Indicadores da alfabetização científica nos anos iniciais do ensino fundamental e aprendizagens profissionais da docência na formação inicial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Versuti-Stoque, Fabiana Maris [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/102024
Resumo: No estudo que se segue assumimos a importância do diálogo entre os resultados de pesquisas acadêmicas e as práticas de ensino efetivamente dispostas em sala de aula, em específico, a relevância dos estudos sobre o processo da Alfabetização Científica nos anos iniciais como orientação das propostas de formação inicial de professores que irão ministrar Ciências Naturais. Sendo assim, investigamos a luz da mediação teórica proposta pelo Behaviorismo Radical, como se manifestam na prática de ensino das licenciandas em Pedagogia, ações comprometidas com o desenvolvimento de indicadores da Alfabetização Científica. Tal objetivo foi proposto considerando atividades voltadas para ampliação do repertório das licenciandas de interpretar funcionalmente os registros das interações discursivas produzidas em sala de aula, bem como atividades de observação em sala de aula de atividades de estágio desenvolvidas pelas licenciandas. Participaram deste estudo duas licenciandas em Pedagogia. Os dados coletados demonstraram que a concepção de Alfabetização Científica está distante da realidade formativa das participantes desta pesquisa no que se refere ao planejamento de condições adequadas de ensino para o desenvolvimento de repertórios vinculados com a produção de medidas comportamentais consistentes com os indicadores da Alfabetização Científica. Sendo assim, as atividades de interpretação funcional dos registros das interações discursivas produzidas em sala de aula pelas licenciandas constituíram-se em um recurso didático relevante para a aquisição e o desenvolvimento de repertórios comportamentais que definem a atuação profissional das futuras professoras do Ensino Fundamental, uma vez que verificamos o distanciamento entre as medidas produzidas e os indicadores que definem a Alfabetização Científica. Contudo, estudos futuros poderiam...
id UNSP_bc7bbce2fec39dc7bdd8c7c9af784f97
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/102024
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Indicadores da alfabetização científica nos anos iniciais do ensino fundamental e aprendizagens profissionais da docência na formação inicialEnsino fundamentalProfessores - FormaçãoCiencia - Estudo e ensino (Elementar)Scientific literacyEarly elementary school yearsFunctional understandingTeacher education and indicators of Scientific LiteracyNo estudo que se segue assumimos a importância do diálogo entre os resultados de pesquisas acadêmicas e as práticas de ensino efetivamente dispostas em sala de aula, em específico, a relevância dos estudos sobre o processo da Alfabetização Científica nos anos iniciais como orientação das propostas de formação inicial de professores que irão ministrar Ciências Naturais. Sendo assim, investigamos a luz da mediação teórica proposta pelo Behaviorismo Radical, como se manifestam na prática de ensino das licenciandas em Pedagogia, ações comprometidas com o desenvolvimento de indicadores da Alfabetização Científica. Tal objetivo foi proposto considerando atividades voltadas para ampliação do repertório das licenciandas de interpretar funcionalmente os registros das interações discursivas produzidas em sala de aula, bem como atividades de observação em sala de aula de atividades de estágio desenvolvidas pelas licenciandas. Participaram deste estudo duas licenciandas em Pedagogia. Os dados coletados demonstraram que a concepção de Alfabetização Científica está distante da realidade formativa das participantes desta pesquisa no que se refere ao planejamento de condições adequadas de ensino para o desenvolvimento de repertórios vinculados com a produção de medidas comportamentais consistentes com os indicadores da Alfabetização Científica. Sendo assim, as atividades de interpretação funcional dos registros das interações discursivas produzidas em sala de aula pelas licenciandas constituíram-se em um recurso didático relevante para a aquisição e o desenvolvimento de repertórios comportamentais que definem a atuação profissional das futuras professoras do Ensino Fundamental, uma vez que verificamos o distanciamento entre as medidas produzidas e os indicadores que definem a Alfabetização Científica. Contudo, estudos futuros poderiam...In the study that follows we assume the importance of dialogue between the results of academic research and teaching practices effectively arranged in the classroom, in specific, the relevance of studies on the process of scientific literacy in the early years as a guidelines of the proposed training Initial teacher who will teach the natural sciences. Thus, we investigated according to the theoretical mediation proposed by the Radical Behaviorism, as is manifested in practice teaching of undergradutates in pedagogy, shares commited to the development of indicators of Scientific Literacy. This objective was proposed considering activities for expanding the repertoire for future teachers to interpret functionally the records of the discursive interactions produced in the classroom and observation of stage's activities developed by the student. The study included two undergraduates in pedagogy. The collected multimídeaed that the conception of scientific literacy are far from reality literacy are far from reality training of participants in this study regarding to the planning of appropriate conditions of education for the development of repertories linked with the production of behavior measures consistent with indicators of Scientific Literacy. Thus, the activities of functional interpretation of the records of the discursive interactions produced in the classroom bu students constituted themselves into a teaching resource material for the acquisition and development of behavioral repertoires that define the professional performance of future teachers of elementary school, onde found that distance between the measurements produced and indicators that define the Scientific Literacy. However, future studies could verify the proposition that investigations could also facilitate the planning, implementation and evoluation of new situations of teaching the natural sciences committed to science educationCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lopes Júnior, Jair [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Versuti-Stoque, Fabiana Maris [UNESP]2014-06-11T19:31:41Z2014-06-11T19:31:41Z2011-02-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis231 f.application/pdfVERSUTI-STOQUE, Fabiana Maris. Indicadores da alfabetização científica nos anos iniciais do ensino fundamental e aprendizagens profissionais da docência na formação inicial. 2011. 231 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2011.http://hdl.handle.net/11449/102024000640003versutistoque_fm_dr_bauru.pdf33004056079P0Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-20T06:15:27Zoai:repositorio.unesp.br:11449/102024Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-20T06:15:27Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Indicadores da alfabetização científica nos anos iniciais do ensino fundamental e aprendizagens profissionais da docência na formação inicial
title Indicadores da alfabetização científica nos anos iniciais do ensino fundamental e aprendizagens profissionais da docência na formação inicial
spellingShingle Indicadores da alfabetização científica nos anos iniciais do ensino fundamental e aprendizagens profissionais da docência na formação inicial
Versuti-Stoque, Fabiana Maris [UNESP]
Ensino fundamental
Professores - Formação
Ciencia - Estudo e ensino (Elementar)
Scientific literacy
Early elementary school years
Functional understanding
Teacher education and indicators of Scientific Literacy
title_short Indicadores da alfabetização científica nos anos iniciais do ensino fundamental e aprendizagens profissionais da docência na formação inicial
title_full Indicadores da alfabetização científica nos anos iniciais do ensino fundamental e aprendizagens profissionais da docência na formação inicial
title_fullStr Indicadores da alfabetização científica nos anos iniciais do ensino fundamental e aprendizagens profissionais da docência na formação inicial
title_full_unstemmed Indicadores da alfabetização científica nos anos iniciais do ensino fundamental e aprendizagens profissionais da docência na formação inicial
title_sort Indicadores da alfabetização científica nos anos iniciais do ensino fundamental e aprendizagens profissionais da docência na formação inicial
author Versuti-Stoque, Fabiana Maris [UNESP]
author_facet Versuti-Stoque, Fabiana Maris [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lopes Júnior, Jair [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Versuti-Stoque, Fabiana Maris [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino fundamental
Professores - Formação
Ciencia - Estudo e ensino (Elementar)
Scientific literacy
Early elementary school years
Functional understanding
Teacher education and indicators of Scientific Literacy
topic Ensino fundamental
Professores - Formação
Ciencia - Estudo e ensino (Elementar)
Scientific literacy
Early elementary school years
Functional understanding
Teacher education and indicators of Scientific Literacy
description No estudo que se segue assumimos a importância do diálogo entre os resultados de pesquisas acadêmicas e as práticas de ensino efetivamente dispostas em sala de aula, em específico, a relevância dos estudos sobre o processo da Alfabetização Científica nos anos iniciais como orientação das propostas de formação inicial de professores que irão ministrar Ciências Naturais. Sendo assim, investigamos a luz da mediação teórica proposta pelo Behaviorismo Radical, como se manifestam na prática de ensino das licenciandas em Pedagogia, ações comprometidas com o desenvolvimento de indicadores da Alfabetização Científica. Tal objetivo foi proposto considerando atividades voltadas para ampliação do repertório das licenciandas de interpretar funcionalmente os registros das interações discursivas produzidas em sala de aula, bem como atividades de observação em sala de aula de atividades de estágio desenvolvidas pelas licenciandas. Participaram deste estudo duas licenciandas em Pedagogia. Os dados coletados demonstraram que a concepção de Alfabetização Científica está distante da realidade formativa das participantes desta pesquisa no que se refere ao planejamento de condições adequadas de ensino para o desenvolvimento de repertórios vinculados com a produção de medidas comportamentais consistentes com os indicadores da Alfabetização Científica. Sendo assim, as atividades de interpretação funcional dos registros das interações discursivas produzidas em sala de aula pelas licenciandas constituíram-se em um recurso didático relevante para a aquisição e o desenvolvimento de repertórios comportamentais que definem a atuação profissional das futuras professoras do Ensino Fundamental, uma vez que verificamos o distanciamento entre as medidas produzidas e os indicadores que definem a Alfabetização Científica. Contudo, estudos futuros poderiam...
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-02-28
2014-06-11T19:31:41Z
2014-06-11T19:31:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VERSUTI-STOQUE, Fabiana Maris. Indicadores da alfabetização científica nos anos iniciais do ensino fundamental e aprendizagens profissionais da docência na formação inicial. 2011. 231 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2011.
http://hdl.handle.net/11449/102024
000640003
versutistoque_fm_dr_bauru.pdf
33004056079P0
identifier_str_mv VERSUTI-STOQUE, Fabiana Maris. Indicadores da alfabetização científica nos anos iniciais do ensino fundamental e aprendizagens profissionais da docência na formação inicial. 2011. 231 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2011.
000640003
versutistoque_fm_dr_bauru.pdf
33004056079P0
url http://hdl.handle.net/11449/102024
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 231 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803649768915730432