História do ensino primário rural em São Paulo e Santa Catarina (1921-1952): uma abordagem comparada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ávila, Virgínia Pereira da Silva de [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/101504
Resumo: Nesta tese, que se insere no campo da História e Historiografia da Educação, mais especificamente relacionada à Nova História Cultural, analisa-se o processo de construção das políticas educacionais para o ensino primário rural em âmbito nacional e suas repercussões nas reformas de ensino na esfera estadual (São Paulo e Santa Catarina), no período de 1921 a 1952. A pesquisa apoiou-se na seleção de documentos comuns (mensagens de governadores, relatórios, decretos, regulamento de ensino, revistas de estatísticas, revista brasileira de estudos pedagógicos e obras de época), por meio dos quais buscou comparar e relacionar os dados concernentes às formas de organização e funcionamento do ensino primário rural, tais como: duração do curso, período escolar, programas, métodos, modelos educativos e expansão do ensino. Com relação ao desenvolvimento da temática, utiliza-se a matriz interpretativa cunhada por Roger Chartier (1990, 1991, 2002). Para esse autor, não há prática ou estrutura que não seja produzida pelas representações “contraditórias e afrontadas” pelas quais os indivíduos e os grupos dão sentido ao mundo. Quanto aos aspectos metodológicos, optou-se por operar a comparação a partir das proposições de Jürgen Schriewer (1993, 1995; 2000, 2002), Antonio Nóvoa (1998, 2000, 2009) e Le Goff (2005). Para Schriewer (1993), a investigação comparada deve assumir metodicamente uma ponte entre o universal e o particular. No caso da escola, além da sua característica universal a respeito dos aspectos normativos e organizativos, estão presentes elementos socioculturais particulares, que variam de lugar para lugar. Nesse sentido, pretendeu-se não somente distinguir o que é próprio e específico de cada uma das regiões estudadas, mas, sobretudo, revelar a pluralidade...
id UNSP_be4f996e90e6b8c255ac34ec1599260b
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/101504
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling História do ensino primário rural em São Paulo e Santa Catarina (1921-1952): uma abordagem comparadaEducação rural - 1921-1952Escolas rurais - São PauloEscolas rurais - Santa CatarinaEnsino primárioEducação ruralNesta tese, que se insere no campo da História e Historiografia da Educação, mais especificamente relacionada à Nova História Cultural, analisa-se o processo de construção das políticas educacionais para o ensino primário rural em âmbito nacional e suas repercussões nas reformas de ensino na esfera estadual (São Paulo e Santa Catarina), no período de 1921 a 1952. A pesquisa apoiou-se na seleção de documentos comuns (mensagens de governadores, relatórios, decretos, regulamento de ensino, revistas de estatísticas, revista brasileira de estudos pedagógicos e obras de época), por meio dos quais buscou comparar e relacionar os dados concernentes às formas de organização e funcionamento do ensino primário rural, tais como: duração do curso, período escolar, programas, métodos, modelos educativos e expansão do ensino. Com relação ao desenvolvimento da temática, utiliza-se a matriz interpretativa cunhada por Roger Chartier (1990, 1991, 2002). Para esse autor, não há prática ou estrutura que não seja produzida pelas representações “contraditórias e afrontadas” pelas quais os indivíduos e os grupos dão sentido ao mundo. Quanto aos aspectos metodológicos, optou-se por operar a comparação a partir das proposições de Jürgen Schriewer (1993, 1995; 2000, 2002), Antonio Nóvoa (1998, 2000, 2009) e Le Goff (2005). Para Schriewer (1993), a investigação comparada deve assumir metodicamente uma ponte entre o universal e o particular. No caso da escola, além da sua característica universal a respeito dos aspectos normativos e organizativos, estão presentes elementos socioculturais particulares, que variam de lugar para lugar. Nesse sentido, pretendeu-se não somente distinguir o que é próprio e específico de cada uma das regiões estudadas, mas, sobretudo, revelar a pluralidade...En esta tesis, que se introduce en el campo de la Historia e Historiografía de la Educación, más específicamente relacionada a la Nueva Historia Cultural, se analiza el proceso de construcción de las políticas educacionales para la enseñanza primaria rural en ámbito nacional y sus repercusiones en las reformas de enseñanza en la esfera estadual (São Paulo e Santa Catarina), en el período de 1921 hasta 1952.. La investigación tuvo apoyo en la selección de documentos comunes (mensajes de gobernadores, informes, decretos, reglamento de enseñanza, revistas de estadísticas, revista brasileña de estudios pedagógicos, obras de época), por medio de los cuales buscó comparar y relacionar los datos concernientes a las formas de organización y operación de la enseñanza primaria rural, tales como la duración del curso, período académico, programas, procedimientos, modelos educacionales y la expansión de la enseñanza. Con relación al desarrollo de la materia citada utilizase la matriz interpretativa sellada por Roger Chartier (1990, 1991, 2002). Para ese autor no hay práctica o estructura que no sea producida por las representaciones “contradictorias y afrentadas”, por las cuales los sujetos y los grupos dan sentido al mundo. En cuanto a los aspectos que se eligió para operar la comparación desde proposiciones de Jürgen Schriewer (1993, 1995, 2000, 2002), Antonio Nóvoa (1998, 2000, 2009) y Le Goff (2005). Para Schriewer (1993), la investigación comparativa debe asumir metódicamente una conexión entre lo universal y lo particular. En el caso de la escuela, además de su característica universal sobre los aspectos organizativos y normativos, están presentes elementos socio-culturales particulares, los cuales varían de un lugar a otro. De esta manera, se pretendió no sólo distinguir lo que es propio y específico de cada región estudiada [...]This work, inserted in the field of Education History and Historiography, more specifically related to the New Cultural History, aims to analyze the formulation process for educational policies for primary teaching in rural areas, nationwide, and its repercussion in the teaching reformulation, statewide (São Paulo and Santa Catarina), in the period between 1921 and 1952. The research made use of a selection of documents that were common in both states (messages from governors, reports, decrees, teaching regulations, magazines of statistics, Brazilian magazine of pedagogical studies, related literature produced at the time), sources which helped to compare and relate data concerning the forms of organization and functioning for the primary rural teaching, such as: course length, school term, programs, methods, educational models and teaching expansion. In terms of the theme development, the interpretative view coined by Roger Chartier is used (1990, 1991, 2002). For this author, there is no practice or structure that is not produced by “contradictory and confronting” representations, through which the individuals and the groups give meaning to the world. In terms of methodological aspects, a comparison took place after the propositions by Jürgen Schriewer (1993, 1995, 2000, 2002), Antonio Novoa (1998, 2000, 2009) e Le Goff (2005). According to Schriewer (1993), the compared investigation must be responsible for methodically establishing a bridge between the universal and the particular. Considering the school, besides its universal characteristic concerning the normative and organizational aspects, there are also existent particular sociocultural elements that vary from place to place. In that sense, the intention is not only to distinguish what is particular and specific to each of the studied regions but... (Complete abstract click electronic access below)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Chaloba, Rosa Fátima de Souza [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ávila, Virgínia Pereira da Silva de [UNESP]2014-06-11T19:31:29Z2014-06-11T19:31:29Z2013-02-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis214 p. : il.application/pdfÁVILA, Virgínia Pereira da Silva de. História do ensino primário rural em São Paulo e Santa Catarina (1921-1952): uma abordagem comparada. 2013. 214 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2013.http://hdl.handle.net/11449/101504000709629avila_vps_dr_arafcl.pdf33004030079P26453276942134992Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-12T14:09:37Zoai:repositorio.unesp.br:11449/101504Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-12T14:09:37Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv História do ensino primário rural em São Paulo e Santa Catarina (1921-1952): uma abordagem comparada
title História do ensino primário rural em São Paulo e Santa Catarina (1921-1952): uma abordagem comparada
spellingShingle História do ensino primário rural em São Paulo e Santa Catarina (1921-1952): uma abordagem comparada
Ávila, Virgínia Pereira da Silva de [UNESP]
Educação rural - 1921-1952
Escolas rurais - São Paulo
Escolas rurais - Santa Catarina
Ensino primário
Educação rural
title_short História do ensino primário rural em São Paulo e Santa Catarina (1921-1952): uma abordagem comparada
title_full História do ensino primário rural em São Paulo e Santa Catarina (1921-1952): uma abordagem comparada
title_fullStr História do ensino primário rural em São Paulo e Santa Catarina (1921-1952): uma abordagem comparada
title_full_unstemmed História do ensino primário rural em São Paulo e Santa Catarina (1921-1952): uma abordagem comparada
title_sort História do ensino primário rural em São Paulo e Santa Catarina (1921-1952): uma abordagem comparada
author Ávila, Virgínia Pereira da Silva de [UNESP]
author_facet Ávila, Virgínia Pereira da Silva de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Chaloba, Rosa Fátima de Souza [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Ávila, Virgínia Pereira da Silva de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação rural - 1921-1952
Escolas rurais - São Paulo
Escolas rurais - Santa Catarina
Ensino primário
Educação rural
topic Educação rural - 1921-1952
Escolas rurais - São Paulo
Escolas rurais - Santa Catarina
Ensino primário
Educação rural
description Nesta tese, que se insere no campo da História e Historiografia da Educação, mais especificamente relacionada à Nova História Cultural, analisa-se o processo de construção das políticas educacionais para o ensino primário rural em âmbito nacional e suas repercussões nas reformas de ensino na esfera estadual (São Paulo e Santa Catarina), no período de 1921 a 1952. A pesquisa apoiou-se na seleção de documentos comuns (mensagens de governadores, relatórios, decretos, regulamento de ensino, revistas de estatísticas, revista brasileira de estudos pedagógicos e obras de época), por meio dos quais buscou comparar e relacionar os dados concernentes às formas de organização e funcionamento do ensino primário rural, tais como: duração do curso, período escolar, programas, métodos, modelos educativos e expansão do ensino. Com relação ao desenvolvimento da temática, utiliza-se a matriz interpretativa cunhada por Roger Chartier (1990, 1991, 2002). Para esse autor, não há prática ou estrutura que não seja produzida pelas representações “contraditórias e afrontadas” pelas quais os indivíduos e os grupos dão sentido ao mundo. Quanto aos aspectos metodológicos, optou-se por operar a comparação a partir das proposições de Jürgen Schriewer (1993, 1995; 2000, 2002), Antonio Nóvoa (1998, 2000, 2009) e Le Goff (2005). Para Schriewer (1993), a investigação comparada deve assumir metodicamente uma ponte entre o universal e o particular. No caso da escola, além da sua característica universal a respeito dos aspectos normativos e organizativos, estão presentes elementos socioculturais particulares, que variam de lugar para lugar. Nesse sentido, pretendeu-se não somente distinguir o que é próprio e específico de cada uma das regiões estudadas, mas, sobretudo, revelar a pluralidade...
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-02-19
2014-06-11T19:31:29Z
2014-06-11T19:31:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ÁVILA, Virgínia Pereira da Silva de. História do ensino primário rural em São Paulo e Santa Catarina (1921-1952): uma abordagem comparada. 2013. 214 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2013.
http://hdl.handle.net/11449/101504
000709629
avila_vps_dr_arafcl.pdf
33004030079P2
6453276942134992
identifier_str_mv ÁVILA, Virgínia Pereira da Silva de. História do ensino primário rural em São Paulo e Santa Catarina (1921-1952): uma abordagem comparada. 2013. 214 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2013.
000709629
avila_vps_dr_arafcl.pdf
33004030079P2
6453276942134992
url http://hdl.handle.net/11449/101504
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 214 p. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803649700973248512