Elementos da profissionalidade docente em narrativas de futuros professores de Ciências e Biologia participantes do PIBID
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Actio (Curitiba) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/13603 |
Resumo: | Relatamos um estudo que analisou as narrativas elaboradas por estudantes de dois cursos de Ciências Biológicas - Licenciatura, integrantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), sob o ponto de vista das manifestações acerca de elementos da profissionalidade docente. Partimos do pressuposto que a profissionalidade docente se refere as compreensões que o professor elabora acerca da docência e que o PIBID se constitui em uma política pública importante para a profissionalidade. Para tanto, solicitamos aos estudantes a elaboração de narrativas que foram escritas ao final do 10o e do 18o mês de participação no programa. As narrativas foram analisadas com base na Análise de Conteúdo de Bardin. Os resultados indicam que os pibidianos desenvolveram as condições objetivas de preparação de aulas e planejamento escolar e a valorização docente, mas que nem todos construíram uma identidade docente. Argumentamos que para a profissionalidade ser bem desenvolvida é necessário um maior e mais eficiente trabalho, tanto feito com e pelos pibidianos, quanto pelos demais atores envolvidos neste processo de formação inicial. |
id |
UTFPR-13_4662f76eac87046ee570e6d92a673cf6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/13603 |
network_acronym_str |
UTFPR-13 |
network_name_str |
Actio (Curitiba) |
repository_id_str |
|
spelling |
Elementos da profissionalidade docente em narrativas de futuros professores de Ciências e Biologia participantes do PIBIDElements of teaching professionalism in narratives of future Science and Biology teachers participating in PIBIDEnsino e aprendizagemPibid; Profissionalização docente; Narrativas; Formação Inicial de ProfessoresTeacher professionalization; Narratives; Initial Teacher Training; PIBIDRelatamos um estudo que analisou as narrativas elaboradas por estudantes de dois cursos de Ciências Biológicas - Licenciatura, integrantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), sob o ponto de vista das manifestações acerca de elementos da profissionalidade docente. Partimos do pressuposto que a profissionalidade docente se refere as compreensões que o professor elabora acerca da docência e que o PIBID se constitui em uma política pública importante para a profissionalidade. Para tanto, solicitamos aos estudantes a elaboração de narrativas que foram escritas ao final do 10o e do 18o mês de participação no programa. As narrativas foram analisadas com base na Análise de Conteúdo de Bardin. Os resultados indicam que os pibidianos desenvolveram as condições objetivas de preparação de aulas e planejamento escolar e a valorização docente, mas que nem todos construíram uma identidade docente. Argumentamos que para a profissionalidade ser bem desenvolvida é necessário um maior e mais eficiente trabalho, tanto feito com e pelos pibidianos, quanto pelos demais atores envolvidos neste processo de formação inicial.We report a study that analyzed the narratives elaborated by students of two Biological Sciences courses - Licentiate, members of the Institutional Scholarship Program for Initiation to Teaching (PIBID acronym in Portuguese), from the point of view of manifestations about elements of teaching professionalism. We start from the assumption that teaching professionalism refers to the understandings that the teacher develops about teaching and that the PIBID constitutes an important public policy for professionalism. To this end, we asked students to prepare narratives that were written at the end of the 10th and 18th month of participation in the program. The narratives were analyzed based on Bardin's Content Analysis. The results indicate that the Pibidians developed the objective conditions of class preparation and school planning and teacher appreciation, but that not all of them built a teaching identity. We argue that for professionalism to be well developed, greater and more efficient work is needed, both with and by Pibidians and by the other actors involved in this initial training process.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)FAPESP - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São PauloCapes-PibidCipriano, Andressa OliveiraLondero, LeandroDornfeld, Carolina Buso2022-04-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de RevisãoAnálise de conteúdo; Narrativasapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/1360310.3895/actio.v7n1.13603ACTIO: Teaching in Sciences; v. 7, n. 1 (2022); 1-23ACTIO: Docência em Ciências; v. 7, n. 1 (2022); 1-232525-892310.3895/actio.v7n1reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/13603/8870https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/13603/2065https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/13603/2128Direitos autorais 2022 ACTIO: Docência em Ciênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-01T13:38:36Zoai:periodicos.utfpr:article/13603Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2023-03-01T13:38:36Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Elementos da profissionalidade docente em narrativas de futuros professores de Ciências e Biologia participantes do PIBID Elements of teaching professionalism in narratives of future Science and Biology teachers participating in PIBID |
title |
Elementos da profissionalidade docente em narrativas de futuros professores de Ciências e Biologia participantes do PIBID |
spellingShingle |
Elementos da profissionalidade docente em narrativas de futuros professores de Ciências e Biologia participantes do PIBID Cipriano, Andressa Oliveira Ensino e aprendizagem Pibid; Profissionalização docente; Narrativas; Formação Inicial de Professores Teacher professionalization; Narratives; Initial Teacher Training; PIBID |
title_short |
Elementos da profissionalidade docente em narrativas de futuros professores de Ciências e Biologia participantes do PIBID |
title_full |
Elementos da profissionalidade docente em narrativas de futuros professores de Ciências e Biologia participantes do PIBID |
title_fullStr |
Elementos da profissionalidade docente em narrativas de futuros professores de Ciências e Biologia participantes do PIBID |
title_full_unstemmed |
Elementos da profissionalidade docente em narrativas de futuros professores de Ciências e Biologia participantes do PIBID |
title_sort |
Elementos da profissionalidade docente em narrativas de futuros professores de Ciências e Biologia participantes do PIBID |
author |
Cipriano, Andressa Oliveira |
author_facet |
Cipriano, Andressa Oliveira Londero, Leandro Dornfeld, Carolina Buso |
author_role |
author |
author2 |
Londero, Leandro Dornfeld, Carolina Buso |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
FAPESP - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo Capes-Pibid |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cipriano, Andressa Oliveira Londero, Leandro Dornfeld, Carolina Buso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino e aprendizagem Pibid; Profissionalização docente; Narrativas; Formação Inicial de Professores Teacher professionalization; Narratives; Initial Teacher Training; PIBID |
topic |
Ensino e aprendizagem Pibid; Profissionalização docente; Narrativas; Formação Inicial de Professores Teacher professionalization; Narratives; Initial Teacher Training; PIBID |
description |
Relatamos um estudo que analisou as narrativas elaboradas por estudantes de dois cursos de Ciências Biológicas - Licenciatura, integrantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), sob o ponto de vista das manifestações acerca de elementos da profissionalidade docente. Partimos do pressuposto que a profissionalidade docente se refere as compreensões que o professor elabora acerca da docência e que o PIBID se constitui em uma política pública importante para a profissionalidade. Para tanto, solicitamos aos estudantes a elaboração de narrativas que foram escritas ao final do 10o e do 18o mês de participação no programa. As narrativas foram analisadas com base na Análise de Conteúdo de Bardin. Os resultados indicam que os pibidianos desenvolveram as condições objetivas de preparação de aulas e planejamento escolar e a valorização docente, mas que nem todos construíram uma identidade docente. Argumentamos que para a profissionalidade ser bem desenvolvida é necessário um maior e mais eficiente trabalho, tanto feito com e pelos pibidianos, quanto pelos demais atores envolvidos neste processo de formação inicial. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-04-20 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão Análise de conteúdo; Narrativas |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/13603 10.3895/actio.v7n1.13603 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/13603 |
identifier_str_mv |
10.3895/actio.v7n1.13603 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/13603/8870 https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/13603/2065 https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/13603/2128 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 ACTIO: Docência em Ciências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 ACTIO: Docência em Ciências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
ACTIO: Teaching in Sciences; v. 7, n. 1 (2022); 1-23 ACTIO: Docência em Ciências; v. 7, n. 1 (2022); 1-23 2525-8923 10.3895/actio.v7n1 reponame:Actio (Curitiba) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Actio (Curitiba) |
collection |
Actio (Curitiba) |
repository.name.fl_str_mv |
Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br |
_version_ |
1797239983064481792 |