Ensino/aprendizagem de modelagem do vestuário com aplicação de princípios de design universal e tecnologias assistivas: método UDforME

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Iô, Vanessa Mayumi
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/191750
Resumo: O Design Universal tem se consolidado como um tema de muita relevância, buscando atender o maior número de pessoas possíveis em diversas áreas do conhecimento. Posto isso, esta dissertação aborda a necessidade de integrar o Design Universal em métodos de ensino aprendizagem e tecnologias assistivas em Modelagem do Vestuário para pessoas com deficiência visual. Assim, propõe-se a busca de princípios e ferramentas metodológicas de ensino/aprendizagem em modelagem do vestuário que possibilite a inclusão de pessoas com deficiência visual e atenda o maior número de pessoas possíveis. Há um entendimento da necessidade de articulação entre o ensino e o Design Universal, que possibilite a inclusão e auxilie o maior número de discentes possíveis na aprendizagem. Para mais, apresenta-se um escopo teórico do Design Universal, Ensino aprendizagem, Neurociência que associados ao ensino de modelagem possibilitaram um estudo de caso com um vidente e uma pessoa com deficiência visual. Como resultado propõe-se o método UDforME (Universal design for modeling education), fundamentado pelo design universal como ferramenta metodológica de ensino-aprendizagem para inclusão da pessoa com deficiência visual na disciplina de Modelagem do Vestuário, que visa instrumentalizar docentes da área para efetivar a inclusão em sala de aula potencializando o desempenho do maior número possível de alunos em sala de aula mediante ao método e materiais apresentados nesta pesquisa.
id UNSP_bd2159b189ca7a17406ff1518b3938c1
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/191750
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Ensino/aprendizagem de modelagem do vestuário com aplicação de princípios de design universal e tecnologias assistivas: método UDforMETeaching / learning clothing modeling with the application of universal design principles and assistive technologies: UDforME methodDesign universalModelagem do vestuárioMétodo de ensinoDeficiente visualTecnologia assistivaUniversal designClothing modelingTeaching methodologyVisually impairedAssistive technologyO Design Universal tem se consolidado como um tema de muita relevância, buscando atender o maior número de pessoas possíveis em diversas áreas do conhecimento. Posto isso, esta dissertação aborda a necessidade de integrar o Design Universal em métodos de ensino aprendizagem e tecnologias assistivas em Modelagem do Vestuário para pessoas com deficiência visual. Assim, propõe-se a busca de princípios e ferramentas metodológicas de ensino/aprendizagem em modelagem do vestuário que possibilite a inclusão de pessoas com deficiência visual e atenda o maior número de pessoas possíveis. Há um entendimento da necessidade de articulação entre o ensino e o Design Universal, que possibilite a inclusão e auxilie o maior número de discentes possíveis na aprendizagem. Para mais, apresenta-se um escopo teórico do Design Universal, Ensino aprendizagem, Neurociência que associados ao ensino de modelagem possibilitaram um estudo de caso com um vidente e uma pessoa com deficiência visual. Como resultado propõe-se o método UDforME (Universal design for modeling education), fundamentado pelo design universal como ferramenta metodológica de ensino-aprendizagem para inclusão da pessoa com deficiência visual na disciplina de Modelagem do Vestuário, que visa instrumentalizar docentes da área para efetivar a inclusão em sala de aula potencializando o desempenho do maior número possível de alunos em sala de aula mediante ao método e materiais apresentados nesta pesquisa.Universal Design has been consolidated as a very relevant theme, seeking to serve as many people as possible in various areas of knowledge. That said, this dissertation addresses the need to integrate Universal Design into teaching learning methodologies and assistive technologies in Clothing Modeling for visually impaired people. Thus, it is proposed to search for principles and methodological tools of teaching / learning in clothing modeling that enables the inclusion of people with visual impairment and serves as many people as possible. There is an understanding of the need for articulation between teaching and Universal Design, which enables inclusion and assists as many students as possible in learning. In addition, it presents a theoretical scope of Universal Design, Teaching, Learning, and Neuroscience that associated with modeling teaching made possible a case study with a psychic and a visually impaired person. As a result, the UDforME (Universal design for modeling education) method is proposed, based on universal design as a teaching-learning methodological tool for the inclusion of people with visual impairment in the discipline of Modeling Clothing, which aims to equip teachers in the area to carry out the inclusion in the classroom enhancing the performance of the largest possible number of students in the classroom using the method and materials presented in this research.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Menezes, Marizilda dos Santos [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Iô, Vanessa Mayumi2020-03-04T19:41:33Z2020-03-04T19:41:33Z2019-12-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19175000092941233004056082P04760173147289270porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-22T13:39:12Zoai:repositorio.unesp.br:11449/191750Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-04-22T13:39:12Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino/aprendizagem de modelagem do vestuário com aplicação de princípios de design universal e tecnologias assistivas: método UDforME
Teaching / learning clothing modeling with the application of universal design principles and assistive technologies: UDforME method
title Ensino/aprendizagem de modelagem do vestuário com aplicação de princípios de design universal e tecnologias assistivas: método UDforME
spellingShingle Ensino/aprendizagem de modelagem do vestuário com aplicação de princípios de design universal e tecnologias assistivas: método UDforME
Iô, Vanessa Mayumi
Design universal
Modelagem do vestuário
Método de ensino
Deficiente visual
Tecnologia assistiva
Universal design
Clothing modeling
Teaching methodology
Visually impaired
Assistive technology
title_short Ensino/aprendizagem de modelagem do vestuário com aplicação de princípios de design universal e tecnologias assistivas: método UDforME
title_full Ensino/aprendizagem de modelagem do vestuário com aplicação de princípios de design universal e tecnologias assistivas: método UDforME
title_fullStr Ensino/aprendizagem de modelagem do vestuário com aplicação de princípios de design universal e tecnologias assistivas: método UDforME
title_full_unstemmed Ensino/aprendizagem de modelagem do vestuário com aplicação de princípios de design universal e tecnologias assistivas: método UDforME
title_sort Ensino/aprendizagem de modelagem do vestuário com aplicação de princípios de design universal e tecnologias assistivas: método UDforME
author Iô, Vanessa Mayumi
author_facet Iô, Vanessa Mayumi
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Menezes, Marizilda dos Santos [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Iô, Vanessa Mayumi
dc.subject.por.fl_str_mv Design universal
Modelagem do vestuário
Método de ensino
Deficiente visual
Tecnologia assistiva
Universal design
Clothing modeling
Teaching methodology
Visually impaired
Assistive technology
topic Design universal
Modelagem do vestuário
Método de ensino
Deficiente visual
Tecnologia assistiva
Universal design
Clothing modeling
Teaching methodology
Visually impaired
Assistive technology
description O Design Universal tem se consolidado como um tema de muita relevância, buscando atender o maior número de pessoas possíveis em diversas áreas do conhecimento. Posto isso, esta dissertação aborda a necessidade de integrar o Design Universal em métodos de ensino aprendizagem e tecnologias assistivas em Modelagem do Vestuário para pessoas com deficiência visual. Assim, propõe-se a busca de princípios e ferramentas metodológicas de ensino/aprendizagem em modelagem do vestuário que possibilite a inclusão de pessoas com deficiência visual e atenda o maior número de pessoas possíveis. Há um entendimento da necessidade de articulação entre o ensino e o Design Universal, que possibilite a inclusão e auxilie o maior número de discentes possíveis na aprendizagem. Para mais, apresenta-se um escopo teórico do Design Universal, Ensino aprendizagem, Neurociência que associados ao ensino de modelagem possibilitaram um estudo de caso com um vidente e uma pessoa com deficiência visual. Como resultado propõe-se o método UDforME (Universal design for modeling education), fundamentado pelo design universal como ferramenta metodológica de ensino-aprendizagem para inclusão da pessoa com deficiência visual na disciplina de Modelagem do Vestuário, que visa instrumentalizar docentes da área para efetivar a inclusão em sala de aula potencializando o desempenho do maior número possível de alunos em sala de aula mediante ao método e materiais apresentados nesta pesquisa.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-09
2020-03-04T19:41:33Z
2020-03-04T19:41:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/191750
000929412
33004056082P0
4760173147289270
url http://hdl.handle.net/11449/191750
identifier_str_mv 000929412
33004056082P0
4760173147289270
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803045964164890624