HTPC: hora de trabalho perdido coletivamente?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/92388 |
Resumo: | O presente estudo foi desenvolvido no âmbito dos trabalhos do Grupo de Pesquisa “Políticas Públicas, Organização Escolar e Formação de Professores” e teve como objetivo analisar e compreender as representações sociais construídas pelos professores do Ensino Fundamental (Ciclo I) da Rede Municipal de Presidente Prudente-SP sobre a Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo tendo como aporte teórico a Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici. É uma pesquisa com traços de pesquisa participante, pois como professora, faço parte do grupo de profissionais desta Rede. Foram utilizadas técnicas tais como o questionário aplicado junto a 170 professores; a entrevista semi-estruturada com 10 professores e um grupo de discussão com 9 Orientadores Pedagógicos, profissionais responsáveis pela organização da HTPC, momento de formação na escola. Os dados coletados foram tratados com base na análise de conteúdo, mais precisamente no processo de categorização dos dados tendo como ponto de partida o grau de aprovação dos professores a este momento de formação. Os resultados obtidos revelam que os profissionais representam a HTPC como Hora de Tempo perdido, ou seja, que esse momento apesar de ser importante não tem atingido seus objetivos tendo em vista a sua forma de organização. Os profissionais apontam que a forma de gestão, a condução do Orientador Pedagógico e a participação do professor não têm contribuído para que mudanças significativas ocorram na prática dos professores com reflexos positivos na aprendizagem dos alunos... |
id |
UNSP_bd451e57b7d01d1983a5687b56a72ba0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/92388 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
HTPC: hora de trabalho perdido coletivamente?EducaçãoSocial RepresentationFormation Centered in SchoolPublic PoliciesO presente estudo foi desenvolvido no âmbito dos trabalhos do Grupo de Pesquisa “Políticas Públicas, Organização Escolar e Formação de Professores” e teve como objetivo analisar e compreender as representações sociais construídas pelos professores do Ensino Fundamental (Ciclo I) da Rede Municipal de Presidente Prudente-SP sobre a Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo tendo como aporte teórico a Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici. É uma pesquisa com traços de pesquisa participante, pois como professora, faço parte do grupo de profissionais desta Rede. Foram utilizadas técnicas tais como o questionário aplicado junto a 170 professores; a entrevista semi-estruturada com 10 professores e um grupo de discussão com 9 Orientadores Pedagógicos, profissionais responsáveis pela organização da HTPC, momento de formação na escola. Os dados coletados foram tratados com base na análise de conteúdo, mais precisamente no processo de categorização dos dados tendo como ponto de partida o grau de aprovação dos professores a este momento de formação. Os resultados obtidos revelam que os profissionais representam a HTPC como Hora de Tempo perdido, ou seja, que esse momento apesar de ser importante não tem atingido seus objetivos tendo em vista a sua forma de organização. Os profissionais apontam que a forma de gestão, a condução do Orientador Pedagógico e a participação do professor não têm contribuído para que mudanças significativas ocorram na prática dos professores com reflexos positivos na aprendizagem dos alunos...The present study was developed current to the Research Group “Public policy, scholar organization and teachers’ formation”. Its objective was to analyze and understand the social representations of the teachers from the Primary School (Circle I) of the municipal schools of Presidente Prudente – SP about the Collective Pedagogic Work Time (HTPC). The theoretical support was the Theory of Social Representations by Serge Moscovici. This study has some characteristics of participative research, since as a researcher I am a constituent of the group of teachers who work at the municipal schools. In order to do so we used questionnaires applied to 170 teachers; semi-structured interview with 10 teachers and a discussion group with 9 Pedagogic Coordinators, who were responsible for the HTPC organization, which is a moment for teachers’ development in school. The data collected were treated according to the content analysis, more precisely to the process of data categorization from the level of teachers’ approval about the HTPC. The results showed that the teachers think the HTPC is waste of time, what means that despite the fact that it is an important moment, it has not reached their objectives because of the way it is organized. The teachers assert that the way it is conducted by the Pedagogic Coordinator and the teachers’ participation has not contributed to effective changes in teachers’ practice with positive reflections in students’ learning...(Complete abstract, click electronic access below)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gomes, Alberto Albuquerque [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Mendes, Cintia Cristina Teixeira [UNESP]2014-06-11T19:26:01Z2014-06-11T19:26:01Z2008-03-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis113 f.application/pdfMENDES, Cintia Cristina Teixeira. HTPC: hora de trabalho perdido coletivamente?. 2008. 113 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2008.http://hdl.handle.net/11449/92388000547423mendes_cct_me_prud.pdf33004129044P62624279208302164Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-20T12:44:07Zoai:repositorio.unesp.br:11449/92388Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:27:36.709641Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
HTPC: hora de trabalho perdido coletivamente? |
title |
HTPC: hora de trabalho perdido coletivamente? |
spellingShingle |
HTPC: hora de trabalho perdido coletivamente? Mendes, Cintia Cristina Teixeira [UNESP] Educação Social Representation Formation Centered in School Public Policies |
title_short |
HTPC: hora de trabalho perdido coletivamente? |
title_full |
HTPC: hora de trabalho perdido coletivamente? |
title_fullStr |
HTPC: hora de trabalho perdido coletivamente? |
title_full_unstemmed |
HTPC: hora de trabalho perdido coletivamente? |
title_sort |
HTPC: hora de trabalho perdido coletivamente? |
author |
Mendes, Cintia Cristina Teixeira [UNESP] |
author_facet |
Mendes, Cintia Cristina Teixeira [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gomes, Alberto Albuquerque [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes, Cintia Cristina Teixeira [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Social Representation Formation Centered in School Public Policies |
topic |
Educação Social Representation Formation Centered in School Public Policies |
description |
O presente estudo foi desenvolvido no âmbito dos trabalhos do Grupo de Pesquisa “Políticas Públicas, Organização Escolar e Formação de Professores” e teve como objetivo analisar e compreender as representações sociais construídas pelos professores do Ensino Fundamental (Ciclo I) da Rede Municipal de Presidente Prudente-SP sobre a Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo tendo como aporte teórico a Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici. É uma pesquisa com traços de pesquisa participante, pois como professora, faço parte do grupo de profissionais desta Rede. Foram utilizadas técnicas tais como o questionário aplicado junto a 170 professores; a entrevista semi-estruturada com 10 professores e um grupo de discussão com 9 Orientadores Pedagógicos, profissionais responsáveis pela organização da HTPC, momento de formação na escola. Os dados coletados foram tratados com base na análise de conteúdo, mais precisamente no processo de categorização dos dados tendo como ponto de partida o grau de aprovação dos professores a este momento de formação. Os resultados obtidos revelam que os profissionais representam a HTPC como Hora de Tempo perdido, ou seja, que esse momento apesar de ser importante não tem atingido seus objetivos tendo em vista a sua forma de organização. Os profissionais apontam que a forma de gestão, a condução do Orientador Pedagógico e a participação do professor não têm contribuído para que mudanças significativas ocorram na prática dos professores com reflexos positivos na aprendizagem dos alunos... |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-03-07 2014-06-11T19:26:01Z 2014-06-11T19:26:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MENDES, Cintia Cristina Teixeira. HTPC: hora de trabalho perdido coletivamente?. 2008. 113 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2008. http://hdl.handle.net/11449/92388 000547423 mendes_cct_me_prud.pdf 33004129044P6 2624279208302164 |
identifier_str_mv |
MENDES, Cintia Cristina Teixeira. HTPC: hora de trabalho perdido coletivamente?. 2008. 113 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2008. 000547423 mendes_cct_me_prud.pdf 33004129044P6 2624279208302164 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/92388 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
113 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128655464857600 |