Elementos da profissionalidade docente em narrativas de futuros professores de Ciências e Biologia participantes do PIBID

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cipriano, Andressa Oliveira
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Londero, Leandro, Dornfeld, Carolina Buso
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Actio (Curitiba)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/13603
Resumo: Relatamos um estudo que analisou as narrativas elaboradas por estudantes de dois cursos de Ciências Biológicas - Licenciatura, integrantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), sob o ponto de vista das manifestações acerca de elementos da profissionalidade docente. Partimos do pressuposto que a profissionalidade docente se refere as compreensões que o professor elabora acerca da docência e que o PIBID se constitui em uma política pública importante para a profissionalidade. Para tanto, solicitamos aos estudantes a elaboração de narrativas que foram escritas ao final do 10o e do 18o mês de participação no programa. As narrativas foram analisadas com base na Análise de Conteúdo de Bardin. Os resultados indicam que os pibidianos desenvolveram as condições objetivas de preparação de aulas e planejamento escolar e a valorização docente, mas que nem todos construíram uma identidade docente. Argumentamos que para a profissionalidade ser bem desenvolvida é necessário um maior e mais eficiente trabalho, tanto feito com e pelos pibidianos, quanto pelos demais atores envolvidos neste processo de formação inicial.
id UTFPR-13_4662f76eac87046ee570e6d92a673cf6
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/13603
network_acronym_str UTFPR-13
network_name_str Actio (Curitiba)
repository_id_str
spelling Elementos da profissionalidade docente em narrativas de futuros professores de Ciências e Biologia participantes do PIBIDElements of teaching professionalism in narratives of future Science and Biology teachers participating in PIBIDEnsino e aprendizagemPibid; Profissionalização docente; Narrativas; Formação Inicial de ProfessoresTeacher professionalization; Narratives; Initial Teacher Training; PIBIDRelatamos um estudo que analisou as narrativas elaboradas por estudantes de dois cursos de Ciências Biológicas - Licenciatura, integrantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), sob o ponto de vista das manifestações acerca de elementos da profissionalidade docente. Partimos do pressuposto que a profissionalidade docente se refere as compreensões que o professor elabora acerca da docência e que o PIBID se constitui em uma política pública importante para a profissionalidade. Para tanto, solicitamos aos estudantes a elaboração de narrativas que foram escritas ao final do 10o e do 18o mês de participação no programa. As narrativas foram analisadas com base na Análise de Conteúdo de Bardin. Os resultados indicam que os pibidianos desenvolveram as condições objetivas de preparação de aulas e planejamento escolar e a valorização docente, mas que nem todos construíram uma identidade docente. Argumentamos que para a profissionalidade ser bem desenvolvida é necessário um maior e mais eficiente trabalho, tanto feito com e pelos pibidianos, quanto pelos demais atores envolvidos neste processo de formação inicial.We report a study that analyzed the narratives elaborated by students of two Biological Sciences courses - Licentiate, members of the Institutional Scholarship Program for Initiation to Teaching (PIBID acronym in Portuguese), from the point of view of manifestations about elements of teaching professionalism. We start from the assumption that teaching professionalism refers to the understandings that the teacher develops about teaching and that the PIBID constitutes an important public policy for professionalism. To this end, we asked students to prepare narratives that were written at the end of the 10th and 18th month of participation in the program. The narratives were analyzed based on Bardin's Content Analysis. The results indicate that the Pibidians developed the objective conditions of class preparation and school planning and teacher appreciation, but that not all of them built a teaching identity. We argue that for professionalism to be well developed, greater and more efficient work is needed, both with and by Pibidians and by the other actors involved in this initial training process.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)FAPESP - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São PauloCapes-PibidCipriano, Andressa OliveiraLondero, LeandroDornfeld, Carolina Buso2022-04-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de RevisãoAnálise de conteúdo; Narrativasapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/1360310.3895/actio.v7n1.13603ACTIO: Teaching in Sciences; v. 7, n. 1 (2022); 1-23ACTIO: Docência em Ciências; v. 7, n. 1 (2022); 1-232525-892310.3895/actio.v7n1reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/13603/8870https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/13603/2065https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/13603/2128Direitos autorais 2022 ACTIO: Docência em Ciênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-01T13:38:36Zoai:periodicos.utfpr:article/13603Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2023-03-01T13:38:36Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Elementos da profissionalidade docente em narrativas de futuros professores de Ciências e Biologia participantes do PIBID
Elements of teaching professionalism in narratives of future Science and Biology teachers participating in PIBID
title Elementos da profissionalidade docente em narrativas de futuros professores de Ciências e Biologia participantes do PIBID
spellingShingle Elementos da profissionalidade docente em narrativas de futuros professores de Ciências e Biologia participantes do PIBID
Cipriano, Andressa Oliveira
Ensino e aprendizagem
Pibid; Profissionalização docente; Narrativas; Formação Inicial de Professores
Teacher professionalization; Narratives; Initial Teacher Training; PIBID
title_short Elementos da profissionalidade docente em narrativas de futuros professores de Ciências e Biologia participantes do PIBID
title_full Elementos da profissionalidade docente em narrativas de futuros professores de Ciências e Biologia participantes do PIBID
title_fullStr Elementos da profissionalidade docente em narrativas de futuros professores de Ciências e Biologia participantes do PIBID
title_full_unstemmed Elementos da profissionalidade docente em narrativas de futuros professores de Ciências e Biologia participantes do PIBID
title_sort Elementos da profissionalidade docente em narrativas de futuros professores de Ciências e Biologia participantes do PIBID
author Cipriano, Andressa Oliveira
author_facet Cipriano, Andressa Oliveira
Londero, Leandro
Dornfeld, Carolina Buso
author_role author
author2 Londero, Leandro
Dornfeld, Carolina Buso
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
FAPESP - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo
Capes-Pibid
dc.contributor.author.fl_str_mv Cipriano, Andressa Oliveira
Londero, Leandro
Dornfeld, Carolina Buso
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino e aprendizagem
Pibid; Profissionalização docente; Narrativas; Formação Inicial de Professores
Teacher professionalization; Narratives; Initial Teacher Training; PIBID
topic Ensino e aprendizagem
Pibid; Profissionalização docente; Narrativas; Formação Inicial de Professores
Teacher professionalization; Narratives; Initial Teacher Training; PIBID
description Relatamos um estudo que analisou as narrativas elaboradas por estudantes de dois cursos de Ciências Biológicas - Licenciatura, integrantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), sob o ponto de vista das manifestações acerca de elementos da profissionalidade docente. Partimos do pressuposto que a profissionalidade docente se refere as compreensões que o professor elabora acerca da docência e que o PIBID se constitui em uma política pública importante para a profissionalidade. Para tanto, solicitamos aos estudantes a elaboração de narrativas que foram escritas ao final do 10o e do 18o mês de participação no programa. As narrativas foram analisadas com base na Análise de Conteúdo de Bardin. Os resultados indicam que os pibidianos desenvolveram as condições objetivas de preparação de aulas e planejamento escolar e a valorização docente, mas que nem todos construíram uma identidade docente. Argumentamos que para a profissionalidade ser bem desenvolvida é necessário um maior e mais eficiente trabalho, tanto feito com e pelos pibidianos, quanto pelos demais atores envolvidos neste processo de formação inicial.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-20
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão
Análise de conteúdo; Narrativas
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/13603
10.3895/actio.v7n1.13603
url https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/13603
identifier_str_mv 10.3895/actio.v7n1.13603
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/13603/8870
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/13603/2065
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/13603/2128
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 ACTIO: Docência em Ciências
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 ACTIO: Docência em Ciências
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv ACTIO: Teaching in Sciences; v. 7, n. 1 (2022); 1-23
ACTIO: Docência em Ciências; v. 7, n. 1 (2022); 1-23
2525-8923
10.3895/actio.v7n1
reponame:Actio (Curitiba)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Actio (Curitiba)
collection Actio (Curitiba)
repository.name.fl_str_mv Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br
_version_ 1797239983064481792