O consumismo e a ação do design em produtos de moda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Marcos José Alves de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/202328
Resumo: Este trabalho partiu de uma observação particular do cotidiano do pesquisador. Parece ser uma cena dessas comuns em filmes, onde a mulher se lança em um armário abarrotado de roupas e após testar várias composições (looks), conclui, frustrada, não ter nada para vestir. A partir dessa cena pode-se validar ou negar empiricamente que este trabalho se propõe a analisar questões sobre o consumo, o consumismo, o design de moda, e sobre a percepção de posse de produtos de moda, sem representar o universo feminino de forma estereotipada e sexista. Algumas tendências concretizam-se e confirmam o cenário de uma sociedade que tem fácil acesso a créditos e como consequência acaba se endividando e tonando-se permanentemente insatisfeita, essa que desfruta de liberdade, mobilidade e amplo acesso à informação. Quanto ao consumo de moda também é possível identificar a incongruência da multiplicidade de estilos, do potencial para criar personas e mimetizar-se desalinhando a crença no estilo de vida ou formando um estilo de vida sob representação social plural suportada pelo consumo excessivo e ostentatório. Esses fatores são capazes de questionar a dinâmica da ciência do design aplicado à moda ou design de moda, desafiando os conceitos de projeto, etapas metodológicas, alocação das funções dos produtos, da arte, da inspiração, da ergonomia, da pesquisa, constituindo um reducionismo grosseiro do essencial, bem como, desrespeito de questões éticas indissociáveis. Tal quadro esboça a grande necessidade e urgência que se impõe a essa geração e às futuras, que é a de ser sustentável e a de atender as necessidades humanas que se sobrepõem a produção de coisas e mais coisas. E, apesar de haver um despertamento global para o tema, há também pouco engajamento de agentes com papel determinante nesses novos caminhos como os governos, as empresas, os consumidores, os designer´s e as instituições de ensino de design. A pesquisa está classificada como descritiva e exploratória baseada na pesquisa bibliográfica e de estudo de campo utilizando a técnica de observação direta extensiva, bem como, com nuanças qualiquantitativas. Entrevistou-se 155 mulheres na fase 01, que realizaram a contagem de suas posses de produtos de moda, a saber, blusinhas, camisas, calças, shorts e bermudas, blazers e casacos, vestidos e sapatos. A fase 2 consistiu em um grupo focal formado por 08 mulheres com formação na área da moda - com atuação ou olhares no marketing, na indústria, na docência e na pesquisa. Desta imersão percebe-se que é possível analisar as relações entre o consumo ou consumismo e o impacto destes no design de moda, bem como, responder a questão de pesquisa que se dá no caminho inverso, quando o design de moda (design de maneira geral) rompe os vínculos com o sistema do consumismo e passa a contribuir positivamente para formação de um novo cenário. E, que este sistema tem atrativos e justificativas que comprometem a sensibilidade dos agentes envolvidos nele: consumidores, designer´s, governos, instituições educacionais, etc. Confirmando as hipóteses elencadas sobre o processo de dessensibilização, da subjetividade de métricas para conceituar o consumismo e da auto percepção sobre o próprio consumo.
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Quanto ao consumo de moda também é possível identificar a incongruência da multiplicidade de estilos, do potencial para criar personas e mimetizar-se desalinhando a crença no estilo de vida ou formando um estilo de vida sob representação social plural suportada pelo consumo excessivo e ostentatório. Esses fatores são capazes de questionar a dinâmica da ciência do design aplicado à moda ou design de moda, desafiando os conceitos de projeto, etapas metodológicas, alocação das funções dos produtos, da arte, da inspiração, da ergonomia, da pesquisa, constituindo um reducionismo grosseiro do essencial, bem como, desrespeito de questões éticas indissociáveis. Tal quadro esboça a grande necessidade e urgência que se impõe a essa geração e às futuras, que é a de ser sustentável e a de atender as necessidades humanas que se sobrepõem a produção de coisas e mais coisas. E, apesar de haver um despertamento global para o tema, há também pouco engajamento de agentes com papel determinante nesses novos caminhos como os governos, as empresas, os consumidores, os designer´s e as instituições de ensino de design. A pesquisa está classificada como descritiva e exploratória baseada na pesquisa bibliográfica e de estudo de campo utilizando a técnica de observação direta extensiva, bem como, com nuanças qualiquantitativas. Entrevistou-se 155 mulheres na fase 01, que realizaram a contagem de suas posses de produtos de moda, a saber, blusinhas, camisas, calças, shorts e bermudas, blazers e casacos, vestidos e sapatos. A fase 2 consistiu em um grupo focal formado por 08 mulheres com formação na área da moda - com atuação ou olhares no marketing, na indústria, na docência e na pesquisa. Desta imersão percebe-se que é possível analisar as relações entre o consumo ou consumismo e o impacto destes no design de moda, bem como, responder a questão de pesquisa que se dá no caminho inverso, quando o design de moda (design de maneira geral) rompe os vínculos com o sistema do consumismo e passa a contribuir positivamente para formação de um novo cenário. E, que este sistema tem atrativos e justificativas que comprometem a sensibilidade dos agentes envolvidos nele: consumidores, designer´s, governos, instituições educacionais, etc. Confirmando as hipóteses elencadas sobre o processo de dessensibilização, da subjetividade de métricas para conceituar o consumismo e da auto percepção sobre o próprio consumo.This work started from a particular observation of the researcher's daily life. It seems to be such a common scene in films, where the woman throws herself into a closet crammed with clothes and after testing various compositions (looks), she concludes, frustrated, having nothing to wear. It is from this scene that can be empirically validated or denied, that this work proposes to analyze questions about consumption, consumerism, fashion design, about the perception of possession of fashion products, without representing the female universe in a stereotyped and sexist view. Some trends materialize and confirm the scenario of a society which has an easy access to credits and consequently gets indebted, becoming permanently unsatisfied, that enjoys freedom, mobility and ample access to information. When it comes to the fashion consumption it is also possible to identify the incongruity of the multiplicity of styles, the potential to create personas and reproduce it, misaligning the belief in a lifestyle or creating a lifestyle on plural social representation supported by excessive and ostentatious consumption. These factors are capable of questioning the dynamics of design science applied to fashion or fashion design, challenging the project concepts, methodological steps, allocation of product functions, art, inspiration, ergonomics, research, constituting a gross reductionism of the essential, as well as, disrespect of inseparable ethical tasks. That scenario outlines the huge necessity and urgency that is imposed on this generation and on future ones, which is to be sustainable and to meet the human needs that overlap the production of things and more things. Although there is a global awakening to the theme, there is also a small engagement of agents with a determining role in these new paths such as governments, companies, consumers, designers and design teaching institutions. The research is classified as descriptive and exploratory based on bibliographic research and field search using the extensive direct observation technique, as well as, with qualitative and quantitative nuances. A total of 155 women were interviewed in phase 01, who counted their fashion products possession: blouses, shirts, pants, shorts and bermudas, blazers and jackets, dresses and shoes. The phase 02 was consistituted by a group composed of 08 women majored in the fashion area - with performance or views in marketing, industry, teaching and researching. From this immersion, it is perceived that it is possible to analyze the relation between consumption or consumerism and its impact on fashion design, as well as answer the research question that goes in the opposite path, when fashion design (design in general) breaks the connection with the consumerism system and starts to contribute positively to the formation of a new scenario. This system has attractions and justifications that compromise the sensitivity of the agents involved in it: consumers, designers, governments, educational institutions, etc. Confirming the hypotheses catalogued about the desensitization process, the subjectivity of metrics to conceptualize consumerism and self-perception about consumption itself.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Landim, Paula da Cruz [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lima, Marcos José Alves de2021-01-11T18:36:32Z2021-01-11T18:36:32Z2020-12-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/20232833004056082P049434840033651910000-0002-1510-7738porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-22T14:32:18Zoai:repositorio.unesp.br:11449/202328Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-04-22T14:32:18Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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