento da habilidade criativa, e apurassem sua contribuição em relação à motivação, compreensão e desempenho no estudo da música. A fundamentação teórica no âmbito musical baseou-se principalmente, nas proposições do compositor e educador canadense Murray Schafer, e em autores que contemplam o fazer musical criativo. E nos psicólogos Sakamoto e Winnicott nos aspectos concernentes à parte conceitual do fenômeno criativo e sua influência no desenvolvimento global do ser humano. A metodologia utilizada foi qualitativa com o emprego da técnica de observação participante. A partir dos resultados obtidos, acredita-se que a utilização de procedimentos criativos na prática educativo-musical, e na reflexão sobre a busca por alternativas nas estratégias pedagógico-musicais.This study had as it objective the investigation of creativity and the effects of its insertion in musical education, as part of the teaching-learning process, and relating it to the practice and experimentation of the basic fundamentals of composition. In order to reach such objective, and specifically for the purpose of this investigation, a Course of Creativity and Composition was created, for students in the initial stages of the course of Theory and Perception of Universidade Livre de Música (São Paulo-SP), aiming at the application of proposals which would propitiate the motivation and development of creative ability, and would investigate its contribution in connection with motivation, understanding and performance in the study of music. The theoretical substantiation in the musical sphere based itself, mainly, on the propositions of the Canadian composer and teacher, Murray Schafer, and on authors who study creative music making. As well as on psychologists Sakamoto and Winnicott, as far as the aspects relating to the conceptual part of the creative phenomenon and its influence in the global development of the human being are concerned. The methodology applied was on of qualitative character, with the application of the technique of participative observation. From the obtained results, it is belived that the usage of creative procedures in the musical-education practice has contributed for the suggestion of a proposal of reconfiguration of the musical education, and of the pondering of the search for alternatives in the pedagogical-musical strategies.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Fonterrada, Marisa Trench de Oliveira [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bellodi, Julio Novaes Ignácio [UNESP]2014-06-11T19:27:27Z2014-06-11T19:27:27Z2008-08-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis132 f. : il. color.application/pdfBELLODI, Julio Novaes Ignácio. Criatividade e educação musical: uma proposta composicional numa escola de música da cidade de São Paulo. 2008. 132 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2008.http://hdl.handle.net/11449/95130000562776bellodi_jni_me_ia.pdf33004013066P33530066753313245Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T06:35:32Zoai:repositorio.unesp.br:11449/95130Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-24T06:35:32Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Criatividade e educação musical: uma proposta composicional numa escola de música da cidade de São Paulo
title Criatividade e educação musical: uma proposta composicional numa escola de música da cidade de São Paulo
spellingShingle Criatividade e educação musical: uma proposta composicional numa escola de música da cidade de São Paulo
Bellodi, Julio Novaes Ignácio [UNESP]
Universidade Livre de Música
Musica - Instrução e estudo
Composição musical
Criatividade - Música
Cognição musical
title_short Criatividade e educação musical: uma proposta composicional numa escola de música da cidade de São Paulo
title_full Criatividade e educação musical: uma proposta composicional numa escola de música da cidade de São Paulo
title_fullStr Criatividade e educação musical: uma proposta composicional numa escola de música da cidade de São Paulo
title_full_unstemmed Criatividade e educação musical: uma proposta composicional numa escola de música da cidade de São Paulo
title_sort Criatividade e educação musical: uma proposta composicional numa escola de música da cidade de São Paulo
author Bellodi, Julio Novaes Ignácio [UNESP]
author_facet Bellodi, Julio Novaes Ignácio [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fonterrada, Marisa Trench de Oliveira [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Bellodi, Julio Novaes Ignácio [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Universidade Livre de Música
Musica - Instrução e estudo
Composição musical
Criatividade - Música
Cognição musical
topic Universidade Livre de Música
Musica - Instrução e estudo
Composição musical
Criatividade - Música
Cognição musical
description Estudo teve por objetivo investigar a criatividade e os efeitos de sua inserção na educação musical como parte do processo de ensino-aprendizagem, relacionando-a com a prática e vivência dos fundamentos básicos da composição. No sentido de alcançar tal objetivo foi criado, para esta investigação, um curso de criatividade e composição, destinado aos alunos dos estágios iniciais das classes de Teoria e Percepção da Universidade Livre de Música (São Paulo-SP), visando à aplicação de propostas que propiciassem o estímulo e desenvolvimento da habilidade criativa, e apurassem sua contribuição em relação à motivação, compreensão e desempenho no estudo da música. A fundamentação teórica no âmbito musical baseou-se principalmente, nas proposições do compositor e educador canadense Murray Schafer, e em autores que contemplam o fazer musical criativo. E nos psicólogos Sakamoto e Winnicott nos aspectos concernentes à parte conceitual do fenômeno criativo e sua influência no desenvolvimento global do ser humano. A metodologia utilizada foi qualitativa com o emprego da técnica de observação participante. A partir dos resultados obtidos, acredita-se que a utilização de procedimentos criativos na prática educativo-musical, e na reflexão sobre a busca por alternativas nas estratégias pedagógico-musicais.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-08-05
2014-06-11T19:27:27Z
2014-06-11T19:27:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BELLODI, Julio Novaes Ignácio. Criatividade e educação musical: uma proposta composicional numa escola de música da cidade de São Paulo. 2008. 132 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2008.
http://hdl.handle.net/11449/95130
000562776
bellodi_jni_me_ia.pdf
33004013066P3
3530066753313245
identifier_str_mv BELLODI, Julio Novaes Ignácio. Criatividade e educação musical: uma proposta composicional numa escola de música da cidade de São Paulo. 2008. 132 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2008.
000562776
bellodi_jni_me_ia.pdf
33004013066P3
3530066753313245
url http://hdl.handle.net/11449/95130
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 132 f. : il. color.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803047433423290368