Testando as fronteiras do Ensino: análise da taxa de aderência à área dos seus bolsistas de produtividade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320220011 http://hdl.handle.net/11449/236901 |
Resumo: | Science and Mathematics Education (SME) is a new area and a hybrid space with many frontiers. Pierre Bourdieu's sociology of science studies disciplines as possible fields depending on their specific capital and autonomy. However, it did not investigate new or multidisciplinary fields such as SME. Thus, we aim to characterize the hierarchies of the CAPES Teaching Field through the construction of an indicator, adherence rate, which investigates the profile of the academic elite contemplated with the CNPq productivity research grants. We have identified an adherence rate of 53%, therefore, just over half of the 143 teaching grant holders were awarded research grants, concentrating specific capital of other fields such as Physics and Chemistry. The results indicate that Teaching, in general, and SME, in particular, does not have well-defined frontiers, pointing to a strong heteronomy and absence of specific capital or a field. |
id |
UNSP_bd839555ab3809448779c9724edf7f38 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/236901 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Testando as fronteiras do Ensino: análise da taxa de aderência à área dos seus bolsistas de produtividadeTesting the frontiers of Teaching: the rate of adherence to the field among holders of productivity research grantsScholarshipScientific productionEducational policyKnowledge areaFunding institutionBolsa de pesquisaProdução científicaPolítica educacionalÁrea de conhecimentoÓrgão de fomentoScience and Mathematics Education (SME) is a new area and a hybrid space with many frontiers. Pierre Bourdieu's sociology of science studies disciplines as possible fields depending on their specific capital and autonomy. However, it did not investigate new or multidisciplinary fields such as SME. Thus, we aim to characterize the hierarchies of the CAPES Teaching Field through the construction of an indicator, adherence rate, which investigates the profile of the academic elite contemplated with the CNPq productivity research grants. We have identified an adherence rate of 53%, therefore, just over half of the 143 teaching grant holders were awarded research grants, concentrating specific capital of other fields such as Physics and Chemistry. The results indicate that Teaching, in general, and SME, in particular, does not have well-defined frontiers, pointing to a strong heteronomy and absence of specific capital or a field.O Ensino de Ciências e Matemática (ECM) é uma área nova e um espaço híbrido de diversas fronteiras. A sociologia da ciência de Bourdieu estuda as disciplinas como possíveis campos, em função de seu capital específico e sua autonomia. No entanto, o autor não investigou campos em formação ou multidisciplinares como o ECM. Assim, objetivamos caracterizar as hierarquias da área de Ensino da Capes, por meio da construção de um indicador, taxa de aderência, que investiga o perfil da elite acadêmica contemplada com bolsa de produtividade do CNPq. Identificamos uma taxa de aderência de 53%, indicando que pouco menos da metade dos 143 bolsistas do Ensino obteve a bolsa, detendo o capital específico de outros campos como Física e Química. Os resultados indicam que o Ensino, em geral, e o ECM, em particular, não possuem fronteiras bem delimitadas, apontando para uma forte heteronomia e para a ausência de capital específico ou de um campo.Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Instituto de FísicaUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de CiênciasUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências e LetrasUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de CiênciasUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e LetrasPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)Universidade Estadual Paulista (UNESP)Nascimento, Matheus MonteiroAgostini, Gabriela [UNESP]Massi, Luciana [UNESP]2022-10-10T13:56:08Z2022-10-10T13:56:08Z2022-05-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article-application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/1516-731320220011Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 28, p. -, 2022.1516-73131980-850Xhttp://hdl.handle.net/11449/23690110.1590/1516-731320220011S1516-73132022000100210S1516-73132022000100210.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCiência & Educação (Bauru)info:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-16T06:24:29Zoai:repositorio.unesp.br:11449/236901Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:05:57.178958Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Testando as fronteiras do Ensino: análise da taxa de aderência à área dos seus bolsistas de produtividade Testing the frontiers of Teaching: the rate of adherence to the field among holders of productivity research grants |
title |
Testando as fronteiras do Ensino: análise da taxa de aderência à área dos seus bolsistas de produtividade |
spellingShingle |
Testando as fronteiras do Ensino: análise da taxa de aderência à área dos seus bolsistas de produtividade Nascimento, Matheus Monteiro Scholarship Scientific production Educational policy Knowledge area Funding institution Bolsa de pesquisa Produção científica Política educacional Área de conhecimento Órgão de fomento |
title_short |
Testando as fronteiras do Ensino: análise da taxa de aderência à área dos seus bolsistas de produtividade |
title_full |
Testando as fronteiras do Ensino: análise da taxa de aderência à área dos seus bolsistas de produtividade |
title_fullStr |
Testando as fronteiras do Ensino: análise da taxa de aderência à área dos seus bolsistas de produtividade |
title_full_unstemmed |
Testando as fronteiras do Ensino: análise da taxa de aderência à área dos seus bolsistas de produtividade |
title_sort |
Testando as fronteiras do Ensino: análise da taxa de aderência à área dos seus bolsistas de produtividade |
author |
Nascimento, Matheus Monteiro |
author_facet |
Nascimento, Matheus Monteiro Agostini, Gabriela [UNESP] Massi, Luciana [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Agostini, Gabriela [UNESP] Massi, Luciana [UNESP] |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Matheus Monteiro Agostini, Gabriela [UNESP] Massi, Luciana [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Scholarship Scientific production Educational policy Knowledge area Funding institution Bolsa de pesquisa Produção científica Política educacional Área de conhecimento Órgão de fomento |
topic |
Scholarship Scientific production Educational policy Knowledge area Funding institution Bolsa de pesquisa Produção científica Política educacional Área de conhecimento Órgão de fomento |
description |
Science and Mathematics Education (SME) is a new area and a hybrid space with many frontiers. Pierre Bourdieu's sociology of science studies disciplines as possible fields depending on their specific capital and autonomy. However, it did not investigate new or multidisciplinary fields such as SME. Thus, we aim to characterize the hierarchies of the CAPES Teaching Field through the construction of an indicator, adherence rate, which investigates the profile of the academic elite contemplated with the CNPq productivity research grants. We have identified an adherence rate of 53%, therefore, just over half of the 143 teaching grant holders were awarded research grants, concentrating specific capital of other fields such as Physics and Chemistry. The results indicate that Teaching, in general, and SME, in particular, does not have well-defined frontiers, pointing to a strong heteronomy and absence of specific capital or a field. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-10T13:56:08Z 2022-10-10T13:56:08Z 2022-05-09 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320220011 Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 28, p. -, 2022. 1516-7313 1980-850X http://hdl.handle.net/11449/236901 10.1590/1516-731320220011 S1516-73132022000100210 S1516-73132022000100210.pdf |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320220011 http://hdl.handle.net/11449/236901 |
identifier_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 28, p. -, 2022. 1516-7313 1980-850X 10.1590/1516-731320220011 S1516-73132022000100210 S1516-73132022000100210.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
- application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129490085216256 |