Sequência didática sobre dispersão e difração da luz: confecção e utilização de um espectroscópio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/158284 |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma sequência didática onde são utilizadas ferramentas de informática e a experimentação como recursos metodológicos, com o intuito de contribuir com o ensino e a prática em sala de aula dos professores. Na sequência, aparece a ordem de como trabalhar a dispersão e a difração da luz, assim como as habilidades e competências necessárias, levando em conta os conhecimentos prévios dos alunos. Os resultados nos mostram que os alunos conseguiram entender a relação entre o espectro e a luz fornecida por diferentes lâmpadas assim como a participação deles nas atividades foi relevante. |
id |
UNSP_bf447a61607611b2bc0d1403b922efa2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/158284 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Sequência didática sobre dispersão e difração da luz: confecção e utilização de um espectroscópioDidactic sequence on dispersion and diffraction of light: confection and use of a spectroscopeSequência DidáticaEspectroscopiaDispersão da luzDifração da luzDidactic SequenceSpectroscopyScattering of lightDiffraction of lightEste trabalho apresenta uma sequência didática onde são utilizadas ferramentas de informática e a experimentação como recursos metodológicos, com o intuito de contribuir com o ensino e a prática em sala de aula dos professores. Na sequência, aparece a ordem de como trabalhar a dispersão e a difração da luz, assim como as habilidades e competências necessárias, levando em conta os conhecimentos prévios dos alunos. Os resultados nos mostram que os alunos conseguiram entender a relação entre o espectro e a luz fornecida por diferentes lâmpadas assim como a participação deles nas atividades foi relevante.This work presents a didactic sequence in which computer tools and experimentation are used as methodological resources, with the aim of contributing to teaching and practice in the teachers' classroom. In the sequence, appears the order of how work the scattering and diffraction of light, as well as the skills and competencies necessary, taking into account the prior knowledge of students. The results show us that students understand the relationship between the spectrum and the light supplied by different light bulbs as well as their participation in activities was relevant.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Araya, Ana Maria Osório [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bruzadin, Felipe Rodrigues2018-11-14T19:19:22Z2018-11-14T19:19:22Z2018-09-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15828400091003733283010001P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-20T13:19:05Zoai:repositorio.unesp.br:11449/158284Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:27:37.103541Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sequência didática sobre dispersão e difração da luz: confecção e utilização de um espectroscópio Didactic sequence on dispersion and diffraction of light: confection and use of a spectroscope |
title |
Sequência didática sobre dispersão e difração da luz: confecção e utilização de um espectroscópio |
spellingShingle |
Sequência didática sobre dispersão e difração da luz: confecção e utilização de um espectroscópio Bruzadin, Felipe Rodrigues Sequência Didática Espectroscopia Dispersão da luz Difração da luz Didactic Sequence Spectroscopy Scattering of light Diffraction of light |
title_short |
Sequência didática sobre dispersão e difração da luz: confecção e utilização de um espectroscópio |
title_full |
Sequência didática sobre dispersão e difração da luz: confecção e utilização de um espectroscópio |
title_fullStr |
Sequência didática sobre dispersão e difração da luz: confecção e utilização de um espectroscópio |
title_full_unstemmed |
Sequência didática sobre dispersão e difração da luz: confecção e utilização de um espectroscópio |
title_sort |
Sequência didática sobre dispersão e difração da luz: confecção e utilização de um espectroscópio |
author |
Bruzadin, Felipe Rodrigues |
author_facet |
Bruzadin, Felipe Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Araya, Ana Maria Osório [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bruzadin, Felipe Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sequência Didática Espectroscopia Dispersão da luz Difração da luz Didactic Sequence Spectroscopy Scattering of light Diffraction of light |
topic |
Sequência Didática Espectroscopia Dispersão da luz Difração da luz Didactic Sequence Spectroscopy Scattering of light Diffraction of light |
description |
Este trabalho apresenta uma sequência didática onde são utilizadas ferramentas de informática e a experimentação como recursos metodológicos, com o intuito de contribuir com o ensino e a prática em sala de aula dos professores. Na sequência, aparece a ordem de como trabalhar a dispersão e a difração da luz, assim como as habilidades e competências necessárias, levando em conta os conhecimentos prévios dos alunos. Os resultados nos mostram que os alunos conseguiram entender a relação entre o espectro e a luz fornecida por diferentes lâmpadas assim como a participação deles nas atividades foi relevante. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-14T19:19:22Z 2018-11-14T19:19:22Z 2018-09-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/158284 000910037 33283010001P5 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/158284 |
identifier_str_mv |
000910037 33283010001P5 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129322090758144 |