Formação continuada do professor para uso dos recursos de informática com alunos com deficiências físicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/91282 |
Resumo: | O computador, no caso de alunos com deficiências, pode viabilizar o acesso ao currículo e oportunizar a inclusão escolar. Assim, percebe-se a necessidade de formação do professor para utilizar esse recurso pedagógico. Por meio da abordagem metodológica da pesquisa-ação, objetivou-se desenvolver e analisar estratégias de formação em serviço junto com uma professora de classe especial para alunos com deficiência física no uso de recursos de informática em planejamento escolar. A pesquisa contemplou as fases: exploratória, tomada de consciência, planejamento das ações e intervenção. O local para coleta foi uma classe especial para deficientes físicos da rede estadual de ensino, localizada no interior paulista. A coleta das informações foi realizada por meio de caderno de registro, observação, entrevista semi-estruturada e gravação das verbalizações. A análise das informações foi obtida por meio de análise de conteúdo. Na fase exploratória, foi observada a dinâmica da sala de aula e por meio de entrevista identificou-se a percepção da professora sobre o computador, seus alunos e laboratório de informática. Os dados obtidos possibilitaram estabelecer um layout para o procedimento de intervenção. Na fase de planejamento, identificou-se a necessidade de: 1) aquisição de um computador para a sala de aula; 2) capacitação da professora para o uso do recurso e 3) elaboração do planejamento de aula para o uso dos recursos de informática pelos alunos. Na fase de intervenção, foi disponibilizado um computador para a sala de aula, oportunizou-se a capacitação da professora nos recursos básicos do computador e foram explorados os conteúdos de dois softwares. |
id |
UNSP_bf113da1db106b5149374b7fe5d312ed |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/91282 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Formação continuada do professor para uso dos recursos de informática com alunos com deficiências físicasEducação especialProfessores - FormaçãoTeacher' formationSpecial educationO computador, no caso de alunos com deficiências, pode viabilizar o acesso ao currículo e oportunizar a inclusão escolar. Assim, percebe-se a necessidade de formação do professor para utilizar esse recurso pedagógico. Por meio da abordagem metodológica da pesquisa-ação, objetivou-se desenvolver e analisar estratégias de formação em serviço junto com uma professora de classe especial para alunos com deficiência física no uso de recursos de informática em planejamento escolar. A pesquisa contemplou as fases: exploratória, tomada de consciência, planejamento das ações e intervenção. O local para coleta foi uma classe especial para deficientes físicos da rede estadual de ensino, localizada no interior paulista. A coleta das informações foi realizada por meio de caderno de registro, observação, entrevista semi-estruturada e gravação das verbalizações. A análise das informações foi obtida por meio de análise de conteúdo. Na fase exploratória, foi observada a dinâmica da sala de aula e por meio de entrevista identificou-se a percepção da professora sobre o computador, seus alunos e laboratório de informática. Os dados obtidos possibilitaram estabelecer um layout para o procedimento de intervenção. Na fase de planejamento, identificou-se a necessidade de: 1) aquisição de um computador para a sala de aula; 2) capacitação da professora para o uso do recurso e 3) elaboração do planejamento de aula para o uso dos recursos de informática pelos alunos. Na fase de intervenção, foi disponibilizado um computador para a sala de aula, oportunizou-se a capacitação da professora nos recursos básicos do computador e foram explorados os conteúdos de dois softwares.The computer, in case of handicap students, can make the access to the résumé possible and give opportunity to school inclusion. Therefore we can notice the necessity of teacher’s academic formation to use this pedagogical resource. Through methodological approach of the action-research, it was objectified to develop and to analyze formation’s strategies in service together with a special class teacher for handicap students in the use of information technology resources in scholar planning. The research contemplated the phases: exploratory, becoming aware, planning of actions and intervention. The placed used for collecting the data was a special class for handicap students from public schools, located in the countryside of São Paulo’s state. The collecting of information was done through register notebooks, observation, semi structured interviews and verbalization recording. The information analysis was obtained through the analysis of content. In the exploratory phase, the dynamic of the class was observed and through an interview the teacher’s perception about the computer, her students and information technology laboratory, was identified. The data obtained made it possible to establish a layout to the intervention procedure. In the planning phase it was identified the necessity of: 1) acquisition of a computer for the classroom; 2) the teacher’s capability to use the resource and 3) elaboration of a class planning to the use of information technology resources by the students. In the intervention phase, a computer was arranged to the class, the teacher’s capacitance in the computer’s basic resources was given an opportunity, and the contents of two softwares were explored. After the training, the use of information technology resources were planned to develop the academic activities and the implementation of the activities proposed to the students during two weeks were followed.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Manzini, Eduardo José [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Imamura, Eliane Tie Mi [UNESP]2014-06-11T19:24:58Z2014-06-11T19:24:58Z2008-02-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis160 f.application/pdfIMAMURA, Eliane Tie Mi. Formação continuada do professor para uso dos recursos de informática com alunos com deficiências físicas. 2008. 160 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2008.http://hdl.handle.net/11449/91282000548283imamura_et_me_mar.pdf33004110040P59155295594995876Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-13T15:10:18Zoai:repositorio.unesp.br:11449/91282Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:10:18Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação continuada do professor para uso dos recursos de informática com alunos com deficiências físicas |
title |
Formação continuada do professor para uso dos recursos de informática com alunos com deficiências físicas |
spellingShingle |
Formação continuada do professor para uso dos recursos de informática com alunos com deficiências físicas Imamura, Eliane Tie Mi [UNESP] Educação especial Professores - Formação Teacher' formation Special education |
title_short |
Formação continuada do professor para uso dos recursos de informática com alunos com deficiências físicas |
title_full |
Formação continuada do professor para uso dos recursos de informática com alunos com deficiências físicas |
title_fullStr |
Formação continuada do professor para uso dos recursos de informática com alunos com deficiências físicas |
title_full_unstemmed |
Formação continuada do professor para uso dos recursos de informática com alunos com deficiências físicas |
title_sort |
Formação continuada do professor para uso dos recursos de informática com alunos com deficiências físicas |
author |
Imamura, Eliane Tie Mi [UNESP] |
author_facet |
Imamura, Eliane Tie Mi [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Manzini, Eduardo José [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Imamura, Eliane Tie Mi [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação especial Professores - Formação Teacher' formation Special education |
topic |
Educação especial Professores - Formação Teacher' formation Special education |
description |
O computador, no caso de alunos com deficiências, pode viabilizar o acesso ao currículo e oportunizar a inclusão escolar. Assim, percebe-se a necessidade de formação do professor para utilizar esse recurso pedagógico. Por meio da abordagem metodológica da pesquisa-ação, objetivou-se desenvolver e analisar estratégias de formação em serviço junto com uma professora de classe especial para alunos com deficiência física no uso de recursos de informática em planejamento escolar. A pesquisa contemplou as fases: exploratória, tomada de consciência, planejamento das ações e intervenção. O local para coleta foi uma classe especial para deficientes físicos da rede estadual de ensino, localizada no interior paulista. A coleta das informações foi realizada por meio de caderno de registro, observação, entrevista semi-estruturada e gravação das verbalizações. A análise das informações foi obtida por meio de análise de conteúdo. Na fase exploratória, foi observada a dinâmica da sala de aula e por meio de entrevista identificou-se a percepção da professora sobre o computador, seus alunos e laboratório de informática. Os dados obtidos possibilitaram estabelecer um layout para o procedimento de intervenção. Na fase de planejamento, identificou-se a necessidade de: 1) aquisição de um computador para a sala de aula; 2) capacitação da professora para o uso do recurso e 3) elaboração do planejamento de aula para o uso dos recursos de informática pelos alunos. Na fase de intervenção, foi disponibilizado um computador para a sala de aula, oportunizou-se a capacitação da professora nos recursos básicos do computador e foram explorados os conteúdos de dois softwares. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-02-29 2014-06-11T19:24:58Z 2014-06-11T19:24:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
IMAMURA, Eliane Tie Mi. Formação continuada do professor para uso dos recursos de informática com alunos com deficiências físicas. 2008. 160 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2008. http://hdl.handle.net/11449/91282 000548283 imamura_et_me_mar.pdf 33004110040P5 9155295594995876 |
identifier_str_mv |
IMAMURA, Eliane Tie Mi. Formação continuada do professor para uso dos recursos de informática com alunos com deficiências físicas. 2008. 160 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2008. 000548283 imamura_et_me_mar.pdf 33004110040P5 9155295594995876 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/91282 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
160 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128168760967168 |