Testando as fronteiras do Ensino: análise da taxa de aderência à área dos seus bolsistas de produtividade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Matheus Monteiro
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Agostini, Gabriela [UNESP], Massi, Luciana [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320220011
http://hdl.handle.net/11449/236901
Resumo: Science and Mathematics Education (SME) is a new area and a hybrid space with many frontiers. Pierre Bourdieu's sociology of science studies disciplines as possible fields depending on their specific capital and autonomy. However, it did not investigate new or multidisciplinary fields such as SME. Thus, we aim to characterize the hierarchies of the CAPES Teaching Field through the construction of an indicator, adherence rate, which investigates the profile of the academic elite contemplated with the CNPq productivity research grants. We have identified an adherence rate of 53%, therefore, just over half of the 143 teaching grant holders were awarded research grants, concentrating specific capital of other fields such as Physics and Chemistry. The results indicate that Teaching, in general, and SME, in particular, does not have well-defined frontiers, pointing to a strong heteronomy and absence of specific capital or a field.
id UNSP_bd839555ab3809448779c9724edf7f38
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/236901
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Testando as fronteiras do Ensino: análise da taxa de aderência à área dos seus bolsistas de produtividadeTesting the frontiers of Teaching: the rate of adherence to the field among holders of productivity research grantsScholarshipScientific productionEducational policyKnowledge areaFunding institutionBolsa de pesquisaProdução científicaPolítica educacionalÁrea de conhecimentoÓrgão de fomentoScience and Mathematics Education (SME) is a new area and a hybrid space with many frontiers. Pierre Bourdieu's sociology of science studies disciplines as possible fields depending on their specific capital and autonomy. However, it did not investigate new or multidisciplinary fields such as SME. Thus, we aim to characterize the hierarchies of the CAPES Teaching Field through the construction of an indicator, adherence rate, which investigates the profile of the academic elite contemplated with the CNPq productivity research grants. We have identified an adherence rate of 53%, therefore, just over half of the 143 teaching grant holders were awarded research grants, concentrating specific capital of other fields such as Physics and Chemistry. The results indicate that Teaching, in general, and SME, in particular, does not have well-defined frontiers, pointing to a strong heteronomy and absence of specific capital or a field.O Ensino de Ciências e Matemática (ECM) é uma área nova e um espaço híbrido de diversas fronteiras. A sociologia da ciência de Bourdieu estuda as disciplinas como possíveis campos, em função de seu capital específico e sua autonomia. No entanto, o autor não investigou campos em formação ou multidisciplinares como o ECM. Assim, objetivamos caracterizar as hierarquias da área de Ensino da Capes, por meio da construção de um indicador, taxa de aderência, que investiga o perfil da elite acadêmica contemplada com bolsa de produtividade do CNPq. Identificamos uma taxa de aderência de 53%, indicando que pouco menos da metade dos 143 bolsistas do Ensino obteve a bolsa, detendo o capital específico de outros campos como Física e Química. Os resultados indicam que o Ensino, em geral, e o ECM, em particular, não possuem fronteiras bem delimitadas, apontando para uma forte heteronomia e para a ausência de capital específico ou de um campo.Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Instituto de FísicaUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de CiênciasUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências e LetrasUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de CiênciasUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e LetrasPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)Universidade Estadual Paulista (UNESP)Nascimento, Matheus MonteiroAgostini, Gabriela [UNESP]Massi, Luciana [UNESP]2022-10-10T13:56:08Z2022-10-10T13:56:08Z2022-05-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article-application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/1516-731320220011Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 28, p. -, 2022.1516-73131980-850Xhttp://hdl.handle.net/11449/23690110.1590/1516-731320220011S1516-73132022000100210S1516-73132022000100210.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCiência & Educação (Bauru)info:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-16T06:24:29Zoai:repositorio.unesp.br:11449/236901Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:05:57.178958Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Testando as fronteiras do Ensino: análise da taxa de aderência à área dos seus bolsistas de produtividade
Testing the frontiers of Teaching: the rate of adherence to the field among holders of productivity research grants
title Testando as fronteiras do Ensino: análise da taxa de aderência à área dos seus bolsistas de produtividade
spellingShingle Testando as fronteiras do Ensino: análise da taxa de aderência à área dos seus bolsistas de produtividade
Nascimento, Matheus Monteiro
Scholarship
Scientific production
Educational policy
Knowledge area
Funding institution
Bolsa de pesquisa
Produção científica
Política educacional
Área de conhecimento
Órgão de fomento
title_short Testando as fronteiras do Ensino: análise da taxa de aderência à área dos seus bolsistas de produtividade
title_full Testando as fronteiras do Ensino: análise da taxa de aderência à área dos seus bolsistas de produtividade
title_fullStr Testando as fronteiras do Ensino: análise da taxa de aderência à área dos seus bolsistas de produtividade
title_full_unstemmed Testando as fronteiras do Ensino: análise da taxa de aderência à área dos seus bolsistas de produtividade
title_sort Testando as fronteiras do Ensino: análise da taxa de aderência à área dos seus bolsistas de produtividade
author Nascimento, Matheus Monteiro
author_facet Nascimento, Matheus Monteiro
Agostini, Gabriela [UNESP]
Massi, Luciana [UNESP]
author_role author
author2 Agostini, Gabriela [UNESP]
Massi, Luciana [UNESP]
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Matheus Monteiro
Agostini, Gabriela [UNESP]
Massi, Luciana [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Scholarship
Scientific production
Educational policy
Knowledge area
Funding institution
Bolsa de pesquisa
Produção científica
Política educacional
Área de conhecimento
Órgão de fomento
topic Scholarship
Scientific production
Educational policy
Knowledge area
Funding institution
Bolsa de pesquisa
Produção científica
Política educacional
Área de conhecimento
Órgão de fomento
description Science and Mathematics Education (SME) is a new area and a hybrid space with many frontiers. Pierre Bourdieu's sociology of science studies disciplines as possible fields depending on their specific capital and autonomy. However, it did not investigate new or multidisciplinary fields such as SME. Thus, we aim to characterize the hierarchies of the CAPES Teaching Field through the construction of an indicator, adherence rate, which investigates the profile of the academic elite contemplated with the CNPq productivity research grants. We have identified an adherence rate of 53%, therefore, just over half of the 143 teaching grant holders were awarded research grants, concentrating specific capital of other fields such as Physics and Chemistry. The results indicate that Teaching, in general, and SME, in particular, does not have well-defined frontiers, pointing to a strong heteronomy and absence of specific capital or a field.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-10T13:56:08Z
2022-10-10T13:56:08Z
2022-05-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320220011
Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 28, p. -, 2022.
1516-7313
1980-850X
http://hdl.handle.net/11449/236901
10.1590/1516-731320220011
S1516-73132022000100210
S1516-73132022000100210.pdf
url http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320220011
http://hdl.handle.net/11449/236901
identifier_str_mv Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 28, p. -, 2022.
1516-7313
1980-850X
10.1590/1516-731320220011
S1516-73132022000100210
S1516-73132022000100210.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru)
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv -
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129490085216256