Argumentação de alunos da primeira série do Ensino Médio sobre o tema Energia: discussões numa perspectiva de Educação Ambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galvão, Idmaura Calderaro Martins
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Spazziani, Maria De Lourdes, Monteiro, Isabel Cristina De Castro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320180040011
http://hdl.handle.net/11449/183773
Resumo: Abstract: This article presents an analysis of arguments produced by students about the theme Energy: production, uses and environmental impacts, with the aim of contributing to the studies on the theme Environmental Education in Basic Education. The theoretical concepts that underlie our study are related to the process of social interactions, in the Vigotskian perspective, and to the production of arguments, from the standard of Toulmin. The data presented in this research were collected with students of the first grade of the High School in the discipline of Physics of a public school in the State of São Paulo. The study provides evidence that classroom work promotes an enabling environment for the emergence of valid arguments, and favors the implementation of the Environmental Education process with the critical approach.
id UNSP_bd8380491e62206d3c70569d9363603b
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/183773
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Argumentação de alunos da primeira série do Ensino Médio sobre o tema Energia: discussões numa perspectiva de Educação AmbientalArgumentation of first year High School students on the theme of Energy: discussions in an Environmental Education perspectiveEnvironmental educationScientific argumentationBasic educationEducação ambientalArgumentação científicaEnsino básicoAbstract: This article presents an analysis of arguments produced by students about the theme Energy: production, uses and environmental impacts, with the aim of contributing to the studies on the theme Environmental Education in Basic Education. The theoretical concepts that underlie our study are related to the process of social interactions, in the Vigotskian perspective, and to the production of arguments, from the standard of Toulmin. The data presented in this research were collected with students of the first grade of the High School in the discipline of Physics of a public school in the State of São Paulo. The study provides evidence that classroom work promotes an enabling environment for the emergence of valid arguments, and favors the implementation of the Environmental Education process with the critical approach.Resumo: O presente artigo apresenta uma análise de argumentações produzidas por alunos acerca do tema Energia: produção, usos e impactos ambientais, com o objetivo de contribuir para os estudos sobre a temática Educação Ambiental no Ensino Básico. Os conceitos teóricos que embasam nosso estudo estão relacionados ao processo de interações sociais, na perspectiva vigotskiana, e à produção de argumentos, a partir do padrão de Toulmin. Os dados apresentados nessa pesquisa foram coletados com alunos da primeira série do Ensino Médio na disciplina de Física, de uma escola pública do Estado de São Paulo. O estudo traz evidências de que o trabalho em sala de aula promove um ambiente facilitador para o surgimento de argumentações válidas, e favorece a implementação do processo de Educação Ambiental com o enfoque crítico.Universidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências Programa de Pós-graduação em Educação para a CiênciaUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências Programa de Pós-graduação em Educação para a CiênciaPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Galvão, Idmaura Calderaro MartinsSpazziani, Maria De LourdesMonteiro, Isabel Cristina De Castro2019-10-03T17:31:35Z2019-10-03T17:31:35Z2018-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article979-991application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/1516-731320180040011Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 24, n. 4, p. 979-991, 2018.1516-7313http://hdl.handle.net/11449/18377310.1590/1516-731320180040011S1516-73132018000400979S1516-73132018000400979.pdf8282678535227179SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCiência & Educação (Bauru)info:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-20T06:17:34Zoai:repositorio.unesp.br:11449/183773Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:47:06.989089Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Argumentação de alunos da primeira série do Ensino Médio sobre o tema Energia: discussões numa perspectiva de Educação Ambiental
Argumentation of first year High School students on the theme of Energy: discussions in an Environmental Education perspective
title Argumentação de alunos da primeira série do Ensino Médio sobre o tema Energia: discussões numa perspectiva de Educação Ambiental
spellingShingle Argumentação de alunos da primeira série do Ensino Médio sobre o tema Energia: discussões numa perspectiva de Educação Ambiental
Galvão, Idmaura Calderaro Martins
Environmental education
Scientific argumentation
Basic education
Educação ambiental
Argumentação científica
Ensino básico
title_short Argumentação de alunos da primeira série do Ensino Médio sobre o tema Energia: discussões numa perspectiva de Educação Ambiental
title_full Argumentação de alunos da primeira série do Ensino Médio sobre o tema Energia: discussões numa perspectiva de Educação Ambiental
title_fullStr Argumentação de alunos da primeira série do Ensino Médio sobre o tema Energia: discussões numa perspectiva de Educação Ambiental
title_full_unstemmed Argumentação de alunos da primeira série do Ensino Médio sobre o tema Energia: discussões numa perspectiva de Educação Ambiental
title_sort Argumentação de alunos da primeira série do Ensino Médio sobre o tema Energia: discussões numa perspectiva de Educação Ambiental
author Galvão, Idmaura Calderaro Martins
author_facet Galvão, Idmaura Calderaro Martins
Spazziani, Maria De Lourdes
Monteiro, Isabel Cristina De Castro
author_role author
author2 Spazziani, Maria De Lourdes
Monteiro, Isabel Cristina De Castro
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Galvão, Idmaura Calderaro Martins
Spazziani, Maria De Lourdes
Monteiro, Isabel Cristina De Castro
dc.subject.por.fl_str_mv Environmental education
Scientific argumentation
Basic education
Educação ambiental
Argumentação científica
Ensino básico
topic Environmental education
Scientific argumentation
Basic education
Educação ambiental
Argumentação científica
Ensino básico
description Abstract: This article presents an analysis of arguments produced by students about the theme Energy: production, uses and environmental impacts, with the aim of contributing to the studies on the theme Environmental Education in Basic Education. The theoretical concepts that underlie our study are related to the process of social interactions, in the Vigotskian perspective, and to the production of arguments, from the standard of Toulmin. The data presented in this research were collected with students of the first grade of the High School in the discipline of Physics of a public school in the State of São Paulo. The study provides evidence that classroom work promotes an enabling environment for the emergence of valid arguments, and favors the implementation of the Environmental Education process with the critical approach.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-01
2019-10-03T17:31:35Z
2019-10-03T17:31:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320180040011
Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 24, n. 4, p. 979-991, 2018.
1516-7313
http://hdl.handle.net/11449/183773
10.1590/1516-731320180040011
S1516-73132018000400979
S1516-73132018000400979.pdf
8282678535227179
url http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320180040011
http://hdl.handle.net/11449/183773
identifier_str_mv Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 24, n. 4, p. 979-991, 2018.
1516-7313
10.1590/1516-731320180040011
S1516-73132018000400979
S1516-73132018000400979.pdf
8282678535227179
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru)
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 979-991
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129248289882112