Formação continuada do professor para uso dos recursos de informática com alunos com deficiências físicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Imamura, Eliane Tie Mi [UNESP]
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/91282
Resumo: O computador, no caso de alunos com deficiências, pode viabilizar o acesso ao currículo e oportunizar a inclusão escolar. Assim, percebe-se a necessidade de formação do professor para utilizar esse recurso pedagógico. Por meio da abordagem metodológica da pesquisa-ação, objetivou-se desenvolver e analisar estratégias de formação em serviço junto com uma professora de classe especial para alunos com deficiência física no uso de recursos de informática em planejamento escolar. A pesquisa contemplou as fases: exploratória, tomada de consciência, planejamento das ações e intervenção. O local para coleta foi uma classe especial para deficientes físicos da rede estadual de ensino, localizada no interior paulista. A coleta das informações foi realizada por meio de caderno de registro, observação, entrevista semi-estruturada e gravação das verbalizações. A análise das informações foi obtida por meio de análise de conteúdo. Na fase exploratória, foi observada a dinâmica da sala de aula e por meio de entrevista identificou-se a percepção da professora sobre o computador, seus alunos e laboratório de informática. Os dados obtidos possibilitaram estabelecer um layout para o procedimento de intervenção. Na fase de planejamento, identificou-se a necessidade de: 1) aquisição de um computador para a sala de aula; 2) capacitação da professora para o uso do recurso e 3) elaboração do planejamento de aula para o uso dos recursos de informática pelos alunos. Na fase de intervenção, foi disponibilizado um computador para a sala de aula, oportunizou-se a capacitação da professora nos recursos básicos do computador e foram explorados os conteúdos de dois softwares.
id UNSP_bf113da1db106b5149374b7fe5d312ed
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/91282
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Formação continuada do professor para uso dos recursos de informática com alunos com deficiências físicasEducação especialProfessores - FormaçãoTeacher' formationSpecial educationO computador, no caso de alunos com deficiências, pode viabilizar o acesso ao currículo e oportunizar a inclusão escolar. Assim, percebe-se a necessidade de formação do professor para utilizar esse recurso pedagógico. Por meio da abordagem metodológica da pesquisa-ação, objetivou-se desenvolver e analisar estratégias de formação em serviço junto com uma professora de classe especial para alunos com deficiência física no uso de recursos de informática em planejamento escolar. A pesquisa contemplou as fases: exploratória, tomada de consciência, planejamento das ações e intervenção. O local para coleta foi uma classe especial para deficientes físicos da rede estadual de ensino, localizada no interior paulista. A coleta das informações foi realizada por meio de caderno de registro, observação, entrevista semi-estruturada e gravação das verbalizações. A análise das informações foi obtida por meio de análise de conteúdo. Na fase exploratória, foi observada a dinâmica da sala de aula e por meio de entrevista identificou-se a percepção da professora sobre o computador, seus alunos e laboratório de informática. Os dados obtidos possibilitaram estabelecer um layout para o procedimento de intervenção. Na fase de planejamento, identificou-se a necessidade de: 1) aquisição de um computador para a sala de aula; 2) capacitação da professora para o uso do recurso e 3) elaboração do planejamento de aula para o uso dos recursos de informática pelos alunos. Na fase de intervenção, foi disponibilizado um computador para a sala de aula, oportunizou-se a capacitação da professora nos recursos básicos do computador e foram explorados os conteúdos de dois softwares.The computer, in case of handicap students, can make the access to the résumé possible and give opportunity to school inclusion. Therefore we can notice the necessity of teacher’s academic formation to use this pedagogical resource. Through methodological approach of the action-research, it was objectified to develop and to analyze formation’s strategies in service together with a special class teacher for handicap students in the use of information technology resources in scholar planning. The research contemplated the phases: exploratory, becoming aware, planning of actions and intervention. The placed used for collecting the data was a special class for handicap students from public schools, located in the countryside of São Paulo’s state. The collecting of information was done through register notebooks, observation, semi structured interviews and verbalization recording. The information analysis was obtained through the analysis of content. In the exploratory phase, the dynamic of the class was observed and through an interview the teacher’s perception about the computer, her students and information technology laboratory, was identified. The data obtained made it possible to establish a layout to the intervention procedure. In the planning phase it was identified the necessity of: 1) acquisition of a computer for the classroom; 2) the teacher’s capability to use the resource and 3) elaboration of a class planning to the use of information technology resources by the students. In the intervention phase, a computer was arranged to the class, the teacher’s capacitance in the computer’s basic resources was given an opportunity, and the contents of two softwares were explored. After the training, the use of information technology resources were planned to develop the academic activities and the implementation of the activities proposed to the students during two weeks were followed.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Manzini, Eduardo José [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Imamura, Eliane Tie Mi [UNESP]2014-06-11T19:24:58Z2014-06-11T19:24:58Z2008-02-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis160 f.application/pdfIMAMURA, Eliane Tie Mi. Formação continuada do professor para uso dos recursos de informática com alunos com deficiências físicas. 2008. 160 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2008.http://hdl.handle.net/11449/91282000548283imamura_et_me_mar.pdf33004110040P59155295594995876Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-13T15:10:18Zoai:repositorio.unesp.br:11449/91282Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:10:18Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação continuada do professor para uso dos recursos de informática com alunos com deficiências físicas
title Formação continuada do professor para uso dos recursos de informática com alunos com deficiências físicas
spellingShingle Formação continuada do professor para uso dos recursos de informática com alunos com deficiências físicas
Imamura, Eliane Tie Mi [UNESP]
Educação especial
Professores - Formação
Teacher' formation
Special education
title_short Formação continuada do professor para uso dos recursos de informática com alunos com deficiências físicas
title_full Formação continuada do professor para uso dos recursos de informática com alunos com deficiências físicas
title_fullStr Formação continuada do professor para uso dos recursos de informática com alunos com deficiências físicas
title_full_unstemmed Formação continuada do professor para uso dos recursos de informática com alunos com deficiências físicas
title_sort Formação continuada do professor para uso dos recursos de informática com alunos com deficiências físicas
author Imamura, Eliane Tie Mi [UNESP]
author_facet Imamura, Eliane Tie Mi [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Manzini, Eduardo José [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Imamura, Eliane Tie Mi [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação especial
Professores - Formação
Teacher' formation
Special education
topic Educação especial
Professores - Formação
Teacher' formation
Special education
description O computador, no caso de alunos com deficiências, pode viabilizar o acesso ao currículo e oportunizar a inclusão escolar. Assim, percebe-se a necessidade de formação do professor para utilizar esse recurso pedagógico. Por meio da abordagem metodológica da pesquisa-ação, objetivou-se desenvolver e analisar estratégias de formação em serviço junto com uma professora de classe especial para alunos com deficiência física no uso de recursos de informática em planejamento escolar. A pesquisa contemplou as fases: exploratória, tomada de consciência, planejamento das ações e intervenção. O local para coleta foi uma classe especial para deficientes físicos da rede estadual de ensino, localizada no interior paulista. A coleta das informações foi realizada por meio de caderno de registro, observação, entrevista semi-estruturada e gravação das verbalizações. A análise das informações foi obtida por meio de análise de conteúdo. Na fase exploratória, foi observada a dinâmica da sala de aula e por meio de entrevista identificou-se a percepção da professora sobre o computador, seus alunos e laboratório de informática. Os dados obtidos possibilitaram estabelecer um layout para o procedimento de intervenção. Na fase de planejamento, identificou-se a necessidade de: 1) aquisição de um computador para a sala de aula; 2) capacitação da professora para o uso do recurso e 3) elaboração do planejamento de aula para o uso dos recursos de informática pelos alunos. Na fase de intervenção, foi disponibilizado um computador para a sala de aula, oportunizou-se a capacitação da professora nos recursos básicos do computador e foram explorados os conteúdos de dois softwares.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-02-29
2014-06-11T19:24:58Z
2014-06-11T19:24:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv IMAMURA, Eliane Tie Mi. Formação continuada do professor para uso dos recursos de informática com alunos com deficiências físicas. 2008. 160 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2008.
http://hdl.handle.net/11449/91282
000548283
imamura_et_me_mar.pdf
33004110040P5
9155295594995876
identifier_str_mv IMAMURA, Eliane Tie Mi. Formação continuada do professor para uso dos recursos de informática com alunos com deficiências físicas. 2008. 160 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2008.
000548283
imamura_et_me_mar.pdf
33004110040P5
9155295594995876
url http://hdl.handle.net/11449/91282
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 160 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128168760967168