A educação para os “meios e os fins”: a informação, o conhecimento e a comunicação na educação escolar básica e universitária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magnoni, Antonio Francisco [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Mello, Maria da Graça [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141842
Resumo: A presente pesquisa tem como principal referência, a necessidade de detectar as iniciativas de desenvolvimento pelo ensino superior público, de teorias, métodos e ferramentas didático-pedagógicas. O objeto pesquisado é complementado pela intenção dos pesquisadores, de identificar e mensurar os processos, os fluxos e os meios de transferência dos conhecimentos e práticas produzidas pelas IES para os demais níveis de ensino, tomando como campo de investigação as Escolas Municipais e Estaduais de Ensino Fundamental e os cursos de Pedagogia da UNESP, na cidade de Bauru(SP. A partir da proposta da pesquisa participante vem sendo articuladas as ações voltadas às pesquisas, conceituais e de campo, para analisar e avaliar práticas pedagógicas e formas de comunicação em uso corrente e os efeitos trazidos pela substituição do modelo de comunicação linear e unilateral para o modelo de comunicação multilateral das redes digitais sobre os modelos e práticas tradicionais de educação escolar. Os resultados teórico-práticos obtidos são utilizados para a seleção de conceitos, produção de conteúdos, metodologias e recursos veiculados pelos diferentes “meios” integrados ao contexto cultural, econômico e social, tanto local, regional ou nacional. O desafio consiste em articular os instrumentos, os conteúdos, a realidade escolar e o entorno num processo educativo que tem como fundamental é a comunicação do saber socialmente construído, do saber científico e tecnológico, de modo que permita mudanças tão necessárias no processo comunicacional no interior da própria escola, na relação do professor com os seus alunos, na forma de abordar e transpor os conteúdos científicos em conteúdos escolares mediados presenciais, quanto remotos.
id UNSP_bc8c01879ce3ecd26efca53fa476bf29
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/141842
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A educação para os “meios e os fins”: a informação, o conhecimento e a comunicação na educação escolar básica e universitáriaEducaçãoComunicaçãoTecnologiaA presente pesquisa tem como principal referência, a necessidade de detectar as iniciativas de desenvolvimento pelo ensino superior público, de teorias, métodos e ferramentas didático-pedagógicas. O objeto pesquisado é complementado pela intenção dos pesquisadores, de identificar e mensurar os processos, os fluxos e os meios de transferência dos conhecimentos e práticas produzidas pelas IES para os demais níveis de ensino, tomando como campo de investigação as Escolas Municipais e Estaduais de Ensino Fundamental e os cursos de Pedagogia da UNESP, na cidade de Bauru(SP. A partir da proposta da pesquisa participante vem sendo articuladas as ações voltadas às pesquisas, conceituais e de campo, para analisar e avaliar práticas pedagógicas e formas de comunicação em uso corrente e os efeitos trazidos pela substituição do modelo de comunicação linear e unilateral para o modelo de comunicação multilateral das redes digitais sobre os modelos e práticas tradicionais de educação escolar. Os resultados teórico-práticos obtidos são utilizados para a seleção de conceitos, produção de conteúdos, metodologias e recursos veiculados pelos diferentes “meios” integrados ao contexto cultural, econômico e social, tanto local, regional ou nacional. O desafio consiste em articular os instrumentos, os conteúdos, a realidade escolar e o entorno num processo educativo que tem como fundamental é a comunicação do saber socialmente construído, do saber científico e tecnológico, de modo que permita mudanças tão necessárias no processo comunicacional no interior da própria escola, na relação do professor com os seus alunos, na forma de abordar e transpor os conteúdos científicos em conteúdos escolares mediados presenciais, quanto remotos.Universidade Estadual Paulista, Departamento de Comunicação Social, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação de BauruUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Educação, Faculdade de Ciências de BauruUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Magnoni, Antonio Francisco [UNESP]Mello, Maria da Graça [UNESP]2016-07-19T13:00:43Z2016-07-19T13:00:43Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject11535-11546application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 11535-115462357-7819http://hdl.handle.net/11449/141842ISSN2357-7819-2014-11535-11546.pdfporCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-24T14:29:08Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141842Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:19:19.927962Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação para os “meios e os fins”: a informação, o conhecimento e a comunicação na educação escolar básica e universitária
title A educação para os “meios e os fins”: a informação, o conhecimento e a comunicação na educação escolar básica e universitária
spellingShingle A educação para os “meios e os fins”: a informação, o conhecimento e a comunicação na educação escolar básica e universitária
Magnoni, Antonio Francisco [UNESP]
Educação
Comunicação
Tecnologia
title_short A educação para os “meios e os fins”: a informação, o conhecimento e a comunicação na educação escolar básica e universitária
title_full A educação para os “meios e os fins”: a informação, o conhecimento e a comunicação na educação escolar básica e universitária
title_fullStr A educação para os “meios e os fins”: a informação, o conhecimento e a comunicação na educação escolar básica e universitária
title_full_unstemmed A educação para os “meios e os fins”: a informação, o conhecimento e a comunicação na educação escolar básica e universitária
title_sort A educação para os “meios e os fins”: a informação, o conhecimento e a comunicação na educação escolar básica e universitária
author Magnoni, Antonio Francisco [UNESP]
author_facet Magnoni, Antonio Francisco [UNESP]
Mello, Maria da Graça [UNESP]
author_role author
author2 Mello, Maria da Graça [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Magnoni, Antonio Francisco [UNESP]
Mello, Maria da Graça [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Comunicação
Tecnologia
topic Educação
Comunicação
Tecnologia
description A presente pesquisa tem como principal referência, a necessidade de detectar as iniciativas de desenvolvimento pelo ensino superior público, de teorias, métodos e ferramentas didático-pedagógicas. O objeto pesquisado é complementado pela intenção dos pesquisadores, de identificar e mensurar os processos, os fluxos e os meios de transferência dos conhecimentos e práticas produzidas pelas IES para os demais níveis de ensino, tomando como campo de investigação as Escolas Municipais e Estaduais de Ensino Fundamental e os cursos de Pedagogia da UNESP, na cidade de Bauru(SP. A partir da proposta da pesquisa participante vem sendo articuladas as ações voltadas às pesquisas, conceituais e de campo, para analisar e avaliar práticas pedagógicas e formas de comunicação em uso corrente e os efeitos trazidos pela substituição do modelo de comunicação linear e unilateral para o modelo de comunicação multilateral das redes digitais sobre os modelos e práticas tradicionais de educação escolar. Os resultados teórico-práticos obtidos são utilizados para a seleção de conceitos, produção de conteúdos, metodologias e recursos veiculados pelos diferentes “meios” integrados ao contexto cultural, econômico e social, tanto local, regional ou nacional. O desafio consiste em articular os instrumentos, os conteúdos, a realidade escolar e o entorno num processo educativo que tem como fundamental é a comunicação do saber socialmente construído, do saber científico e tecnológico, de modo que permita mudanças tão necessárias no processo comunicacional no interior da própria escola, na relação do professor com os seus alunos, na forma de abordar e transpor os conteúdos científicos em conteúdos escolares mediados presenciais, quanto remotos.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-07-19T13:00:43Z
2016-07-19T13:00:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 11535-11546
2357-7819
http://hdl.handle.net/11449/141842
ISSN2357-7819-2014-11535-11546.pdf
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141842
identifier_str_mv CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 11535-11546
2357-7819
ISSN2357-7819-2014-11535-11546.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Nacional de Formação de Professores
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 11535-11546
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129188312383488