Poéticas da encenação: tessituras de experiências cênicas em abordagem feminina sobre a docência da encenação no ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Bárbara Tavares dos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/190987
Resumo: Esta pesquisa trata de uma investigação sobre o campo da docência da encenação no ensino superior exercida por mulheres, tomando como referência fundante a experiência pessoal, permanentemente vivida de modo social e coletivo. Os objetivos do estudo foram os de(re)experienciar e discutir, de modo crítico, práticas cênico-pedagógicas da pesquisadora, mapear princípios, metodologias, expedientes de criação, cotejar e defender a noção de poética da encenação, bem como estabelecer diálogos temporais com quatro outras docentes de teatro e com estudantes egressos da Licenciatura em Teatro da UFT. Nesse sentido, este estudo, reflete e problematiza o papel de professores(as)-encenadores(as) na contemporaneidade e o ensino e a aprendizagem da encenação. Para tanto, a pesquisa tomou como referência interlocutores do Teatro, da Filosofia, da História e da Educação, principalmente Constantin Stanislavski, Vsevolod Meyerhold, Bertolt Brecht, Ariane Mnouchkine, Ingrid Dormien Koudela, Walter Benjamin, Henri Bergson, John Dewey, António Nóvoa entre outros. O dados analisados foram coletados a partir de diários de bordo da pesquisadora, matérias de jornais, relatos de experiências cênicas, avaliações de aulas e entrevistas semiestruturadas. Assim, à guisa de poéticas da encenação – constituídas coletivamente por meio da artesania, da experiência, dos entrecruzamentos e das deambulações – vislumbram-se caminhos para as criações cênicas e para a reflexão de aspectos metodológicos e epistêmicos do processo de ensino e aprendizagem da encenação na educação superior de teatro.
id UNSP_bea97be6982db3f7792edd0e23bc0ce4
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/190987
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Poéticas da encenação: tessituras de experiências cênicas em abordagem feminina sobre a docência da encenação no ensino superiorPoetics of stagin: texture of scenic experiences in female approach on the Teaching of staging in higher educationTeatroPoéticas da encenaçãoProfessoras-encenadorasDocência da encenação no ensino superiorProcessos de criação cênico-pedagógicosTheaterPoetics of stagingWomen staging teachersTeaching of staging in higher educationScenic pedagogical creation processesEsta pesquisa trata de uma investigação sobre o campo da docência da encenação no ensino superior exercida por mulheres, tomando como referência fundante a experiência pessoal, permanentemente vivida de modo social e coletivo. Os objetivos do estudo foram os de(re)experienciar e discutir, de modo crítico, práticas cênico-pedagógicas da pesquisadora, mapear princípios, metodologias, expedientes de criação, cotejar e defender a noção de poética da encenação, bem como estabelecer diálogos temporais com quatro outras docentes de teatro e com estudantes egressos da Licenciatura em Teatro da UFT. Nesse sentido, este estudo, reflete e problematiza o papel de professores(as)-encenadores(as) na contemporaneidade e o ensino e a aprendizagem da encenação. Para tanto, a pesquisa tomou como referência interlocutores do Teatro, da Filosofia, da História e da Educação, principalmente Constantin Stanislavski, Vsevolod Meyerhold, Bertolt Brecht, Ariane Mnouchkine, Ingrid Dormien Koudela, Walter Benjamin, Henri Bergson, John Dewey, António Nóvoa entre outros. O dados analisados foram coletados a partir de diários de bordo da pesquisadora, matérias de jornais, relatos de experiências cênicas, avaliações de aulas e entrevistas semiestruturadas. Assim, à guisa de poéticas da encenação – constituídas coletivamente por meio da artesania, da experiência, dos entrecruzamentos e das deambulações – vislumbram-se caminhos para as criações cênicas e para a reflexão de aspectos metodológicos e epistêmicos do processo de ensino e aprendizagem da encenação na educação superior de teatro.This research investigates the field of staging teaching in higher education performed by women, taking as basic reference the personal experience, permanently lived in a social and collective way. The objectives of the study aimed at critically re-experience and discuss the researcher's scenic-pedagogical practices, map principles, methodologies, creation expedients, collate and defend the notion of poeticsof staging, as well as to establish dialogues with four other dramateachers and students from the Theater/Drama undergraduate program at theUniversidade Federal do Tocantins, in Brazil.Thus, this study reflects and problematizes the role of drama staging teachers in contemporary times and the teaching and learning processes. To this end, this research took as reference interlocutors of drama, Philosophy, History and Education, especially Constantin Stanislavski, Vsevolod Meyerhold, Bertolt Brecht, Ariane Mnouchkine, Ingrid Dormien Koudela, Walter Benjamin, Henri Bergson, and John Dewey. The data analyzed were collected from the researcher's logbooks, newspaper articles, experience reports, class evaluations and semi-structured interviews with fellow drama teachers. The results shows the poetics of staging –collectively constituted through craftsmanship, within the experience of multidisciplinary intersections – are envisioned for scenic and staging creations and for the reflection on methodological and epistemic aspects of the process of teaching and learning of staging in higher education of theater.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Mate, Alexandre Luiz [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santos, Bárbara Tavares dos2019-11-06T18:27:28Z2019-11-06T18:27:28Z2019-09-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19098700092673933004013063P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-03T06:06:14Zoai:repositorio.unesp.br:11449/190987Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T13:55:33.058805Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Poéticas da encenação: tessituras de experiências cênicas em abordagem feminina sobre a docência da encenação no ensino superior
Poetics of stagin: texture of scenic experiences in female approach on the Teaching of staging in higher education
title Poéticas da encenação: tessituras de experiências cênicas em abordagem feminina sobre a docência da encenação no ensino superior
spellingShingle Poéticas da encenação: tessituras de experiências cênicas em abordagem feminina sobre a docência da encenação no ensino superior
Santos, Bárbara Tavares dos
Teatro
Poéticas da encenação
Professoras-encenadoras
Docência da encenação no ensino superior
Processos de criação cênico-pedagógicos
Theater
Poetics of staging
Women staging teachers
Teaching of staging in higher education
Scenic pedagogical creation processes
title_short Poéticas da encenação: tessituras de experiências cênicas em abordagem feminina sobre a docência da encenação no ensino superior
title_full Poéticas da encenação: tessituras de experiências cênicas em abordagem feminina sobre a docência da encenação no ensino superior
title_fullStr Poéticas da encenação: tessituras de experiências cênicas em abordagem feminina sobre a docência da encenação no ensino superior
title_full_unstemmed Poéticas da encenação: tessituras de experiências cênicas em abordagem feminina sobre a docência da encenação no ensino superior
title_sort Poéticas da encenação: tessituras de experiências cênicas em abordagem feminina sobre a docência da encenação no ensino superior
author Santos, Bárbara Tavares dos
author_facet Santos, Bárbara Tavares dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mate, Alexandre Luiz [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Bárbara Tavares dos
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro
Poéticas da encenação
Professoras-encenadoras
Docência da encenação no ensino superior
Processos de criação cênico-pedagógicos
Theater
Poetics of staging
Women staging teachers
Teaching of staging in higher education
Scenic pedagogical creation processes
topic Teatro
Poéticas da encenação
Professoras-encenadoras
Docência da encenação no ensino superior
Processos de criação cênico-pedagógicos
Theater
Poetics of staging
Women staging teachers
Teaching of staging in higher education
Scenic pedagogical creation processes
description Esta pesquisa trata de uma investigação sobre o campo da docência da encenação no ensino superior exercida por mulheres, tomando como referência fundante a experiência pessoal, permanentemente vivida de modo social e coletivo. Os objetivos do estudo foram os de(re)experienciar e discutir, de modo crítico, práticas cênico-pedagógicas da pesquisadora, mapear princípios, metodologias, expedientes de criação, cotejar e defender a noção de poética da encenação, bem como estabelecer diálogos temporais com quatro outras docentes de teatro e com estudantes egressos da Licenciatura em Teatro da UFT. Nesse sentido, este estudo, reflete e problematiza o papel de professores(as)-encenadores(as) na contemporaneidade e o ensino e a aprendizagem da encenação. Para tanto, a pesquisa tomou como referência interlocutores do Teatro, da Filosofia, da História e da Educação, principalmente Constantin Stanislavski, Vsevolod Meyerhold, Bertolt Brecht, Ariane Mnouchkine, Ingrid Dormien Koudela, Walter Benjamin, Henri Bergson, John Dewey, António Nóvoa entre outros. O dados analisados foram coletados a partir de diários de bordo da pesquisadora, matérias de jornais, relatos de experiências cênicas, avaliações de aulas e entrevistas semiestruturadas. Assim, à guisa de poéticas da encenação – constituídas coletivamente por meio da artesania, da experiência, dos entrecruzamentos e das deambulações – vislumbram-se caminhos para as criações cênicas e para a reflexão de aspectos metodológicos e epistêmicos do processo de ensino e aprendizagem da encenação na educação superior de teatro.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-06T18:27:28Z
2019-11-06T18:27:28Z
2019-09-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/190987
000926739
33004013063P4
url http://hdl.handle.net/11449/190987
identifier_str_mv 000926739
33004013063P4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128290470232064