Alfabetização científica e o ensino de ciências nos anos iniciais : slogan ou realidade no cotidiano escolar?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Juliana Carvalho
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Teixeira, Maria do Rocio Fontoura
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/199778
Resumo: O artigo objetivou investigar quais são os conceitos de Alfabetização Científica (AC) presentes em teses e dissertações produzidas junto a Programas de Pós-Graduação de Ensino de Ciências e Educação Científica, no período de 2013 a 2016, e que tratam sobre o Ensino de Ciências junto aos anos iniciais do Ensino Fundamental. A apresentação e a organização dos dados foram caracterizadas e classificadas com base na análise de conteúdo, a partir de três categorias: AC no âmbito teórico, AC no âmbito contextual e AC no âmbito prático. Os resultados indicaram a pluralidade semântica do termo, convergindo com a multidimensionalidade da relação da AC no Ensino de Ciências voltado para o avanço da ciência e tecnologia. Ainda indicaram a necessidade de melhor preparar o sujeito para a carreira científica e voltada ao desenvolvimento tecnológico, mas primando por sua melhoria da vida. Dessa forma, implica repensar o currículo escolar de Ciências, a formação inicial e formação continuada do professor.
id UFRGS-2_58d869f4cc5bf66eb93c636d9f398180
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199778
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Pereira, Juliana CarvalhoTeixeira, Maria do Rocio Fontoura2019-09-26T03:45:08Z20192175-6600http://hdl.handle.net/10183/199778001101482O artigo objetivou investigar quais são os conceitos de Alfabetização Científica (AC) presentes em teses e dissertações produzidas junto a Programas de Pós-Graduação de Ensino de Ciências e Educação Científica, no período de 2013 a 2016, e que tratam sobre o Ensino de Ciências junto aos anos iniciais do Ensino Fundamental. A apresentação e a organização dos dados foram caracterizadas e classificadas com base na análise de conteúdo, a partir de três categorias: AC no âmbito teórico, AC no âmbito contextual e AC no âmbito prático. Os resultados indicaram a pluralidade semântica do termo, convergindo com a multidimensionalidade da relação da AC no Ensino de Ciências voltado para o avanço da ciência e tecnologia. Ainda indicaram a necessidade de melhor preparar o sujeito para a carreira científica e voltada ao desenvolvimento tecnológico, mas primando por sua melhoria da vida. Dessa forma, implica repensar o currículo escolar de Ciências, a formação inicial e formação continuada do professor.The article aimed to investigate the concepts of Scientific Literacy (SL) present in theses and dissertations produced by Graduate Programs of Science Teaching and Scientific Education, from 2013 to 2016, which deal with Science Teaching together with the initial years of Elementary School. The presentation and organization of the data were characterized and classified based on the content analysis, from three categories: Scientific Literacy in the theoretical scope, Scientific Literacy in the contextual context and Scientific Literacy in the practical scope. The results indicated the semantic plurality of the term, converging with the multidimensionality of the relation of SL in Science Teaching aimed at the advancement of science and technology. They also indicated the need to better prepare the subject for the scientific career and focused on technological development, but rather for improving life. Thus, it entails rethinking the school science curriculum, the initial formation and continuing teacher training.application/pdfporDebates em Educação. Maceió: Universidade Federal de Alagoas. Vol. 11, n. 24 (maio/ago. 2019), p. 475-494Produção científicaEnsino e aprendizagemScience teachingElementary schoolScientific LiteracyScientific productionAlfabetização científica e o ensino de ciências nos anos iniciais : slogan ou realidade no cotidiano escolar?Scientific literacy and science teaching in elementary school: slogan or reality in school education?info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001101482.pdf.txt001101482.pdf.txtExtracted Texttext/plain61766http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199778/2/001101482.pdf.txtc618badd8ad1c711a66bf053e3548204MD52ORIGINAL001101482.pdfTexto completoapplication/pdf561074http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199778/1/001101482.pdf467d019ee5144695ae6f6aa2723322fbMD5110183/1997782019-09-27 03:45:12.838583oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199778Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-09-27T06:45:12Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Alfabetização científica e o ensino de ciências nos anos iniciais : slogan ou realidade no cotidiano escolar?
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Scientific literacy and science teaching in elementary school: slogan or reality in school education?
title Alfabetização científica e o ensino de ciências nos anos iniciais : slogan ou realidade no cotidiano escolar?
spellingShingle Alfabetização científica e o ensino de ciências nos anos iniciais : slogan ou realidade no cotidiano escolar?
Pereira, Juliana Carvalho
Produção científica
Ensino e aprendizagem
Science teaching
Elementary school
Scientific Literacy
Scientific production
title_short Alfabetização científica e o ensino de ciências nos anos iniciais : slogan ou realidade no cotidiano escolar?
title_full Alfabetização científica e o ensino de ciências nos anos iniciais : slogan ou realidade no cotidiano escolar?
title_fullStr Alfabetização científica e o ensino de ciências nos anos iniciais : slogan ou realidade no cotidiano escolar?
title_full_unstemmed Alfabetização científica e o ensino de ciências nos anos iniciais : slogan ou realidade no cotidiano escolar?
title_sort Alfabetização científica e o ensino de ciências nos anos iniciais : slogan ou realidade no cotidiano escolar?
author Pereira, Juliana Carvalho
author_facet Pereira, Juliana Carvalho
Teixeira, Maria do Rocio Fontoura
author_role author
author2 Teixeira, Maria do Rocio Fontoura
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Juliana Carvalho
Teixeira, Maria do Rocio Fontoura
dc.subject.por.fl_str_mv Produção científica
Ensino e aprendizagem
topic Produção científica
Ensino e aprendizagem
Science teaching
Elementary school
Scientific Literacy
Scientific production
dc.subject.eng.fl_str_mv Science teaching
Elementary school
Scientific Literacy
Scientific production
description O artigo objetivou investigar quais são os conceitos de Alfabetização Científica (AC) presentes em teses e dissertações produzidas junto a Programas de Pós-Graduação de Ensino de Ciências e Educação Científica, no período de 2013 a 2016, e que tratam sobre o Ensino de Ciências junto aos anos iniciais do Ensino Fundamental. A apresentação e a organização dos dados foram caracterizadas e classificadas com base na análise de conteúdo, a partir de três categorias: AC no âmbito teórico, AC no âmbito contextual e AC no âmbito prático. Os resultados indicaram a pluralidade semântica do termo, convergindo com a multidimensionalidade da relação da AC no Ensino de Ciências voltado para o avanço da ciência e tecnologia. Ainda indicaram a necessidade de melhor preparar o sujeito para a carreira científica e voltada ao desenvolvimento tecnológico, mas primando por sua melhoria da vida. Dessa forma, implica repensar o currículo escolar de Ciências, a formação inicial e formação continuada do professor.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-09-26T03:45:08Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/199778
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2175-6600
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001101482
identifier_str_mv 2175-6600
001101482
url http://hdl.handle.net/10183/199778
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Debates em Educação. Maceió: Universidade Federal de Alagoas. Vol. 11, n. 24 (maio/ago. 2019), p. 475-494
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199778/2/001101482.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199778/1/001101482.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c618badd8ad1c711a66bf053e3548204
467d019ee5144695ae6f6aa2723322fb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224975765471232