Um desafio na formação de educadores: a vivência e desenvolvimento de valores humanos usando as tecnologias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Terçariol, Adriana Aparecida de Lima [UNESP]
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/92361
Resumo: Atualmente, vivemos em uma sociedade onde o uso e a produção das Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC’s - se ampliam a cada instante. Logo, a Educação por se caracterizar como uma instituição formal responsável pela produção do conhecimento, fazendo parte desta sociedade moderna, deve ter o compromisso também de formar cidadãos mais humanos que possam fazer uso destes recursos a favor do bem comum. Em vista disso, a presente pesquisa científica, apresentou como principal finalidade investigar como formar educadores para utilizar as TIC’s como ferramentas na potencialização de projetos, visando à vivência, reflexão e desenvolvimento de certos valores humanos no ambiente educacional, tais como: a cooperação, solidariedade, respeito, responsabilidade, diálogo, paz, entre outros. Para tanto, foram tomadas duas frentes: uma formação continuada e uma formação em serviço, a fim de adotar uma nova proposta metodológica. A pesquisa se desenvolveu em dois contextos: em uma escola municipal de Junqueirópolis (SP) e em uma escola estadual de Presidente Prudente (SP). Na escola de Junqueirópolis (SP), ocorreu a realização de um curso de formação continuada oferecido...
id UNSP_be7deaa1c5778076817e85bd9f26712b
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/92361
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Um desafio na formação de educadores: a vivência e desenvolvimento de valores humanos usando as tecnologiasEducaçãoProfessores - FormaçãoTecnologia de informação e comunicaçãoInformation and Communication TechnologyEducators’ GraduationAtualmente, vivemos em uma sociedade onde o uso e a produção das Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC’s - se ampliam a cada instante. Logo, a Educação por se caracterizar como uma instituição formal responsável pela produção do conhecimento, fazendo parte desta sociedade moderna, deve ter o compromisso também de formar cidadãos mais humanos que possam fazer uso destes recursos a favor do bem comum. Em vista disso, a presente pesquisa científica, apresentou como principal finalidade investigar como formar educadores para utilizar as TIC’s como ferramentas na potencialização de projetos, visando à vivência, reflexão e desenvolvimento de certos valores humanos no ambiente educacional, tais como: a cooperação, solidariedade, respeito, responsabilidade, diálogo, paz, entre outros. Para tanto, foram tomadas duas frentes: uma formação continuada e uma formação em serviço, a fim de adotar uma nova proposta metodológica. A pesquisa se desenvolveu em dois contextos: em uma escola municipal de Junqueirópolis (SP) e em uma escola estadual de Presidente Prudente (SP). Na escola de Junqueirópolis (SP), ocorreu a realização de um curso de formação continuada oferecido...Nowadays, we live in a society where the use and the production of Information and Communication Technologies – ICT – are amplified all the time. Since the education is characterized as a formal institution responsible by the knowledge production that makes part of this new society, it should also have the commitment to graduate more human citizens that can use these resources in behalf of common benefits. Because of it, this scientific research has presented as its main finality to investigate how to graduate educators to use the ICT as tools in the project potencialization, searching for experience, reflection and development of certain human values, such as: cooperation, solidarity, respect, responsibility, dialogue, peace, and others, in the educational environment. Two ways were used to make it: a continuous formation and a service one, so that a new methodological propose could be adopted. The research has developed into two contexts: in a town school of Junqueirópolis (SP) and in a state one of Presidente Prudente (SP). At school of Junqueirópolis (SP) there was the accomplishment of a continuous formation course and it was offered to forty educators from the initial degrees of the Basic Teaching and Infant Education to familiarize...(Complete abstract, click electronic access below)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya [UNESP]Valente, José Armando [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Terçariol, Adriana Aparecida de Lima [UNESP]2014-06-11T19:26:00Z2014-06-11T19:26:00Z2003-08-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis313 f. : il.application/pdfTERÇARIOL, Adriana Aparecida de Lima. Um desafio na formação de educadores: a vivência e desenvolvimento de valores humanos usando as tecnologias. 2003. 313 f. : il. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2003.http://hdl.handle.net/11449/92361000213886tercariol_aal_me_prud.pdf33004129044P67346754405819238Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-20T12:44:56Zoai:repositorio.unesp.br:11449/92361Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-20T12:44:56Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Um desafio na formação de educadores: a vivência e desenvolvimento de valores humanos usando as tecnologias
title Um desafio na formação de educadores: a vivência e desenvolvimento de valores humanos usando as tecnologias
spellingShingle Um desafio na formação de educadores: a vivência e desenvolvimento de valores humanos usando as tecnologias
Terçariol, Adriana Aparecida de Lima [UNESP]
Educação
Professores - Formação
Tecnologia de informação e comunicação
Information and Communication Technology
Educators’ Graduation
title_short Um desafio na formação de educadores: a vivência e desenvolvimento de valores humanos usando as tecnologias
title_full Um desafio na formação de educadores: a vivência e desenvolvimento de valores humanos usando as tecnologias
title_fullStr Um desafio na formação de educadores: a vivência e desenvolvimento de valores humanos usando as tecnologias
title_full_unstemmed Um desafio na formação de educadores: a vivência e desenvolvimento de valores humanos usando as tecnologias
title_sort Um desafio na formação de educadores: a vivência e desenvolvimento de valores humanos usando as tecnologias
author Terçariol, Adriana Aparecida de Lima [UNESP]
author_facet Terçariol, Adriana Aparecida de Lima [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya [UNESP]
Valente, José Armando [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Terçariol, Adriana Aparecida de Lima [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Professores - Formação
Tecnologia de informação e comunicação
Information and Communication Technology
Educators’ Graduation
topic Educação
Professores - Formação
Tecnologia de informação e comunicação
Information and Communication Technology
Educators’ Graduation
description Atualmente, vivemos em uma sociedade onde o uso e a produção das Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC’s - se ampliam a cada instante. Logo, a Educação por se caracterizar como uma instituição formal responsável pela produção do conhecimento, fazendo parte desta sociedade moderna, deve ter o compromisso também de formar cidadãos mais humanos que possam fazer uso destes recursos a favor do bem comum. Em vista disso, a presente pesquisa científica, apresentou como principal finalidade investigar como formar educadores para utilizar as TIC’s como ferramentas na potencialização de projetos, visando à vivência, reflexão e desenvolvimento de certos valores humanos no ambiente educacional, tais como: a cooperação, solidariedade, respeito, responsabilidade, diálogo, paz, entre outros. Para tanto, foram tomadas duas frentes: uma formação continuada e uma formação em serviço, a fim de adotar uma nova proposta metodológica. A pesquisa se desenvolveu em dois contextos: em uma escola municipal de Junqueirópolis (SP) e em uma escola estadual de Presidente Prudente (SP). Na escola de Junqueirópolis (SP), ocorreu a realização de um curso de formação continuada oferecido...
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-08-04
2014-06-11T19:26:00Z
2014-06-11T19:26:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv TERÇARIOL, Adriana Aparecida de Lima. Um desafio na formação de educadores: a vivência e desenvolvimento de valores humanos usando as tecnologias. 2003. 313 f. : il. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2003.
http://hdl.handle.net/11449/92361
000213886
tercariol_aal_me_prud.pdf
33004129044P6
7346754405819238
identifier_str_mv TERÇARIOL, Adriana Aparecida de Lima. Um desafio na formação de educadores: a vivência e desenvolvimento de valores humanos usando as tecnologias. 2003. 313 f. : il. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2003.
000213886
tercariol_aal_me_prud.pdf
33004129044P6
7346754405819238
url http://hdl.handle.net/11449/92361
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 313 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803045405112401920