O Podcast na dinamização de projetos pedagógicos nos Contextos do Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/10509 |
Resumo: | Este relatório é centrado na minha Prática de Ensino Supervisionada no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Pré-Escolar e Ensino no 1.º Ciclo do Ensino Básico, que decorreu em uma turma de Educação Pré-Escolar e uma turma do 1.º ano de Escolaridade, do 1º Ciclo do Ensino Básico, da cidade de Vila Real. Neste relatório, para além da descrição reflexiva da minha prática de ensino supervisionada nos contextos da educação pré-escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico, dou um destaque particular à temática das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na educação, nomeadamente ao Podcast. Ainda, devido à situação pandémica vivenciada em 2020, que levou ao encerramento das escolas a partir de março, é também abordado o Ensino a Distância, modalidade em que se utilizam as tecnologias digitais para lecionar os conteúdos através de uma plataforma online. Esta modalidade de ensino teve um papel fundamental para a continuação das atividades letivas e a conclusão do mesmo ano letivo. Salienta-se toda a parte prática com a descrição das atividades que foram realizadas durante a Prática de Ensino Supervisionada. Um dos pontos fundamentais deste relatório é a dinamização no ensino do Podcast que é um material em formato áudio, que está disponível para que possa ser escutado quando quiser, tendo como conteúdo o que o realizador pretender. Este surgiu em 2004 e, hoje em dia, são muitas as pessoas que o utilizam por ser muito versátil, podendo ser ouvido a qualquer hora do dia, em qualquer lugar, tendo a grande vantagem de que com ele se podem partilhar conteúdos de forma simplificada e pode chegar assim a um maior número de pessoas. É também abordado o projeto “Conta-nos uma História”, iniciativa promovida pelo Ministério da Educação (ME), que pretende incentivar os estabelecimentos de Educação Pré-Escolar e os do 1.º Ciclo no desenvolvimento de projetos, onde se desafiam os alunos a contar histórias e recorrendo a tecnologias de gravação digital de áudio e vídeo, como o Podcast. Foi ainda realizado um pequeno estudo para verificar os “Hábitos de utilização de dispositivos móveis pelas crianças da Educação Pré-Escolar”, percebendo-se, pela análise dos resultados, que o grupo de crianças onde se realizou o Estágio corresponde ao perfil dos “nativos digitais” (Prensky, 2001). |
id |
RCAP_8519396eede0e0108f81103ebf64cd92 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/10509 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O Podcast na dinamização de projetos pedagógicos nos Contextos do Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino BásicoTDICPodcastEste relatório é centrado na minha Prática de Ensino Supervisionada no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Pré-Escolar e Ensino no 1.º Ciclo do Ensino Básico, que decorreu em uma turma de Educação Pré-Escolar e uma turma do 1.º ano de Escolaridade, do 1º Ciclo do Ensino Básico, da cidade de Vila Real. Neste relatório, para além da descrição reflexiva da minha prática de ensino supervisionada nos contextos da educação pré-escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico, dou um destaque particular à temática das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na educação, nomeadamente ao Podcast. Ainda, devido à situação pandémica vivenciada em 2020, que levou ao encerramento das escolas a partir de março, é também abordado o Ensino a Distância, modalidade em que se utilizam as tecnologias digitais para lecionar os conteúdos através de uma plataforma online. Esta modalidade de ensino teve um papel fundamental para a continuação das atividades letivas e a conclusão do mesmo ano letivo. Salienta-se toda a parte prática com a descrição das atividades que foram realizadas durante a Prática de Ensino Supervisionada. Um dos pontos fundamentais deste relatório é a dinamização no ensino do Podcast que é um material em formato áudio, que está disponível para que possa ser escutado quando quiser, tendo como conteúdo o que o realizador pretender. Este surgiu em 2004 e, hoje em dia, são muitas as pessoas que o utilizam por ser muito versátil, podendo ser ouvido a qualquer hora do dia, em qualquer lugar, tendo a grande vantagem de que com ele se podem partilhar conteúdos de forma simplificada e pode chegar assim a um maior número de pessoas. É também abordado o projeto “Conta-nos uma História”, iniciativa promovida pelo Ministério da Educação (ME), que pretende incentivar os estabelecimentos de Educação Pré-Escolar e os do 1.º Ciclo no desenvolvimento de projetos, onde se desafiam os alunos a contar histórias e recorrendo a tecnologias de gravação digital de áudio e vídeo, como o Podcast. Foi ainda realizado um pequeno estudo para verificar os “Hábitos de utilização de dispositivos móveis pelas crianças da Educação Pré-Escolar”, percebendo-se, pela análise dos resultados, que o grupo de crianças onde se realizou o Estágio corresponde ao perfil dos “nativos digitais” (Prensky, 2001).This report is centered on my Supervised Teaching Practice within the scope of the Master in Teaching of Pre-School Education and Teaching in the 1st Cycle of Basic Education, which took place in a class of Pre-School Education and a class of the 1st year Schooling, from the 1st Cycle of Basic Education, in the city of Vila Real. In this report, in addition to the reflective description of my supervised teaching practice in the contexts of pre-school education and the 1st Cycle of Basic Education, I give particular emphasis to the theme of Digital Information and Communication Technologies in education, namely the Podcast . Also, due to the pandemic situation experienced in 2020, which led to the closure of schools from March, Distance Education is also addressed, a mode in which digital technologies are used to teach content through an online platform. This teaching modality had a fundamental role for the continuation of the teaching activities and the conclusion of the same academic year. The practical part is highlighted with the description of the activities that were carried out during the Supervised Teaching Practice. One of the fundamental points of this report is the dynamism in the teaching of the Podcast, which is material in audio format, which is available so that it can be listened to whenever it wants, having as content what the director wants. This came about in 2004 and, today, many people use it because it is very versatile, being able to be heard at any time of the day, anywhere, having the great advantage that with it you can share content in a simplified way. and can thus reach a greater number of people. The project “Tell us a Story” is also addressed, an initiative promoted by the Ministry of Education (ME), which aims to encourage pre-school and 1st cycle education establishments in the development of projects, where students are challenged telling stories and using digital audio and video recording technologies, such as the Podcast. A small study was also carried out to verify the “Habits of use of mobile devices by children in Pre-School Education”, realizing, through the analysis of the results, that the group of children where the Internship took place corresponds to the profile of the “natives digital ”(Prensky, 2001).2021-06-25T10:11:14Z2021-05-05T00:00:00Z2021-05-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10348/10509pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessPinto, Marisa da Costareponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:44:41Zoai:repositorio.utad.pt:10348/10509Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:03:50.388802Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Podcast na dinamização de projetos pedagógicos nos Contextos do Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title |
O Podcast na dinamização de projetos pedagógicos nos Contextos do Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico |
spellingShingle |
O Podcast na dinamização de projetos pedagógicos nos Contextos do Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico Pinto, Marisa da Costa TDIC Podcast |
title_short |
O Podcast na dinamização de projetos pedagógicos nos Contextos do Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_full |
O Podcast na dinamização de projetos pedagógicos nos Contextos do Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_fullStr |
O Podcast na dinamização de projetos pedagógicos nos Contextos do Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
O Podcast na dinamização de projetos pedagógicos nos Contextos do Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_sort |
O Podcast na dinamização de projetos pedagógicos nos Contextos do Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico |
author |
Pinto, Marisa da Costa |
author_facet |
Pinto, Marisa da Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, Marisa da Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
TDIC Podcast |
topic |
TDIC Podcast |
description |
Este relatório é centrado na minha Prática de Ensino Supervisionada no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Pré-Escolar e Ensino no 1.º Ciclo do Ensino Básico, que decorreu em uma turma de Educação Pré-Escolar e uma turma do 1.º ano de Escolaridade, do 1º Ciclo do Ensino Básico, da cidade de Vila Real. Neste relatório, para além da descrição reflexiva da minha prática de ensino supervisionada nos contextos da educação pré-escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico, dou um destaque particular à temática das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na educação, nomeadamente ao Podcast. Ainda, devido à situação pandémica vivenciada em 2020, que levou ao encerramento das escolas a partir de março, é também abordado o Ensino a Distância, modalidade em que se utilizam as tecnologias digitais para lecionar os conteúdos através de uma plataforma online. Esta modalidade de ensino teve um papel fundamental para a continuação das atividades letivas e a conclusão do mesmo ano letivo. Salienta-se toda a parte prática com a descrição das atividades que foram realizadas durante a Prática de Ensino Supervisionada. Um dos pontos fundamentais deste relatório é a dinamização no ensino do Podcast que é um material em formato áudio, que está disponível para que possa ser escutado quando quiser, tendo como conteúdo o que o realizador pretender. Este surgiu em 2004 e, hoje em dia, são muitas as pessoas que o utilizam por ser muito versátil, podendo ser ouvido a qualquer hora do dia, em qualquer lugar, tendo a grande vantagem de que com ele se podem partilhar conteúdos de forma simplificada e pode chegar assim a um maior número de pessoas. É também abordado o projeto “Conta-nos uma História”, iniciativa promovida pelo Ministério da Educação (ME), que pretende incentivar os estabelecimentos de Educação Pré-Escolar e os do 1.º Ciclo no desenvolvimento de projetos, onde se desafiam os alunos a contar histórias e recorrendo a tecnologias de gravação digital de áudio e vídeo, como o Podcast. Foi ainda realizado um pequeno estudo para verificar os “Hábitos de utilização de dispositivos móveis pelas crianças da Educação Pré-Escolar”, percebendo-se, pela análise dos resultados, que o grupo de crianças onde se realizou o Estágio corresponde ao perfil dos “nativos digitais” (Prensky, 2001). |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-25T10:11:14Z 2021-05-05T00:00:00Z 2021-05-05 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/10509 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/10509 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
metadata only access info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
metadata only access |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/octet-stream |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137123854450688 |